Dicas de
         50     Marketing
O que você precisa saber para ter sucesso em marketing.




                 Uma public...
Tenha presença na internet



1
Faça uma página que esteja alinhada com o
conceito e imagem que o seu negócio quer
passar ...
Determine o foco de cada produto

Trabalhe bem a marca (logotipo e slogan)



6
Um bom material gráfico precisa de uma
boa...
Inove: em produtos, serviços, na



11
organização da sala, etc
Esta é uma palavra de ordem. Inove e
renove-se, com isto, ...
Manter um relacionamento com o cliente
Indicações e depoimentos



17
Peça e não espere por isso. Depois, use
estes depoim...
Tenha uma política de preços definida e



                                             26
Preocupação com a qualidade int...
Uso de maneiras não convencionais para       Participe na comunidade



29
atingir o público alvo
Seja criativo. Busque su...
Aprenda o que o seu cliente valoriza



                                            38
Tenha uma newsletter da empresa



...
Respeito aos clientes, prospects,



41
fornecedores e colaboradores
Eles poderão ser seus melhores
vendedores.
          ...
Propaganda de reforço



    46
    Construa um banco de dados sobre seu
    cliente
    É importante para o relacionament...
FOCAL Marketing Ltda
                Av. Loureiro da Silva, 2001 / salas 702, 705 e 706
                90.050-240 – Porto...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

50 dicas de marketing

1,341
-1

Published on

Reuniao de 50 dicas de marketing que compilamos na empresa.

Published in: Business
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,341
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
32
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

50 dicas de marketing

  1. 1. Dicas de 50 Marketing O que você precisa saber para ter sucesso em marketing. Uma publicação FOCAL Pesquisas www.focal.com.br / focal@focal.com.br (51) 3023.5150 – Porto Alegre/RS
  2. 2. Tenha presença na internet 1 Faça uma página que esteja alinhada com o conceito e imagem que o seu negócio quer passar para o mercado. Apresente bem seus serviços e produtos, 4 de forma clara, calma, organizada e atraente Um discurso bem pensado, sem ser ensaiado, pode fazer a diferença. Invista em Tenha o domínio de sua marca no sua preparação. Busque conhecer mais 2 mercado Ao decidir abrir a sua empresa consulte e veja se a sua marca está disponível no mercado, consultando o REGISTRO.BR e o INPI. sobre o seu mercado do que o seu cliente sabe. Use os diversos canais de comunicação Apresente ao mercado um material 3 gráfico adequado e atraente Muitos negócios são perdidos devido a um material institucional de apresentação que 5 com o cliente (internet, visitas, eventos, telefone, etc) Quanto mais canais você usar para expor as suas idéias, serviços ou produtos, mais chances terá de atingir o sucesso em não condiz com o discurso da hora da vendas. venda.
  3. 3. Determine o foco de cada produto Trabalhe bem a marca (logotipo e slogan) 6 Um bom material gráfico precisa de uma boa marca. Observe o mercado e verás que aliado a uma marca, muitas vezes criam-se 8 Em uma empresa, poderemos ter diversas ofertas. Se estas ofertas forem bem estudadas, elas devem estar segmentadas, ou seja, cada oferta para um público específico. slogans, que buscam posicionar ainda melhor o seu negócio no mercado. Segmente o mercado para atingir mais 9 fácil seu público-alvo Além de ter um melhor resultado, será mais econômico. Controle o ciclo de vida de cada cliente 7 Como um produto, um cliente também tem um ciclo de vida. O tempo pode ser bem variável, mas quanto menos você se dedicar a mensurar este ciclo de vida, mais curto ele será, ou seja, a “morte” dos clientes será Pesquise o mercado para conhecê-lo 10 Esta deve ser uma diretriz para a organização. Temos que orientar a nossa empresa no sentido de fora para dentro, ou mais rápida. seja, das necessidades identificadas no mercado para o nosso desenvolvimento.
  4. 4. Inove: em produtos, serviços, na 11 organização da sala, etc Esta é uma palavra de ordem. Inove e renove-se, com isto, permaneça vivo no mercado. Faça um plano de marketing 14 Sua empresa precisa deste documento para que todos tenham uma mesma visão do negócio e de como a empresa irá operar as suas ações no mercado. Inteligência de mercado 12 Não é só de pesquisas que as informações chegam até nós. Equipes de vendas, feiras, Internet, Associações, conversas informais e tudo mais deve ser compilado e analisado. Treine a equipe de vendas 15 “Um soldado solto no campo, provavelmente será morto”. Treine constantemente a sua equipe e lhe dê todo o suporte necessário. Alie o comercial ao marketing 13 Parece simples, mas não é. O marketing trará informações para a empresa, que devem ser interpretadas. A empresa ajusta a sua oferta e lança novamente no mercado, pela equipe comercial, que traz Faça networking 16 Invista seu tempo na construção destes relacionamentos. Em qualquer lugar é uma boa hora para isso. novas informações. Desta forma o ciclo de inovações e melhorias se retro-alimenta.
  5. 5. Manter um relacionamento com o cliente Indicações e depoimentos 17 Peça e não espere por isso. Depois, use estes depoimentos para vender mais. 20 Um relacionamento profissional é mais difícil de manter do que um relacionamento amoroso. Invista bastante tempo nisto para que seus duradouros. relacionamentos sejam Busque certificações ou premiações para Busque sempre a diferenciação 18 21 sua empresa. Ser igual aos outros é muito fácil. O difícil é Isto motiva a equipe e lhe dá credibilidade ser percebido como diferente. Busque isto, no mercado. pois desta forma você conseguirá aumentar suas chances de sucesso. Busque e mantenha a satisfação dos Mantenha contatos com a imprensa, seja 19 clientes Você deve fazer de tudo para estar acima da linha dos 30% melhores fornecedores do seu segmento. Não deixe ficar abaixo desta linha. 22 um relações públicas de sua empresa em qualquer lugar Imprensa tem que ser cultivada e não lembrada de tempos em tempos.
  6. 6. Tenha uma política de preços definida e 26 Preocupação com a qualidade interna, 23 clara para os seus clientes orientado por um processo de melhoria contínua Não há nada mais incômodo do que se sentir enganado em uma negociação. Seja Que o produto ou serviço seja entregue no transparente. tempo certo, no custo certo e funcionando. Já faz tempo que a qualidade não é mais um diferencial, é uma premissa. Faça alianças estratégicas Desenvolva os funcionários 27 Hoje em dia, querer crescer sozinho no mercado é muito difícil. Colabore com os 24 outros, se mostre ao mercado, busque Isto faz parte do DNA de sua empresa, algo parcerias saudáveis. Alie-se a quem quer que não terá igual. Ninguém conseguirá lhe crescer também. copiar neste aspecto. Pessoas são únicas, bem como o resultado de sua interação. Faça alianças com seus concorrentes Faça com que os funcionários vistam a 28 Se sua empresa e a concorrente compram a mesma matéria-prima, porque não comprar junto e assim barganhar? O que faz 25 camiseta, gostem da empresa, da marca Fundamental hoje em dia. Todos podem fazer a sua parte, rindo mais, ajudando mais, se oferecendo mais, mostrando disposição e energia. diferença para o cliente é o produto final e a forma como a empresa irá oferecer esse produto. A matéria-prima (já que é a mesma para todos) não será o alvo de valorização para o cliente.
  7. 7. Uso de maneiras não convencionais para Participe na comunidade 29 atingir o público alvo Seja criativo. Busque surpreender o seu cliente desde o momento de ele receber o primeiro comunicado de nossa empresa. 32 Ajude aos que estão ao seu redor. Compre dos comerciantes locais. Um dia eles também poderão “quebrar aquele galho” que você estava precisando. Meça todas as ações de marketing 30 Deixe uma parte do tempo para fazer 33 realizadas palestras ou consultoria de graça As empresas precisam de resultados e, para isso, precisamos estimar o que funciona do Conselhos, reuniões-almoço, enfim, ajude que não funciona. Preocupe-se com estas algumas pessoas, emita o seu parecer métricas e aprenda com elas. sobre a questão, mesmo que com ressalvas. Você estará mostrando o que sabe e ajudando alguém que lhe ficará grato. Faça com que a marca seja visível fora e 31 dentro da empresa Desde uma assinatura de e-mail, passando pela fachada da empresa e indo para um outdoor ou programa de rádio, temos que nos preocupar em fazer com que nossa Publique artigos em revistas/sites 34 É uma mídia de conhecimento. Só faça se julgar que você tem uma área de conhecimento que o diferencie, que o coloque no pedestal de expert. marca esteja sempre visível, com a mesma identidade.
  8. 8. Aprenda o que o seu cliente valoriza 38 Tenha uma newsletter da empresa 35 Se você e seu concorrente vendem a É uma forma de nossos clientes receberem mesma marca de água mineral, por informações, desde que úteis para eles. exemplo, o que vai ter valor para seu cliente será a forma de atendimento ao telefone, a rapidez de entrega, a cordialidade do entregador, etc. Participe e se possível organize eventos 36 Planejamento 39 Nestes momentos, os prospects estão mais Quando fizer planejamentos para o futuro, propensos a fazerem negócios, a serem defina metas claras, desafiantes mas expostos ao novo, a perguntarem e atingíveis. mostrarem interesse por outras empresas, além dos fornecedores atuais. Benchmarking 37 Porque não aprender com outras empresas Veja os problemas como oportunidades e aplicar esse conhecimento na sua empresa? Veja o que elas têm de melhor e de pior e aprenda com os erros e sucessos de outras empresas. 40 de negócios Grande sabedoria oriental.
  9. 9. Respeito aos clientes, prospects, 41 fornecedores e colaboradores Eles poderão ser seus melhores vendedores. Seja simples 44 Às vezes um problema ou uma situação não é tão difícil quanto parece ser. A solução pode estar na maneira mais simples e as pessoas gostam de coisas práticas e diretas. Mude, mas seja consistente 42 Faça mudanças circunstanciadas, embasadas em fatos. Mudar por mudar, não tem sentido, desorienta o mercado e o Não queira aplicar tudo na sua empresa, público interno. Compromisso com datas e prazos 45 analise o que realmente é importante e trará resultados Existem muitos programas, técnicas de gestão e ferramentas que ajudam as empresas a serem mais eficazes, mas o que 43 fez sucesso em uma empresa pode muito Isso é uma premissa, mas muitas vezes bem ser um fracasso em outra. não conseguimos nos adequar.
  10. 10. Propaganda de reforço 46 Construa um banco de dados sobre seu cliente É importante para o relacionamento saber onde seu cliente mora, com quem mora, qual a idade e até outros tipos de 48 Quando um cliente comprar o seu produto ou serviço, lembre que ele que fez uma boa compra, seus principais diferenciais, garantias, etc. informação, como quais produtos compra com mais freqüência, qual estilo mais se Se tiver poucos recursos, invista em 49 adapta, etc. Relações Públicas . É uma forma de sua empresa estar na mídia e informar ao mercado suas principais ações. Muitas vezes é melhor que o seu produto 47 falte no canal de distribuição, sendo rapidamente recolocado, do que esteja A empresa tem que ser a “número 1” em 50 sempre disponível alguma coisa Em muitos mercados, o produto ser Diga ao seu mercado o que sua empresa disputado pelos consumidores é uma faz de melhor e divulgue isso. grande vantagem.
  11. 11. FOCAL Marketing Ltda Av. Loureiro da Silva, 2001 / salas 702, 705 e 706 90.050-240 – Porto Alegre/RS www.focal.com.br focal@focal.com.br O que fazemos Visão Queremos ser a melhor empresa de pesquisa de Uma agência de pesquisas de mercado, mercado do Brasil, reconhecida pelos seus métodos fundada em 1997, que se preocupa em entregar científicos e pela sua capacidade de solução. aos seus clientes a melhor análise para uma Missão tomada de decisão segura e consciente. Para Criar um futuro melhor para cada cliente isso, utilizamos técnicas de pesquisas inovadoras, buscando adequar a realidade e a Princípios cultura de cada cliente aos objetivos traçados Trabalho em equipe Inovação no projeto. Resultados aplicáveis Queremos ser a melhor no que fazemos. Sigilo E isso nós buscamos, incansavelmente, todo Ciência dia. Filiada à:

×