Your SlideShare is downloading. ×
Exercicios contabilidade exercicioscap 3
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Exercicios contabilidade exercicioscap 3

4,963
views

Published on


0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
4,963
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
44
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. EXERCÍCIOS DE FIXAÇÃO Capítulo 3 BALANÇO PATRIMONIAL: GRUPO DE CONTAS A. QUESTÕES 1. Quais são as regras básicas que orientam a distribuição de contas no Balanço Patrimonial? 2. O que significa o termo liquidez? 3. Por que há contas que são classificadas no: - Ativo Circulante e no Não Circulante? - Passivo Circulante e no Não Circulante? 4. Qual o grupo do Ativo em que se pode dizer que não há nenhuma liquidez para a empresa? Justifique. 6. "A ordem de classificação no Passivo é: primeiramente, as contas que não serão pagas rapidamente, como títulos a longo prazo." Analise a afirmativa. 9. Apresente a visão sintética do Balanço Patrimonial. B. COMPLETE AS FRASES 1- Classifique o grupo de contas do ativo e sua respectiva conta. Exemplo: compra de máquinas e equipamentos: Ativo Não Circulante - imobilizado a. compra de mercadorias para revenda: _________________ . b. compra de um veículo para entrega das mercadorias: ______________ c. compra de uma obra-de-arte: _____________________ 2. Classifique o grupo de contas do passivo e sua respectiva conta. Exemplo: reconhecimento de contas de água e luz do mês corrente: Passivo Circulante - contas a pagar a. reconhecimento do imposto de renda a ser pago; ___________ b. obrigação a ser paga no mês subseqüente - salários dos funcionários: _____ ___ c. financiamento por 24 meses de uma máquina para produção: _____________
  • 2. C. ASSOCIE OS NÚMEROS 1. Imobilizado 2. Capital 3. Empréstimos - curto prazo 4. Contas a receber 5. Investimento 6. Lucro acumulado 7. Estoques 8. Fornecedores 9. Disponível 10. Empréstimos-longo prazo 11. Investimentos temporários 12. Duplicatas descontadas 13. Patrimônio Líquido ( ) compras de mercadorias a prazo ( ) dinheiro em caixa ( ) captação de dinheiro junto ao banco para pagamento com 400 dias ( ) aquisição de um imóvel ( ) aumento do capital em dinheiro ( ) material adquirido para o processo de fabricação ( ) captação de dinheiro junto ao Banco para pagamento com 180 dias ( ) valores a receber decorrentes de vendas a prazo ( ) aquisição de participações em outras empresas com intenção de venda ( ) lucros não distribuídos ( ) realização antecipada de títulos junto às instituições financeiras ( ) investimentos dos proprietários mais o Lucro Acumulado ( ) aquisição de participações em outras empresas D. TESTES DE MÚLTIPLA ESCOLHA 1. As Contas a receber devem ser subtraídas por meio de contas redutoras por causa: (a) dos gastos pré-operacionais. (b) da amortização do ativo intangível. (c) dos maus pagadores e da realização financeira antecipada de títulos. (d) das participações em coligadas e controladas. (e) N.D.A. 2. O imobilizado é ativo que: (a) será pago no ano seguinte. (b) será transformado em dinheiro no ano subseqüente. (c) classificamos, por exemplo, os empréstimos a acionistas. (d) tem como característica itens que serão usados por muitos anos. (e) N.D.A.
  • 3. 3. O ativo não circulante subdivide-se em: (a) investimentos temporários, imobilizado e intangível. (b) investimentos em coligadas e controladas, marcas e patentes e gastos de reorganização. (c) realizável a longo prazo, investimentos, imobilizado e intangível. (d) ativo circulante e realizável a longo prazo. (e) N.D.A. 4. A empresa SM concedeu empréstimo a seus diretores em 1º-5-X5 para pagamento com 60 dias. Qual a classificação correta? (a) ativo circulante. (b) imobilizado. (c) passivo circulante. (d) realizável a longo prazo. (e) N.D.A. 5. Aponte a única alternativa em que não há correlação entre os termos agrupados: (a) caixa, bancos conta movimento, disponibilidades. (b) veículos, edifícios, imobilizado. (c) capital social, lucros acumulados, capital próprio. (d) duplicatas a receber, estoques, empréstimos a longo prazo. (e) N.D.A. 6. São contas do intangível: (a) instalações, imóveis alugados a terceiros, estoques. (b) terrenos, duplicatas descontadas, gastos de reorganização. (c) abertura de firma, duplicatas a receber, veículos. (d) marcas e patentes. (e) N.DA 7. A empresa SM pegou um empréstimo com o Banco Alfa no dia 15-6-X5 para pagamento daqui a dois anos. Qual a classificação correta? (a) patrimônio líquido. (b) passivo circulante. (c) passivo não circulante. (d) realizável a longo prazo. (e) N.D.A.
  • 4. E. EXERCÍCIOS 1. A Cia. Soninho apresentou o seguinte balanço em 31-12-X1. CIA. SONINHO BALANÇO PATRIMONIAL 31-12-X1 ATIVO PASSIVO CIRCULANTE CIRCULANTE Obras de arte 10 Duplicatas a receber 100 Máquinas 40 Lucros acumulados 55 Imóveis (em uso) 100 Contas a pagar 15 NÃO CIRCULANTE NÃO CIRCULANTE Fornecedores 100 Capital 200 Intangível 50 Impostos a recolher 10 Móveis e utensílios 30 Caixa 70 PATRIMÔNIO LÍQUIDO Veículos 80 Salários a pagar 40 Duplicatas descontadas (15) Empréstimos a pagar (1,5 ano) 45 TOTAL 465 TOTAL 465 Pede-se: apresentar o Balanço Patrimonial de forma correta em 31-12-X1. 2. O Passivo e o Patrimônio Líquido da Cia. Gestante apresentam as seguintes contas em 31-12-X7: CONTAS $ Lucros acumulados 630 Capital social 1.500 Empréstimos bancários (6 meses) 90 Salários a pagar 80 Fornecedores 100 Financiamentos (2 anos) 300 Títulos a pagar (1.5 ano) 135 Impostos a recolher 40 Reservas de capital 120 Encargos a recolher 25 Financiamentos (8 meses) 190 Imposto de renda a pagar 30 Contas a pagar 15 Férias a pagar 45 Pede-se: classificar as contas dentro de seus respectivos grupos de contas.

×