Apresentação Storytelling 101

11,205 views
11,034 views

Published on

No dia 05/07 foi convidado para falar de storytelling na AmCham de Ribeirão Preto.

A apresentação foi destinada aos gestores comerciais, diretores e gerentes das empresas cadastradas na AmCham.

A ideia foi mostrar o storytelling como uma ferramenta de competitividade e dar aos gestores uma ideia de como inovar e diferenciarem seus recursos através do storytelling.

Se você quer saber mais como o storytelling pode ajudar a sua empresa a crescer e criar uma marca com boa reputação, as dicas dessa apresentação vão ajudá-lo.

Published in: Business
6 Comments
29 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
11,205
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2,234
Actions
Shares
0
Downloads
436
Comments
6
Likes
29
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação Storytelling 101

  1. 1. perguntas .O que é storytelling para você? .Como o storytelling pode ser aplicado na sua empresa?
  2. 2. 1. a essência da experiência humana; 2. uma maneira natural de inciar um diálogo com a sua audiência; 3. uma maneira de inspirar e motivar as pessoas para a ação; 4. uma forma poderosa de criar e desenvolver um conceito para uma marca. /ˈstɔːri/
  3. 3. Quando o storytelling vai mal na sociedade, o resultado é a decadência. - Aristóteles
  4. 4. Toda pessoa consegue fazer listas. Mas, é preciso um pouco de criatividade para projetar um argumento usando a retórica convencional. - Robert McKee
  5. 5. O processo de storytelling obedece algumas fases. Primeiro, a sabedoria de saber ouvir o cliente e outros atores do processo. Depois passa-se a aprender sobre o negócio e descobrir a sua história. O próximo passo é explorar essas histórias, suas variações e implicações para criar conceitos, campanhas e peças que possam encantar o consumidor final. - Mauro Pereira-de-Mello
  6. 6. Storytelling pode ser definido como uma poderosa ferramenta para compartilhar conhecimento, utilizada pelo homem muito antes do que qualquer mídia social. - Bruno Scartozzoni
  7. 7. Storytelling é um processo de comunicação e criação de histórias focado em conquistar a empatia de seu público, incitando a ação e ganhando o inconsciente dos consumidores. - Enrico Cardoso
  8. 8. de onde surgiu o storytelling?
  9. 9. Resumindo, para ser mais exato, acredita-se que o storytelling como conhecemos surgiu entre 30 e 100 mil anos atrás, quando o homo sapiens desenvolveu a linguagem.
  10. 10. boas histórias dão sentido às nossas vidas.
  11. 11. por que?
  12. 12. mitologia histórias são cheias de ideias exemplares e sagradas fornecem sentido à nossa existência desde o início dos nossos tempos.
  13. 13. arquétipos histórias são cheias de padrões que estão vivos no inconsciente coletivo de todas as sociedades.
  14. 14. conflitos histórias são cheias de o que você quer fazer, mas é impedido de fazer
  15. 15. histórias estão por todos os lugares
  16. 16. podemos ouvir histórias de nossos amigos
  17. 17. podemos ouvir histórias na igreja
  18. 18. podemos ouvir histórias na escola
  19. 19. podemos ouvir histórias no trabalho
  20. 20. podemos ouvir histórias no cinema
  21. 21. Histórias que gostamos nos ajudam a criar a nossa percepção de valor e criarmos a nossa própria história. E por que não a sua marca ter um papel nesse processo? E se a sua marca cria uma história que faça sentido para a vida de outras pessoas, ela está fazendo storytelling.
  22. 22. A reputação da marca é o que vai fazer com que ela atraia novos clientes. O ECOSSISTEMA em torno de uma marca é o que irá servir de análise para os consumidores amadurecerem as suas escolhas. Antes de optar por uma marca, um cliente procura saber sobre ela. E é justamente nesse momento que a marca precisa ser coerente. A história que uma marca conta precisa ser validada por sua conduta.
  23. 23. vídeos
  24. 24. propagandas
  25. 25. apresentações
  26. 26. o que as histórias fazem com nosso cérebro?
  27. 27. as histórias colocam nosso cérebro para trabalhar...
  28. 28. O PAPEL nas empresas
  29. 29. Todo empreendedor tem belas histórias sobre o seu negócio. A jornada empreendedora sempre é emocionante e comovente. Mas, grande parte dos empresários acredita que nos negócios não há espaço para emoções, apenas objetividade. Só que não é assim. As histórias atingem nosso lado não racional e, essa é a melhor maneira de fazer o negócio crescer: contando belas e emocionantes histórias.
  30. 30. 1 marca1 empreendedor 1 história Tudo é feito de altos e baixos Picos e vales
  31. 31. marcas são feitas de histórias, não de produtos, serviços, descrições técnicas e preços.
  32. 32. storytelling é a mais poderosa maneira de engajar consumidores
  33. 33. storytelling é a mais poderosa maneira de engajar consumidores
  34. 34. 14 princípios do storytelling
  35. 35. 2
  36. 36. 4
  37. 37. 5
  38. 38. 6
  39. 39. como as pessoas acreditam que se faz storytelling
  40. 40. RECEITA DE STORYTELLING PARA EMPRESAS
  41. 41. STORYTELLING = Método + Emoção
  42. 42. 1. ato de deslocar; 2. agitação popular (alvoroço, comoção, tumulto); 3. perturbação moral (comoção); 4. conjunto de reações, variáveis na duração e intensidade, que ocorrem no corpo e no cérebro; 5. estado emotivo intenso e breve. /emoˈsɜ̃w/
  43. 43. /ˈmɛtodu/ 1. maneira de ordenar a ação de acordo com certos princípios; 2. ordem que se segue na procura da verdade, no estudo da ciência, para procurar um fim determinado; 3. técnica ou processo de ensino; 4. maneira de proceder.
  44. 44. incidente incitante O incidente incitante desarranja radicalmente o equilíbrio de forças na vida do protagonista e este deve reagir ao incidente incitante.
  45. 45. complicações progressivas As complicações progressivas são os desafios que aumentam e as complicações que vão mudando o curso da história e dando início a crise.
  46. 46. crise Problemas, dúvidas, fases difíceis. Qual empreendedor nunca passou por aquelas dificuldades que, pelo menos por um momento o fez pensar em largar tudo?
  47. 47. clímax O clímax é o ponto alto de tensão. O momento decisivo, o “vai ou raxa”. O clímax acontece a partir do desenvolvimento de um conflito, imediatamente antes do desfecho. É o momento mais perigoso de uma história.
  48. 48. resolução É o desfecho da história. O “foram felizes para sempre”. É a conclusão após o clímax, que coloca um ponto final à história.
  49. 49. mitologia você já pensou sobre a por trás de sua marca?
  50. 50. universo você já pensou sobre o que sua marca se encaixa?
  51. 51. conflito você já pensou sobre o que sua marca quer resolver?
  52. 52. mensagem você já pensou sobre a que sua marca quer deixar para o mundo?
  53. 53. BRAN DING DIGITAL Aliado às ferramentas de produção de conteúdo e mídidas sociais, o storyteling se transforma em um importante componente da construção de marca online. A reputação de uma empresa é a soma da sua história, com emoções, propósitos e empreendedorismo mais o seu comprometimento em transformar essa história em algo que faça a diferença no relacionamento com os clientes. É justamente a soma do storytelling e do comprometimento de uma empresa em criar uma comunidade de conteúdo e valor em torno daquilo que produz que faz com que, no momento zero da verdade, as pessoas percebam que estão diante de uma marca confiável.
  54. 54. perguntas
  55. 55. Muito Obrigado! Enrico Cardoso falecom@enricocardoso.com.br @enricocardozo facebook.com/enrico.cardoso br.linkedin.com/in/enricocardoso enricocardoso.com.br

×