Your SlideShare is downloading. ×
Itinerario international relations pucsp_2014
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Itinerario international relations pucsp_2014

35
views

Published on

Itinerário do programa de estudos no exterior: International Relations PUC SP 2014

Itinerário do programa de estudos no exterior: International Relations PUC SP 2014


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
35
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. 1 PUC-SP – Relações Internacionais / International Relations 2014 Study Abroad Program- de 05 a 17 de Janeiro 2014 (13 dias) 2 países: Bélgica e Suíça Curso (10 horas) 12 visitas com apresentações Idiomas das palestras e visitas: INGLÊS Itinerário Domingo 2a feira 3a feira 4a feira 5a feira 6a feira Sábado 5 Jan São Paulo / Bruxelas 6 Jan Bruxelas 7 Jan Bruxelas 8 Jan Bruxelas 9 Jan Bruxelas / Mons 10 Jan Bruxelas 11 Jan Bruxelas 12 Jan Bruxelas / Genebra 13 Jan Genebra 14 Jan Genebra 15 Jan Genebra 16 Jan Genebra 17 Jan Genebra / São Paulo Programação 05 de janeiro, domingo: (São Paulo – Bruxelas) Embarque para Bruxelas, Bélgica (Valor do voo não incluso no valor do programa. Informações sobre o voo sugerido na página 8.) 06 de janeiro, segunda-feira: (Bruxelas) Chegada ao Aeroporto de Bruxelas. Traslado em ônibus privativo do aeroporto para hotel em Bruxelas (um único horário, para o grupo). 6 noites em hotel 3 estrelas em quartos duplos, banheiro privativo com café da manhã. Passe para utilização de transporte público durante a permanência em Bruxelas. Jantar de boas-vindas. 07 de janeiro, terça-feira: (Bruxelas) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo. 2.5 horas de aula em inglês com professor local da Brussels School of International Studies ou da Hogeschool Universiteit Brussels pela manhã. Visita à Comissão Europeia à tarde.
  • 2. 2 08 de janeiro, quarta-feira: (Bruxelas) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo. 2.5 horas de aula em inglês com professor local da Brussels School of International Studies ou da Hogeschool Universiteit Brussels pela manhã. Visita ao Conselho da União Europeia à tarde. 09 de janeiro, quinta-feira: (Bruxelas) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo. 2.5 horas de aula em inglês com professor local da Brussels School of International Studies ou da Hogeschool Universiteit Brussels pela manhã. Traslado ida e volta em ônibus privativo para Mons Visita ao Quartel General das Potências Aliadas na Europa (SHAPE), que é o comando central das forças militares da OTAN, à tarde. 10 de janeiro, sexta-feira: (Bruxelas) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante a manhã. 2.5 horas de aula em inglês com professor local da Brussels School of International Studies ou da Hogeschool Universiteit Brussels pela manhã. Visita à Organização Internacional do Trabalho da União Europeia à tarde. 11 de janeiro, sábado: (Bruxelas) Café da manhã no hotel. Dia livre em Bruxelas. 12 de janeiro, domingo: (Bruxelas - Genebra) Café da manhã no hotel. Traslado em ônibus privativo do hotel para a estação de trem em Bruxelas. Trem de Bruxelas para Genebra (aprox. 6.5 horas de viagem). Traslado em ônibus privativo da estação de trem para o hotel em Genebra. 5 noites em hotel 2 estrelas em quartos duplos, banheiro privativo com café da manhã. Passe para utilização de transporte público durante a permanência em Genebra. 13 de janeiro, segunda-feira: (Genebra) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo. Visita ao Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) pela manhã. Visita ao Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados (UNHCH) à tarde.
  • 3. 3 14 de janeiro, terça-feira: (Genebra) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo. Visita ao Médicos sem Fronteiras pela manhã. Visita à Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) à tarde. 15 de janeiro, quarta-feira: (Genebra) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo. Visita ao Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC-UNEP/WMO) pela manhã. Visita à Organização Mundial da Saúde (WHO) à tarde. 16 de janeiro, quinta-feira: (Genebra) Café da manhã no hotel. Utilização de transporte público durante o dia todo Visita ao Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) pela manhã. Visita à Organização Mundial do Comércio (WTO) à tarde. Jantar de despedida em restaurante em Genebra. 17 de janeiro, sexta feira: (Genebra) Café da manhã no hotel. Traslado em ônibus privativo para o aeroporto de Genebra (em único horário, para o grupo). Voo de Genebra para o Brasil (voo não incluso no valor do programa). Informações sobre o voo sugerido na página 8. * Itinerário e programação sujeitos a alterações A Campus Brasil fará o melhor para conseguir agendar todas as visitas profissionais e culturais, atividades e palestras descritas acima. Entretanto, devido à natureza desses programas, em alguns casos o cancelamento por uma empresa, uma instituição ou um palestrante pode ocorrer antes do início do programa. Nestes casos, será feito o possível para se conseguir substituí-la por uma atividade similar. Se isso não for possível, por questões de tempo ou disponibilidade, ou ainda se um cancelamento ocorrer após o início do programa, será substituído por uma atividade cultural apropriada para o programa. Embora esses cancelamentos por terceiros sejam muito raros, eles estão fora de nosso controle e, portanto, não são reembolsáveis.
  • 4. 4 Instituições visitadas BRUXELAS Comissão Europeia A Comissão Europeia é uma Instituição politicamente independente e que representa e defende os interesses da União Europeia na sua globalidade Conselho da União Europeia O Conselho da União Europeia, ou simplesmente Conselho constitui a principal instância de decisão da União Europeia. É a expressão da vontade dos Estados-Membros, cujos representantes se reúnem regularmente a nível ministerial. Quartel General das Potências Aliadas na Europa Quartel-General Supremo das Potências Aliadas na Europa (SHAPE) é o comando central das forças militares da OTAN. Está localizado no Casteau, ao norte da cidade belga de Mons. Desde 2003 SHAPE tem sido a sede do Comando Aliado de Operações (ACO), controlando todas as operações aliadas em todo o mundo. Organização Internacional do Trabalho da União Europeia A Organização Internacional do Trabalho da União Europeia tem como objetivo promover a justiça social e os direitos humanos no trabalho. GENEBRA Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários O Escritório das Nações Unidas para a Coordenação de Assuntos Humanitários (OCHA) é um órgão das Nações Unidas formado em dezembro de 1991. Tem como propósito aumentar a capacidade de resposta da ONU a emergências e desastres naturais. O OCHA serve tanto às agências da ONU como a organizações não governamentais nas questões humanitárias. Alto Comissariado das Nações Unidas para Refugiados O Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (UNHCR) foi criado em 14 de dezembro de 1950 e tem como missão dar apoio e proteção a refugiados de todo o mundo. Possui um mandato para proteger os refugiados e buscar soluções duradouras para os seus problemas. As principais soluções duradouras são repatriação involuntária, integração local e reassentamento em um terceiro país. Médicos sem Fronteira Médicos Sem Fronteiras é uma organização humanitária internacional independente e comprometida em levar ajuda às pessoas que mais precisam sem discriminação de raça, religião ou convicções políticas. A organização foi criada em 1971, na França, por jovens médicos e jornalistas, que atuaram como voluntários no
  • 5. 5 fim dos anos 60 em Biafra, na Nigéria. Enquanto a equipe médica socorria vítimas em uma brutal guerra civil, o grupo percebeu as limitações da ajuda humanitária internacional: a dificuldade de acesso ao local e os entraves burocráticos e políticos faziam com que muitos se calassem frente aos fatos observados. MSF surge, então, como uma organização humanitária que associa ajuda médica e sensibilização do público sobre o sofrimento de seus pacientes, trazendo à luz realidades que não podem permanecer negligenciadas. Em 1999, MSF recebeu o Prêmio Nobel da Paz. Organização Mundial da Propriedade Intelectual A Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO) é a agência dedicada ao uso da propriedade intelectual (patentes, direitos autorais, marcas, desenhos, etc.) como um meio de estimular a inovação e a criatividade. Tem como missão promover a inovação e a criatividade para o desenvolvimento econômico, social e cultural de todos os países, através de um sistema internacional de propriedade intelectual equilibrado e eficaz. Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) é o principal órgão internacional para a avaliação das mudanças climáticas. Foi estabelecido pelo Programa de Meio Ambiente das Nações Unidas (UNEP) e a Organização Meteorológica Mundial (WMO) em 1988 para fornecer ao mundo uma visão científica clara sobre o estado atual do conhecimento na mudança do clima e seus potenciais impactos ambientais e socioeconômico. Organização Mundial da Saúde A Organização Mundial da Saúde (WHO) é uma agência especializada em saúde, fundada em 7 de abril de 1948 e subordinada à Organização das Nações Unidas. Segundo sua constituição, a WHO tem por objetivo desenvolver ao máximo possível o nível de saúde de todos os povos. A saúde sendo definida nesse mesmo documento como um “estado de completo bem-estar físico, mental e social e não consistindo somente da ausência de uma doença ou enfermidade”. Comitê Internacional da Cruz Vermelha (ICRC) Fundado em 1863, o ICRC trabalha no mundo todo para levar assistência humanitária às pessoas afetadas por conflitos e pela violência armada e para promover as leis que protegem as vítimas da guerra. É uma organização independente e neutra e seu mandado deriva essencialmente das Convenções de Genebra, de 1949. Com sede em Genebra, Suíça, a organização tem cerca de 12 mil funcionários em 80 países; é financiada, sobretudo, por doações voluntárias dos governos e das Sociedades Nacionais da Cruz Vermelha e do Crescente Vermelho.
  • 6. 6 Organização Mundial do Comércio Organização Mundial do Comércio (WTO) é uma organização que pretende supervisionar e liberalizar o comércio internacional. A WTO surgiu oficialmente em 1 de janeiro de 1995, com o Acordo de Marrakech, em substituição ao Acordo Geral de Tarifas e Comércio (GATT), que começou em 1948. A organização lida com a regulamentação do comércio entre os seus países- membros; fornece uma estrutura para negociação e formalização de acordos comerciais e um processo de resolução de conflitos que visa reforçar a adesão dos participantes aos acordos da WTO, que são assinados pelos representantes dos governos dos Estados- membros e ratificados pelos parlamentos nacionais.
  • 7. 7 Informações Gerais Pré-requisitos - Ser estudante de graduação de Relações Internacionais PUC-SP (com pelo menos 3 semestres de estudos concluídos em dezembro/2013). - Possuir nível de inglês Intermediário/Avançado (apresentação de certificado de língua inglesa, quando houver avaliado por meio de rápida entrevista oral com representante da Campus Brasil ou). Certificado Para receber o certificado, o participante deverá frequentar 80% das aulas e atividades acadêmicas. Estão inclusos no valor do programa: 10 horas de curso de Relações Internacionais. Aulas em inglês, ministradas por um Professor local da Brussels School of International Studies ou da Hogeschool Universiteit Brussels; 12 visitas técnicas com apresentações*; 11 noites de acomodação em hotel categoria turística em apto duplos, compartilhado com outro participante do programa, com café da manhã; 2 jantares, como citados no programa; Transporte terrestre entre as cidades visitadas; Transporte nas cidades: passes de transporte público ou ônibus privativo (como indicado no itinerário) Acompanhamento de um professor da PUC-SP; Coordenador Acadêmico acompanhando o grupo que fale inglês, disponível durante todas as atividades planejadas em Bruxelas e Genebra; Traslado de/para o aeroporto para o grupo**; Certificado CEPA/PUC-SP; Seguro viagem pelo período do programa; Camiseta ou cachecol para o grupo. * Visitas estão sujeitas à alteração, podendo ser substituídas por outras de qualidade equivalente. ** O traslado terrestre (aeroporto / acomodação / aeroporto) é oferecido para o grupo com chegada e saída nas datas e horários do voos oficais do programa), e não individualmente.
  • 8. 8 Não estão inclusos no valor do programa: Passagem aérea de ida e volta; Refeições que não estejam citadas no roteiro; Despesas com documentação para a viagem; Taxas de aeroporto e tarifas de embarque; Despesas pessoais; Gorjetas para guias e motoristas; Traslado aeroporto/hotel/aeroporto para quem não chegar no voo do grupo. Inscrição Prazo para inscrição 30 de Setembro de 2013 ou até acabarem as vagas! Ficha de Inscrição preenchida juntamente com o contrato assinado. Por favor rubrique todas página. Pagamento: Taxa da inscrição através de depósito ou transferência no valor de €450,00 (dedutível do valor total do programa). Pagamento das parcelas restantes do valor do programa serão pagas através de boleto bancário. Valor do programa €2.895 por pessoa (número mínimo de 15 participantes) Formas de pagamento Taxa de inscrição de € 450,00 - dedutível do valor do programa Saldo final: em até 4 parcelas (para inscrições efetuadas até agosto) sem juros, sendo a última até dia 10 de dezembro de 2013. Importante O valor do programa foi calculado em euros. Todos os pagamentos serão baseados no valor em euros e convertidos no valor do câmbio turismo do dia da emissão do boleto bancário.
  • 9. 9 Passagens aéreas – bloqueio oficial: Valores: USD XXX+ USD XX taxa de embarque (valor da taxa está sujeito a alteração) Forma de pagamento*: Depósito garantia até 30/08: USD170 à vista – transferência ou depósito Saldo: 4x sem juros no cartão de crédito. Taxa de embarque na primeira parcela. *Forma de pagamento válida até 30/08/2013. Após esta data poderá haver alteração na forma de pagamento. Prazo para emissão: 30/08/2013 CALENDÁRIO DE ATIVIDADES DATA ATIVIDADE A confirmar (inicio de agosto) Palestras de apresentação (sala 213A – Prédio Novo) Confirmar presença por e-mail: cibele@campusbrasil.org / dci-arii@pucsp.br 30/08 (ou até o limite de vagas) Encerramento das inscrições 10/12/13 Data final para pagamento da última parcela do programa 12/12/2013 Reunião pré-embarque* * Data a ser confirmada Sobre a Campus Brasil Campus Brasil é a agência de intercâmbio escolhida pela PUC-SP para facilitar o processo de inscrição de seus alunos no programa. Com ampla experiência em Intercâmbio Universitário, trabalha com várias universidades no Brasil e no exterior. A responsável na Campus Brasil pelo atendimento aos estudantes da PUC-SP é Cibele Signoreti, que estará sempre à disposição para tratar dos seguintes assuntos: - Atendimento e orientação - Teste de nível de inglês
  • 10. 10 - Processamento de inscrições - Orientação pré-embarque - Passagem aérea INFORMAÇÕES www.intercambioacademico.com CAMPUS BRASIL www.campusbrasil.org Tel: 11 2679-0555 Email: cibele@campusbrasil.org Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 10h às 19h ARII PUC-SP Rua Monte Alegre, 984 - Edifício Sede - Sala T- 39 Tel: 11 3670-8011/8012 Email: dci-arii@pucsp.br Horário de Atendimento: 2ª a 6ª feira, das 9h às 19h