Apresentação de didática

1,830 views

Published on

Projeto Pedagógico: "Internet segura, começa na escola."

Por: Camilla Mendes, Renan Bressan, Renata Matouk, Luísa Campos.

Baseado na reportagem da revista “Nova Escola”, 2011 MOÇO Anderson.

Published in: Education, Technology, Travel
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,830
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
22
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Apresentação de didática

  1. 1. PROJETO INETRNET SEGURA, COMEÇA NA ESCOLA.
  2. 2. <ul><li>Responsáveis pelo projeto: </li></ul><ul><li>Camilla Mendes; </li></ul><ul><li>Luísa Campos; </li></ul><ul><li>Renata Matouk; </li></ul><ul><li>Rennan Bressan </li></ul>TURMA : 02 Professoras: Edméa Santos e Rosemary de Oliveira Disciplina: Didática
  3. 3. OBJETIVO GERAL: <ul><li>Mostrar aos alunos da escola da rede pública de ensino a importância de navegar com segurança pela Internet, através de um projeto realizado na escola, explicando a sua importância para eles por meio de atividades pedagógicas, em diversos espaços da escola, preparadas em aulas diferenciadas. </li></ul>
  4. 4. <ul><li>Mostrar a importância de navegar com segurança pela internet; </li></ul><ul><li>Incentivar práticas de segurança da internet através de atividades pedagógicas; </li></ul><ul><li>Ampliar o conhecimento dos alunos sobre a internet segura; </li></ul><ul><li>Avaliar o uso da internet na escola como método de ensino. </li></ul>OBJETIVOS ESPECÍFICOS :
  5. 5. <ul><li>Distribuição de panfletos do projeto para os pais e alunos; </li></ul><ul><li>Criação de uma página do projeto em redes sociais, como o Facebook, Orkut e Twitter; </li></ul><ul><li>Marcar uma reunião com os professores selecionados e apresentar o projeto de forma atrativa, demonstrando os aspectos positivos e os resultados esperados, tanto para a escola quanto para os alunos. </li></ul>ESTRATÉGIAS DE CONVOCAÇÃO:
  6. 6. <ul><li>Público Alvo: Alunos da Rede Pública de Ensino do Ensino Fundamental, do 2º e 3º anos (7 a 9 anos) – Turmas com 25 alunos; </li></ul><ul><li>Local: Escola localizada na região do Maracanã; </li></ul><ul><li>Alunos: de baixa renda, sua maioria vive nas comunidades próximas à região da escola; </li></ul><ul><li>Calendário: O Projeto será posto uma vez por semana, a cada 15 dias, e cada aula terá duração de 50 minutos. O dia da semana escolhido foi Quarta-feira. </li></ul><ul><li>Tempo Estimado para a Conclusão do Projeto: 1 ano. </li></ul>CARACTERÍSTICAS GERAIS:
  7. 7. CALENDÁRIO (dias do Projeto): 1º BIMESTRE 2º BIMESTRE 3º BIMESTRE 4º BIMESTRE MAR ABR MAI JUN AGO SET OUT NOV 07 04 02 13 08 05 03 14 21 18 16 27 22 19 12 28 X X 30 X X X 31 X
  8. 8. 1º BIMESTRE: Lugar da Escola Escolhido: SALA DE AULA. Matéria Escolhida: PORTUGUÊS.
  9. 9. <ul><li>07/Março: Apresentação do Projeto para os alunos. Explicando como será o calendário das atividades e onde acontecerão as aulas juntamente com os outros professores responsáveis pelo Projeto. </li></ul><ul><li>21/Março: Trabalho com uma música baseada no tema (pedofilia na internet). Propor aos alunos a criação de um desenho que demonstre algo relacionado à internet segura. Neste desenho pode-se propor também que um pequeno texto seja feito, através de rimas, para definir o que ali foi representado. </li></ul>ATIVIDADES EM SALA DE AULA:
  10. 10. <ul><li>04/Abril: Lançar entre as crianças a reflexão de por que é importante navegar na internet com segurança. Após ouvir as opiniões de cada um pedir que dêem exemplos de como podemos navegar pela internet estando seguro dos perigos que ela nos expõe. </li></ul><ul><li>18/Abril: Trabalho com uma música baseada no tema. Cantá-la com as crianças. Destacar o esquema de rimas da música, propor a troca de palavras sem alterar o sentido da frase. Pedir que criem seu próprio poema baseados na música e no projeto trabalhado. </li></ul>ATIVIDADES EM SALA DE AULA:
  11. 11. 2º BIMESTRE: Lugar da Escola Escolhido: SALA DE LEITURA. Matéria Escolhida: PORTUGUÊS/ GRAMÁTICA .
  12. 12. <ul><li>02/Maio: Roda de leitura de um livro relacionado ao tema, apresentação de textos com casos de pedofilia na internet, com os alunos lendo e interpretando de maneira a refletirem sobre os casos; </li></ul><ul><li>16/Maio: Os alunos, juntamente com o professor, iriam elaborar um “mini-livro” com os “10 Mandamentos da Internet Segura”. Depois, apresentariam para outras turmas da escola. </li></ul>ATIVIDADES NA SALA DE LEITURA:
  13. 13. <ul><li>30/Maio: Leitura e interpretação de um texto com os alunos. Após leitura e interpretação do texto, fazer um caça-palavras (já pronto) com eles para procurarem palavras ligadas ao tema e que se encontram no texto lido. </li></ul><ul><li>13/Junho: Os alunos trarão para a sala de leitura reportagens de jornais, revistas ou na internet sobre o tema discutido durante o projeto. Após a exposição das reportagens, pedir aos alunos para grifarem algumas palavras que estavam no caça-palavras que eles fizeram. </li></ul>ATIVIDADES NA SALA DE LEITURA:
  14. 14. <ul><li>27/Junho: Palestra de algum pai convidado, pelos professores, que teve o(a) seu(sua) filho(a) vítima de algum pedófilo na internet e dar dicas para as crianças de como acessar a internet com segurança para não acontecer o mesmo com eles. </li></ul>ATIVIDADES NA SALA DE LEITURA:
  15. 15. 3º BIMESTRE: Lugar da Escola Escolhido: SALA DE INFORMÁTICA. Matéria Escolhida: MATEMÁTICA.
  16. 16. <ul><li>08/Agosto: Apresentação do laboratório pelo professor responsável. Os alunos trabalharão sempre em duplas. Apresentação do programa utilizado para trabalhar durante o bimestre. </li></ul><ul><li>22/Agosto: Pedir as crianças que resolvam os problemas relacionados ao tema apresentado, usando contas matemáticas. Ex: “João entrou em 5 sites, durante uma semana, que não são seguros sem os seus pais saberem. Se João entrar em mais 5 sites não seguros por semana, no final do mês em quantos sites João terá entrado ?” </li></ul>ATIVIDADES NA SALA DE INFORMÁTICA:
  17. 17. <ul><li>05/Setembro: Pedir para as crianças entrarem na internet (com o auxílio do professor) e procurarem o máximo possível de reportagens ligadas ao tema discutido. </li></ul><ul><li>19/Setembro: Pegar as reportagens escolhidas pelos alunos e fazer com que os alunos leiam e separem em grupos por temas (cyberbullying, bullying, pedofilia, etc.). Dando a noção de conjuntos aos alunos. </li></ul>ATIVIDADES NA SALA DE INFORMÁTICA:
  18. 18. Lugar da Escola Escolhido: PÁTIO DA ESCOLA. Matéria Escolhida: EDUCAÇÃO FÍSICA. . 4º BIMESTRE:
  19. 19. <ul><li>03/Outubro: Mostrar aos alunos a idéia do trabalho proposto. Montar uma coreografia em cima da música “Casei com a Tia” (Guilherme e Santiago) ligada ao tema da internet segura, para uma apresentação para a escola e para os pais dos alunos no último dia do projeto (28/Outubro). </li></ul><ul><li>12/Outubro: Montagem da coreografia com os próprios alunos e professores engajados no projeto “Internet Segura, Começa na Escola.”. </li></ul>ATIVIDADES NO PÁTIO DA ESCOLA:
  20. 20. <ul><li>31/Outubro: Ensaio da coreografia. </li></ul><ul><li>14/Novembro : Ensaio da coreografia. </li></ul><ul><li>28/Novembro: (Atividade final.) Apresentação para a escola e para os pais dos alunos da coreografia da música “Casei com a Tia” (Guilherme e Santiago), montada pelos alunos e professores do projeto. </li></ul>ATIVIDADES NO PÁTIO DA ESCOLA:
  21. 21. <ul><li>Sites: </li></ul><ul><li>http://www.vagalume.com.br/guilherme-e-santiago/casei-com-a-tia.html Acessado em: 02/07/2011. </li></ul><ul><li>http://fernanda-atividadespedagogicas.blogspot.com/ Acessado em: 02/07/2011 . </li></ul><ul><li>http://blog.mundoclick.com.br/movimento-internet-segura/ Acessado em: 02/07/2011. </li></ul><ul><li>http://docenciaonline.pro.br/moodle/course/view.php?id=54 Acessado em: 02/07/2011. </li></ul>REFERÊNCIAS:
  22. 22. “ É preciso parar de encarar a Internet como uma rede de computadores. Ela é uma rede de pessoas.&quot; (David Siegel – Escritor e Diretor, Norte – Americano)

×