• Save
Barramentos de placas e tipos
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Barramentos de placas e tipos

on

  • 6,781 views

Aula sobre tipos de conexões e barramentos usados nas placas mãe tanto antigas quanto novas

Aula sobre tipos de conexões e barramentos usados nas placas mãe tanto antigas quanto novas

Statistics

Views

Total Views
6,781
Views on SlideShare
6,548
Embed Views
233

Actions

Likes
7
Downloads
0
Comments
0

8 Embeds 233

http://cardoso083.blogspot.com.br 215
http://cardoso083.blogspot.pt 6
http://www.cardoso083.blogspot.com.br 5
http://cardoso083.blogspot.com 3
http://cardoso083.blogspot.se 1
http://cardoso083.blogspot.nl 1
http://feeds.feedburner.com 1
https://server15.kproxy.com 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Barramentos de placas e tipos Barramentos de placas e tipos Presentation Transcript

  • ROGÉRIO A. CARDOSO RODRIGUES cardoso083@gmail.com rogerioftrabalho@hotmail.com
  • Barramento ISA (Industry Standard Architecture)O barramento ISA é um padrão não mais utilizado, sendo encontradoapenas em computadores antigos. Seu aparecimento se deu na época doIBM PC e essa primeira versão trabalha com transferência de 8 bits por veze clock de 8,33 MHz (na verdade, antes do surgimento do IBM PC-XT, essavalor era de 4,77 MHz).
  • Barramento ISA (Industry Standard Architecture)Se você está acostumado com slots mais recentes, certamente percebeu oquão grandes são os encaixes ISA. O de 16 bits, por exemplo, conta com 98terminais. Eram placas grandes. Apesar disso, não era difícil encontrarplacas que não utilizavam todos os contatos dos slots ISA, deixando umespaço de sobra no encaixe.Com a evolução da informática, o padrão ISA foi aos poucos perdendoespaço. A versão de 16 bits é capaz de proporcionar transferência de dadosna casa dos 8 MB por segundo, mas dificilmente esse valor éalcançado, ficando em torno de 5 MB. Como essa taxa de transferência erasuficiente para determinados dispositivos (placas de modem, porexemplo), por algum tempo foi possível encontrar placas-mãe quecontavam tanto com slots ISA quanto com slots PCI (o padrão sucessor).
  • Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect)O barramento PCI surgiu no início de 1990 pelas mãos da Intel. Suas principaiscaracterísticas são a capacidade de transferir dados a 32 bits e clock de 33MHz, especificações estas que tornaram o padrão capaz de transmitir dados auma taxa de até 132 MB por segundo. Os slots PCI são menores que os slotsISA, assim como os seus dispositivos, obviamente.Mas, há uma outra característica que tornou o padrão PCI atraente: o recursoBus Mastering. Em poucas palavras, trata-se de um sistema que permite adispositivos que fazem uso do barramento ler e gravar dados direto namemória RAM, sem que o processador tenha que "parar" e interferir para tornarisso possível. Note que esse recurso não é exclusivo do barramento PCI.
  • Barramento PCI (Peripheral Component Interconnect)
  • Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended)PCI Express (também conhecido como PCIe ou PCI-EX) é opadrão de slots para placas de expansão utilizadas em micros.criada pela Intel. Introduzido pela Intel em 2004, o PCI Expressfoi concebido para substituir os padrões AGP e PCI. Suavelocidade vai de 1x até 32x (sendo que atualmente só existedisponível até 16x). Mesmo a versão 1x consegue ser seis vezesmais rápido que o PCI tradicional.
  • Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended)PCI Express 2.0Em janeiro de 2007 foi concluído o desenvolvimento do padrãoPCI Express 2.0 (PCIe 2.0) , que oferece o dobro de velocidade dopadrão antigo, ou seja, 500 MB/s (também bidirecional) ao invésdos 250 MB/s. Um slot PCI Express x16, no padrão 2.0, poderátransferir até 8 GB/s contra 4 GB/s do padrão anterior
  • Barramento PCI-X (Peripheral Component Interconnect Extended)PCI Express 3.0Em agosto de 2007 PCI-SIG PCI Express 3.0, anunciou que irá exercer umataxa de bits de 8 gigatransfers por segundo. A especificação será retro-compatível com as atuais PCIe e uma especificação final é esperado para 2009.Novos recursos para a especificação PCIe 3.0, incluem uma série deotimizações para reforçar o sinal e integridade dos dados, incluindoequalização na transmissão e recepção, melhorias na PLL, recuperação dedados do relógio (Clock) e melhorias no canal para topologias atualmentesuportadas."As especificações finais do PCIe 3.0, incluindo atualizações no fator de forma(Form Factor), poderão estar disponíveis até o final de 2009, podendo estar nomercado no início de 2010."
  • Barramento AGP (Accelerated Graphics Port)Se antes os computadores se limitavam a exibir apenas caracteres emtelas escuras, hoje eles são capazes de exibir e criar imagens emaltíssima qualidade. Mas, isso tem um preço: quanto mais evoluída foruma aplicação gráfica, em geral, mais dados ela consumirá. Para lidarcom o volume crescente de dados gerados pelos processadoresgráficos, a Intel anunciou em meados de 1996 o padrão AGP, cujo slotserve exclusivamente às placas de vídeo.A primeira versão do AGP (chamada de AGP 1.0) trabalha a 32 bits etem clock de 66 MHz, o que equivale a uma taxa de transferência dedados de até 266 MB por segundo, mas na verdade, pode chegar aovalor de 532 MB por segundo. Explica-se: o AGP 1.0 pode funcionar nomodo 1x ou 2x. Com 1x, um dado por pulso de clock é transferido.Com 2x, são dois dados por pulso de clock.Em meados de 1998, a Intel lançou o AGP 2.0, cujos diferenciais estãona possibilidade de trabalhar também com o novo modo de operação4x (oferecendo uma taxa de transferência de 1.066 MB por segundo) ealimentação elétrica de 1,5 V (o AGP 1.0 funciona com 3,3 V). Algumtempo depois surgiu o AGP 3.0, que conta com a capacidade detrabalhar com alimentação elétrica de 0,8 V e modo de operação de 8x,correspondendo a uma taxa de transferência de 2.133 MB por segundo.
  • Barramento AGP (Accelerated Graphics Port)
  • Barramento AGP (Accelerated Graphics Port)
  • Barramentos AMR, CNR e ACROs padrões AMR (Audio Modem Riser), CNR (Communicationsand Network Riser) e ACR (Advanced Communications Riser) sãodiferentes entre si, mas compartilham da idéia de permitir aconexão à placa-mãe de dispositivos Host Signal Processing(HSP), isto é, dispositivos cujo controle é feito pelo processadordo computador. Para isso, o chipset da placa-mãe precisa sercompatível. Em geral, esses slots são usados por placas queexigem pouco processamento, como placas de som, placas derede ou placas de modem simples.O slot AMR foi desenvolvido para ser usado especialmente parafunções de modem e áudio. Seu projeto foi liderado pela Intel.Para ser usado, o chipset da placa-mãe precisava contar com oscircuitos AC97 e MC97 (áudio e modem, respectivamente).
  • Barramentos AMR, CNR e ACR
  • Barramentos AMR, CNR e ACR
  • Barramentos AMR, CNR e ACR