• Like
Pensamentos de Seth Godin
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

Pensamentos de Seth Godin

  • 5,472 views
Published

Um breve apanhado das idéias, pensamentos, frases e provocações de Seth Godin, um dos grandes filósofos dos negócios atuais, que costuma apresentar conceitos inovadores e provocativos.

Um breve apanhado das idéias, pensamentos, frases e provocações de Seth Godin, um dos grandes filósofos dos negócios atuais, que costuma apresentar conceitos inovadores e provocativos.

Published in Business
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
No Downloads

Views

Total Views
5,472
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1

Actions

Shares
Downloads
118
Comments
0
Likes
6

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Pensamentos que movem as organizações do futuro - Seth Godin-
  • 2. Seth Godin Seth Godin é autor de livros sobre negócios e orador desde os fins da década de 90 até o presente momento. Fundou e foi CEO de uma das primeiras companhias de marketing online, a Yoyodyne. Ele vendeu a companhia para o Yahoo! em 98 e, como parte da venda, Godin virou Vice-Presidente de Marketing de Permissão do Yahoo!. Ficou famoso por ser o autor de um dos blogs sobre marketing mais famosos em todo o mundo e autor de livros cuja originalidade é aplaudida pela leitores. Godin escreveu muitos livros, incluindo alguns que nada tem a ver com marketing. Porém, ele é mais famoso por sua ideologia de marketing.
  • 3. A ideologia de Seth Godin A ideologia de Godin combina três elementos. Primeiro, o fim da Indústria da TV, o que significa que os marketeiros não têm mais o poder de comandar a atenção do público-alvo quando quiserem. Segundo, em um mercado em que consumidores têm mais poder, os marketeiros deveriam ter respeito; o que significa parar com spam (mensagem não solicitada), parar com a manipulação e ter em mente que manter as promessas é essencial. Finalmente, Godin diz que a única forma de espalhar uma idéia é fazendo com que a idéia conquiste o buzz sendo memorável. Godin chama quem espalha essas idéias de “contaminadores” e a idéia em si de “IdeaViruses” (Idéia Vírus). Publicou vários livros sobre o tema marketing. A seguir veremos alguns deles.
  • 4. Marketing de Permissão Godin criou um bordão fantástico quando denominou a mídia tradicional de “mídia de interrupção”. Além de ser um conceito que choca, ainda agrega um sentido pejorativo a tudo que não dá escolha ao telespectador, que agora muda de nome: usuário de mídia. O marketing de permissão usa justamente a privacidade do usuário como moeda de troca para construir relacionamentos e diferenciar as marcas que fugirem do conceito de interrupção para o relacionamento consentido. Segundo Godin: “O marketing tradicional está a dar lugar a um novo modelo, em que os consumidores se disponibilizem para ouvir a empresa falar de um produto ou serviço. Se disser às pessoas um pouco acerca dos seus produtos, elas dir-lhe-ão um pouco acerca de si próprias. Com o tempo, criará uma relação com elas.”
  • 5. Marketing de Permissão Segundo Godin, existem quatro princípios para se conquistar a permissão dos consumidores: Primeiro, as pessoas são egoístas e não querem saber da sua empresa. Segundo, nunca deve alugar ou ceder a permissão depois de a obter, ao contrário do que, por vezes, se faz no direct mail. Terceiro, a permissão é revogável — o consumidor pode terminar a relação a qualquer momento. E quarto, a permissão não é estática. Você pode ir avançando ou recuando no nível de permissão, consoante a relação de confiança que conseguir criar ao longo do processo.
  • 6. A Vaca Roxa Já em outro de seu livro, A Vaca Roxa, ele nos traz o conceito de diferenciação: ao dirigir em uma estrada, pouco se percebe da paisagem se as vacas no pasto forem malhadas, como sempre. Agora se houver uma de cor roxa, você certamente notará! Ele chama um produto ou serviço memorável de “vaca roxa”. Em um mundo saturado de informação, a propaganda não é mais capaz de ajudar as empresas a vender produtos comuns para pessoas comuns. O mercado de massa que construiu tantas marcas excepcionais já não consegue sustentar sua empresa. As empresas, suas marcas e suas carreiras precisam de algo além de jingles, slogans e anúncios bonitinhos para se destacar na multidão. Ser suficientemente bom já não é suficientemente bom. Somente o que for excepcional, incrível e notável tem alguma chance de tornar-se conhecido, comentado e lucrativo.
  • 7. Todo Marketeiro é Mentiroso Quem não quer criar uma campanha de sucesso? Na incapacidade de se lidar com as tentações do exagero, da promessa fantasiosa e do desmedido uso de frases de efeito com palavras de duplo sentido, Godin oferece uma alternativa. Conte histórias. Todo profissional de marketing conta uma história. E se eles fazem isso direito, nós acreditamos neles. Nós acreditamos, por exemplo, que vinho é mais gostoso numa taça de $20 do que numa taça de $1, e acreditando, isso se torna verdade. Profissionais de marketing bem sucedidos não falam sobre vantagens, nem mesmo sobre benefícios. Em vez disso, eles contam uma história. A história na qual as pessoas querem acreditar. Todas as empresas precisam fazer marketing para se manterem competitivas, e fazer marketing é, essencialmente, inventar histórias.
  • 8. O Melhor do Mundo Qualquer pessoa que pense em contratá-lo, comprar algo de você, recomendá-lo a alguém ou fazer alguma coisa do gênero vai se perguntar se você é a escolha certa, o melhor do mundo na sua área. Melhor no seguinte sentido: melhor para essa pessoa, em determinado momento, com base no que ela sabe e acredita. E a concepção de mundo aqui é egoísta: o mundo dessa pessoa, com suas preferências e conveniências. Nossa cultura celebra os vencedores. Sem muito tempo ou oportunidade para experimentar, nós intencionalmente reduzimos nossas escolhas ao que consideramos melhor. Além disso, estar no topo é vantajoso porque poucos chegam lá. É difícil ser o melhor do mundo, é preciso enfrentar grandes desafios e, mais importante que tudo, saber quando vale a pena insistir e quando é hora de desistir.
  • 9. Idéias de Seth Godin “A idéia e a mensagem que um produto passa são dirigidas pela qualidade e pela inovação. Em outras palavras, você não pode ter uma coisa sem a outra. Mas também inovação pela inovação é um desperdício. Se o produto suporta a sua história, você vende.” Como fidelizar um cliente nos dias de hoje? “Os clientes continuam comprando produtos e utilizam uma marca porque eles as amam, não porque gostam.” “O profissional de Marketing precisa entender que ele é a empresa. Não é mais separado.”
  • 10. Fontes: http://pt.wikipedia.org/wiki/Seth_Godin http://www.superempreendedores.com/cultura/superacao-e-com-seth-godin http://www.administradores.com.br/livros/o_melhor_do_mundo/3073/ http://www.mundodomarketing.com.br/9,3625,exclusivo-10-perguntas-para-seth- godin.htm http://exvertebrum.wordpress.com/2008/02/19/marketing-de-permissao-seth- godin/ http://www.centroatl.pt/edigest/digital/edicoesd/di6ten1.html
  • 11. IMPACTO nas decisões ... gerando IMPACTO nos resultados.
  • 12. Formas de contato FOCAL Marketing Ltda Av. Loureiro da Silva, 2001 / Salas 705 e 706 90.050-240 – Porto Alegre/RS Tel: (51) – 3023-5150 www.focal.com.br focal@focal.com.br O que fazemos Visão A FOCAL Pesquisas criada em 1997, focada em Queremos ser a melhor empresa de soluções mercadológicas, onde cientificamente pesquisa de mercado do Brasil, associamos pesquisas de mercado a processos reconhecida pelos seus métodos ou demais ferramentas da administração e científicos e pela sua capacidade de gestão empresarial. solução. Dispomos das mais diversas soluções, Missão englobadas em três grandes áreas de negócio: Criar um futuro melhor para cada cliente Área de Pesquisa, Área de Assessoria Princípios Mercadológica e Central de Inteligência. Trabalho em equipe Com isto buscamos unir pontos: a sua Inovação empresa com os resultados que você espera. Resultados aplicáveis Sigilo Ciência