Your SlideShare is downloading. ×

IPD - Introdução ao processamento de Dados

11,890

Published on

Aula de informática da escola de emprefagem da paz

Aula de informática da escola de emprefagem da paz

Published in: Technology
0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
11,890
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
301
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. A demonstração mais expressiva da inteligência humana sempre foi a capacidade deimaginar, criar e utilizar ferramentas para executar tarefas que não seriam possíveisusando somente os recursos corporais. O homem faz isso desde os tempos das cavernascriando soluções adaptadas para suas necessidades. Na atualidade encontramos um novo problema: excesso de informação. Nesse sentido, o ser humano inventou mais uma ferramenta: “o computador”. E éexatamente isso que o computador é: uma ferramenta que você usa para manipularinformações. Lembre-se sempre disso.
  • 2. A Tecnologia da Informação (TI) pode ser definida como o conjunto detodas as atividades e soluções providas por recursos de computaçãoque visam permitir o armazenamento, o acesso e o uso dasinformações. Na verdade, as aplicações para TI são tantas - estãoligadas às mais diversas áreas - que há várias definições para aexpressão e nenhuma delas consegue determiná-la por completo.Sendo a informação um patrimônio, um bem que agrega valor e dásentido às atividades a utilizam, é necessário fazer uso de recursos deTI de maneira apropriada, ou seja, é preciso utilizar ferramentas,sistemas ou outros meios que façam das informações um diferencial.Além disso, é necessário buscar soluções que tragam bons resultados,isto é, que permitam transformar as informações em algo de maior valorainda, principalmente se isso for feito considerando o menor custopossível.
  • 3. Os computadores "entendem" impulsos elétricos, positivos ounegativos, que são representados por 1 ou 0. A cada impulso elétricodamos o nome de bit (BInary digiT). Um conjunto de 8 bits reunidoscomo uma única unidade forma um byte.Nos computadores, representar 256 números binários é suficiente para que possamos lidara contento com eles. Por isso, os bytes possuem 8 bits. É só fazer os cálculos: como um bitrepresenta dois tipos de valores (1 ou 0) e um byte representa 8 bits, basta fazer 2 (do bit)elevado a 8 (do byte) que é igual a 256.Para que isso aconteça, os computadores utilizam uma tabela quecombina números binários com símbolos: a tabela ASCII (AmericanStandard Code for Information Interchange). Nesta tabela, cada byterepresenta um caractere ou um sinal.
  • 4. A partir daí, foram criados vários termos para facilitar a compreensãohumana da capacidade de armazenamento, processamento emanipulação de dados nos computadores. No que se refere aos bits ebytes, tem-se as seguintes medidas: tabela ASCII EX: 01000001 - A 01000010 - B 01001010 - L 00100011 - # 01010100 – T
  • 5. Na transmissão de dados entre computadores, geralmente usa-semedições relacionadas a bits e não a bytes. Assim, há também osseguintes termos:E assim por diante. Você já deve ter percebido que, quando a medição é baseadaem bytes, a letra b da sigla é maiúscula (como em GB). Quando a medição é feitaem bits, o b da sigla fica em minúsculo (como em Gb).Como já dito, a utilização de medições em bits é comum para informar o volume de dados emtransmissões. Geralmente, indica-se a quantidade de bits transmitidos por segundo. Assim,quando queremos dizer que um determinado dispositivo é capaz de enviar, por exemplo, 54megabits por segundo, usa-se a expressão 54 Mbps (54 Megabits per second - 54 megabitspor segundo):
  • 6. A entrada de dados é realizada por diversos dispositivos coordenados pela CPU.Entre eles podemos citar o teclado. O processamento é realizado pela própriaCPU.Lembre-se que CPU significa "Unidade Central de Processamento". A saída dedados érealizada por vários dispositivos, sob a coordenação da CPU. Entre eles podemoscitar ovídeo e a impressora.
  • 7. Vejamos então um pequeno resumo dos conceitos apresentados nestalição:
  • 8. PLACA DE CPU - Todo microcomputador possui uma placa principal,chamada dePLACA DE CPU ou PLACA MÃE. Esta placa contém omicroprocessador, a memóriae outros circuitos importantes.
  • 9. Conectores de periféricos Slots de expansão de placa de vídeo Processador PCI Express Slots deexpansão PCI SlotsPilha da BIOS Memória RAMConecto de Encaixedispositivos fonte de ATA alimentação Conectores para disitivos SATA II
  • 10. RAM - São chips de memória que podem ser lidos e gravados pela CPU a qualquerinstante. A CPU usa a RAM para armazenar e executar programas vindos do disco,paraler e gravar os dados que estão sendo processados. Uma outra característica daRAM, éque se trata de uma memória VOLÁTIL. Isso significa que quando o computador édesligado, todos os seus dados são apagados. Por essa razão, é necessário que osprogramas e dados fiquem gravados no disco, que é uma memória PERMANENTE.
  • 11. ROM - É a abreviatura de READ ONLY MEMORY, ou seja, "MEMÓRIA PARALEITURA APENAS". São chips de memória que podem ser lidos pela CPU a qualquerinstante, mas não podem ser gravados. Sua gravação é feita apenas pelo fabricantedocomputador, ou pelo fabricante de memórias. A outra característica importante deROMé que se trata de uma memória PERMANENTE. Seu conteúdo nunca é perdido,mesmocom o computador desligado. Nos microcomputadores, existe um programa muitoimportante chamado de BIOS (Basic Input-Output System - Sistema Básico deEntrada e Saída)
  • 12. O BIOS tem várias funções, entre as quais, a de realizar a "partida" docomputador. Quando ligamos o computador, o BIOS realiza a contagemde memória,faz uma rápida checagem do funcionamento do computador e realiza acarga do SistemaOperacional que deve estar armazenado no disco. O BIOS está gravadoem umamemória ROM localizada na PLACA DE CPU.
  • 13. HD – Hard DisckOu disco rígido também conhecido comoWinchester.É a unidade principal de armazenamentode dados em um computador ele éinstalado dentro do gabinete docomputador
  • 14. O gabinete do computador é onde compõe todas as principais peçasacima citadasTais como placa mãe HD, unidades DVD, processador e etc.
  • 15. Leitor de DVDs CDS e gravador de DVDs e CDs Também é instalado no gabinete do computador Pendrive – unidade de armazenamento móvel que utiliza Para armazenamento um tipo de memória chamada Memória Flash e é ligado ao computador através da Porta USB (Universal Serial Bus).A memória flash é um tipo de memória com características muitosemelhantes à memória RAM, apenas com o diferencial crucial de sernão volátil. Em outras palavras, isso significa que ela é capaz depreservar os dados armazenados por um longo tempo sem a presençade corrente elétrica. Esse fato a tornou dominante no mercado dedispositivos portáteis, tais como pendrives, cartões de memória,celulares e assim por diante.
  • 16. Também são constituídos de memória flash os cartão SD utilizados paraCâmeras digitais e micro SD para celulares
  • 17. Unidade de armazemanmento de dados em formade um disco rígido externo conectado através daporta USBDo seu computador.
  • 18. Transforma a eletricidade normal para uma eletricidade que ocomputador possa usar. Possui um ventilador para evitar osuperaquecimento dos componentes do computador. As fontes de computador são Bi-volt 110v ou 220v mas para Mudarmos a voltagem é necessário verificarmos a chave de voltagem atrás da fone no gabinete.
  • 19. O estabilizador de energia estabiliza aenergia elétrica certificando –se de que sóserá enviada a fonte de alimentação aquantidade suficiente, pois um sobre cargade energia ou subcarga poderia fazer comque a placa mãe do computado e seuscomponentes se danifiquem ou queimem. Atenção – se ligar um estabilizador de energia a fonte Sempre verifique se a fonte do computador esta ligada Em 110 volts pois o estabilizador recebe 220v e envia a Fonte do computador 110v evitando assim queimar a fonte
  • 20. No-break é um dispositivo dotado deuma ou mais baterias onde éarmazenado a energia elétrica nelepara quando ocorrer interrupção deenergia elétrica, o equipamento queesteja a ele conectado não sedesligue. O tempo de duração dabateria pode variar dependendo dacapacidade de carga da bateria e dequantos aparelhos estejam ligados aele. Normalmente é + ou - 10 minutos.
  • 21. Mini dim Entrada Tomada pararoxa teclado Mini dim cabo de rede cabo de força verde Mouse Porta serial Portas USB Plug rosa Plug verde entrada parra microfone Caixas de som monitor vídeo
  • 22. Descktp – computadores de mesaé recomendável sempre serem ligados a umestabilizador de energia.
  • 23. Notebook – compactos pode ser facilmente levadosA qualquer lugar pode funcionar na luz ou na bateriaInterna que chega durar até 3 horas
  • 24. Um tablet PC ou simplesmente tablet é umdispositivo pessoal em formato de pranchetaque pode ser usado para acesso à Internet,organização pessoal, visualização de fotos,vídeos, leitura de livros, jornais e revistas epara entretenimento com jogos 3D. Apresentauma tela touchscreen que é o dispositivo deentrada principal. A ponta dos dedos ou umacaneta aciona suas funcionalidades. É umnovo conceito: não deve ser igualado a umcomputador completo ou um smartphone,embora possua diversas funcionalidades dosdois.
  • 25. Não se assustem pois o Tablet tem uma tendênciabreve de ser muito utilizados em empresas eRepartições publicas.
  • 26. Acho que é justo dizermos que umsmartphone é um celular, uma vezque ele engloba essa função, porém,as funcionalidades deste pequenodispositivo móvel vão muito alémdisso. Smartphone que traduzindo,significa algo do tipo “telefoneinteligente”, é um aparelho celularque engloba muitas das principaistecnologias de comunicação eserviços que temos numcomputador ou em outrosdispositivos, como acesso à e-mails,mensagens instantâneas (como oMSN), internet, GPS, entre outros.
  • 27. O Hardware, Material ou Ferramental é a parte física docomputador, ou seja, é o conjunto de componentes eletrônicos,circuitos integrados e placas, que se comunicam através debarramentos. Em contraposição ao hardware,o software é a parte lógica, ou seja, o conjunto de instruções edados que é processado pelos circuitos eletrônicos do hardware.Toda interação dos usuários de computadores modernos érealizada através do software, que é a camada, colocada sobre ohardware, que transforma o computador em algo útil para o serhumano.
  • 28. computador precisa, além das partes físicas, de programas quefaçam essa parte física funcionar corretamente. Existem váriosprogramas para várias funções, como digitar textos, desenhar,calcular, e muitas outras...Para poder utilizar os programas que têm função definida (como oscitados acima), é necessário que o computador tenha um programachamado Sistema Operacional. O SO (abreviação que vamos usar apartir de agora para substituir Sistema Operacional) é o primeiroprograma a “acordar” no computador quando este é ligado, ouseja,quando ligamos o computador, o SO é automaticamenteiniciado, fazendo com que o usuário possa dar seus comandos aocomputador.
  • 29. São softwares desenvolvidos especi9ficamente com a base do sistemaoperacionalUtilizado e com finalidades diversas com o editores de textos planilhas decálculosEntre outros.Cada um é desenvolvido de acordo com sistema operacional utilizadocomo por exemploMicrosoft Office desenvolvido somente para ser utilizado nos sistemasoperacionaisWindows da Microsoft.Assim como qualquer outro aplicativo que pode ser desenvolvido parauma finalidade especifica comercial ou empresarial.
  • 30. http://www.apple.com/br/www.google.com.br – pesquisawww. wikipedia.org – enciclopédia livre

×