Exercícios lipídeos

2,111 views
1,965 views

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,111
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
46
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Exercícios lipídeos

  1. 1. EXERCÍCIOS LIPÍDEOS 1. Os ésteres de ácidos graxos com álcoois são quimicamente classificados como: a) glicídios ou carboidratos d) lipídios b) protídios ou proteínas e) ácidos nucleicos c) enzimas ou fermentos 2. Não podemos considerar como lipídios simples: a) ésteres de ácidos graxos com glicerol apenas. b) compostos conhecidos como gorduras, óleos e ceras. c) lipídios formados por C, H e O apenas. d) ésteres de ácidos graxos com álcoois, acrescidos de radicais contendo N, P ou S. e) lipídios que contêm glicerol, colesterol ou outros álcoois, sem radicais nitrogenados, fosforados ou sulfatados. 3. Os lipídios são: a) os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo. b) mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais. c) substâncias insolúveis na água mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno). d) presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática. e) compostos orgânicos formados pela polimerização de ácidos carboxilícos de cadeias pequenas em meio alcalino. 4. Os lipídios mais comumente usados na nossa alimentação são integrantes do grupo dos: a) monoglicerídios d) esterídios b) triglicerídios e) lipídios complexos c) cerídios
  2. 2. 5. A respeito do colesterol não é correto dizer: a) é um álcool de cadeia fechada de estrutura complexa. b) não participa da composição dos triglicerídios. c) é integrante da fórmula dos lipídios ditos esterídios ou esteróides. d) é encontrado na composição da cortisona e dos hormônios sexuais. e) é um lipídio que se acumula na parede das artérias, provocando estreitamento e obstrução desses vasos sangüíneos (aterosclerose). 6.(UFU-MG) O colesterol é um esteroide que constitui um dos principais grupos de lipídios. Com relação a esse tipo particular de lipídio, é correto afirmar que: a) Na espécie humana, o excesso de colesterol aumenta a eficiência da passagem do sangue no interior dos vasos sanguíneos, acarretando a arteriosclerose. b) O colesterol participa da composição química das membranas das células animais e é precursor dos hormônios sexuais masculino (testosterona) e feminino (estrógeno). c) O colesterol é encontrado em alimentos de origem tanto animal como vegetal (como por exemplo, manteigas, margarinas, óleos de soja, milho, etc.), uma vez que é derivado do metabolismo dos glicerídeos. d) Nas células vegetais, o excesso de colesterol diminui a eficiência dos processos de transpiração celular e da fotossíntese. 7. Os lipídeos são: a) Os compostos energéticos consumidos preferencialmente pelo organismo; b) Mais abundantes na composição química dos vegetais do que na dos animais; c) Substâncias insolúveis na água, mas solúveis nos chamados solventes orgânicos (álcool, éter, benzeno); d) Presentes como fosfolipídios no interior da célula, mas nunca na estrutura da membrana plasmática; ver resposta 8. Em certas células encontramos o retículo endoplasmático liso muito bem desenvolvido. Levando isso em consideração, podemos concluir que essas células produzem: a) Proteínas; b) Lipídios; c) Aminoácidos; d) Polissacarídeos.
  3. 3. 9.Complete a frase: Os esteroides são considerados uma categoria especial de ___________, sendo o __________ o esteroide mais conhecido. As células utilizam o _________ como matéria-prima para a fabricação das ___________ e dos ________________. a) Proteínas, colesterol, aminoácido, plantas, hormônios vegetais. b) Carboidratos, os hormônios vegetais, amido, enzimas, carboidratos. c) Polissacarídeos, glicogênio, amido, proteínas, hormônios vegetais. d) Lipídios, colesterol, colesterol, membranas celulares, hormônios esteroides. ver resposta 10.(G1 - utfpr 2007) Os lipídios são substâncias insolúveis em água e solúveis em solventes orgânicos que desempenham diversas funções nos seres vivos. Um dos importantes papéis dos lipídios nos seres vivos é: a) atuar como catalisadores biológicos. b) servir como fonte de reserva energética. c) formar proteínas celulares. d) garantir a solubilidade dos outros compostos em água. e) conter as informações genéticas dos seres vivos. 11. (G1 - cftce 2006) São substâncias do grupo dos lipídeos: a) colesterol, cera, glicogênio, glicídeos b) fosfatídeos, glicogênio, colesterol, celulose c) amido, glicogênio, ceras, glicérides d) fosfatídeos, glicerídeos, ceras, colesterol e) glicogênio, colesterol, ceras, glicerídeos 12. (Ufrs 2005) Assinale com V (verdadeiro) ou F (falso) as seguintes considerações sobre o colesterol, um lipídio do grupo dos esteróides. ( ) Ele participa da composição da membrana plasmática das células animais. ( ) Ele é sintetizado no pâncreas, degradado no fígado e excretado na forma de sais biliares. ( ) Ele é precursor dos hormônios sexuais masculino e feminino. ( ) Ele é precursor da vitamina B. ( ) As formas de colesterol HDL e LDL são determinadas pelo tipo de lipoproteína que transporta o colesterol. A sequência correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é a) V - F - V - F - V. b) F - V - F - F - V. c) V - V - F - V - F. d) F - F - V - V - F.
  4. 4. e) V - V - F - V - V. 13. (G1 - cftce 2005) Os lipídeos apresentam importantes funções nos seres vivos, destacando-se, entre eles, os triglicerídeos. Apresenta uma molécula presente na formação de um triglicerídeo: a) monossacarídeo b) aminoácido c) glicerol d) dipeptídeo e) dissacarídeo 14.. (Pucmg 2005) Os lipídeos compreendem um grupo quimicamente variado de moléculas orgânicas tipicamente hidrofóbicas. Diferentes lipídeos podem cumprir funções específicas em animais e vegetais. Assinale a alternativa INCORRETA. a) Os carotenoides são pigmentos acessórios capazes de captar energia solar. b) Os esteroides podem desempenhar papéis regulatórios como, por exemplo, os hormônios sexuais. c) Os triglicerídeos podem atuar como isolantes térmicos ou reserva energética em animais. d) O colesterol é uma das principais fontes de energia para o fígado. 15.. (Ufrn 2005) Embora seja visto como um vilão, o colesterol é muito importante para o organismo humano porque ele é a) precursor da síntese de testosterona e progesterona. b) agente oxidante dos carboidratos. c) responsável pela resistência de cartilagens e tendões. d) co-fator das reações biológicas. 16. (Ufrn 2005) O uso de óleos vegetais na preparação de alimentos é recomendado para ajudar a manter baixo o nível de colesterol no sangue. Isso ocorre porque esses óleos a) têm pouca quantidade de glicerol. b) são pouco absorvidos no intestino. c) são pobres em ácidos graxos saturados. d) têm baixa solubilidade no líquido extracelular. 17.(Ufc 2002) O colesterol tem sido considerado um vilão nos últimos tempos, uma vez que as doenças cardiovasculares estão associadas a altos níveis desse composto no sangue. No entanto, o colesterol desempenha importantes papéis no organismo.Analise os itens a seguir. I. O colesterol é importante para a integridade da membrana celular. II. O colesterol participa da síntese dos hormônios esteroides. III. O colesterol participa da síntese dos sais biliares. Da análise dos itens, é correto afirmar que: a) somente I é verdadeiro. b) somente II é verdadeiro. c) somente III é verdadeiro. d) somente I e II são verdadeiros. e) I, II e III são verdadeiros.
  5. 5. 18. (Ufc 2000) Os esteróides são lipídios bem diferentes dos glicerídeos e das ceras, apresentando uma estrutura composta por quatro anéis de átomos de carbono interligados. O colesterol é um dos esteróides mais conhecidos, devido à sua associação com as doenças cardiovasculares. No entanto, este composto é muito importante para o homem, uma vez que desempenha uma série de funções. Complete os quadros a seguir com informações sobre este composto. a) Duas principais funções do colesterol:_______________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ b) Duas origens do colesterol sanguíneo: ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ ________________________________________________________________________________________ 19. (Cesgranrio 1999) "A margarina finlandesa que reduz o COLESTEROL chega ao mercado americano ano que vem." (JORNAL DO BRASIL, 23/07/98) "O uso de ALBUMINA está sob suspeita" (O GLOBO, 27/07/98) "LACTOSE não degradada gera dificuldades digestivas" (IMPRENSA BRASILEIRA, agosto/98) As substâncias em destaque nos artigos são, respectivamente, de natureza: a) lipídica, protéica e glicídica. b) lipídica, glicídica e protéica. c) glicídica, orgânica e lipídica. d) glicerídica, inorgânica e protéica. e) glicerídica, protéica e inorgânica. 20.Os lipídios têm papel importante na estocagem de energia, estrutura de membranas celulares, visão,controle hormonal, entre outros. São exemplos de lipídios: fosfolipídios, esteróides e carotenóides. a.Como o organismo humano obtém os carotenóides? Que relação têm com a visão? ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ ___________________________________________________________________________________________ b. A quais das funções citadas no texto acima os esteróides estão relacionados? Cite um esteroide importante para uma dessas funções. __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ __________________________________________________________________________________________________ ______________________________________________________________________
  6. 6. c.Cite um local de estocagem de lipídios em animais e um em vegetais. __________________________________________________________________________________________ 21.Carotenóides são pigmentos amarelo-alaranjados que se distribuem junto às clorofilas, nos cloroplastos, onde captam energia luminosa e a transferem para a clorofila a, tendo papel acessório na fotossíntese. Um dos carotenóides mais comuns o beta-caroteno, ou pró-vitamina A, é encontrado em altas concentrações não só nos cloroplastos, mas também nos xantoplastos (plastos amarelos). Mamão, manga, cenoura, urucum e dendê são alimentos ricos em carotenóides. O licopeno, pigmento vermelho dos tomates, é também um carotenóide. No caso dos animais, os carotenóides ficam associados às gorduras, às penas e na gema dos ovos. A esse respeito, é INCORRETO afirmar: a) Pigmentos acessórios aumentam a capacidade das plantas de absorverem um espectro maior de ondas luminosas. b) Sem os carotenóides, as plantas não absorveriam energia luminosa no comprimento do amarelo ou do vermelho. c) A ingestão de mamão, manga e dendê seria útil no combate à xeroftalmia e à cegueira-noturna em humanos. d) Os carotenóides poderiam ainda ser importantes no estabelecimento de relações coevolutivas entre plantas e animais. 22. (UECE-2006) Considere as afirmações abaixo: I. As membranas biológicas são formadas por fosfolipídios organizados em duas camadas nas quais se inserem moléculas de proteínas II. Os ácidos nucléicos são as maiores moléculas presentes nas células, constituídas por glicídios, ácidos fosfóricos e bases nitrogenadas III. No citoplasma das células procarióticas diversas organelas encontram-se mergulhadas no citosol, além de uma complexa rede de tubos e filamentos de proteínas que constituem o citoesqueleto IV. A síntese de ácidos graxos, fosfolipídios e de esteróides ocorre nas bolsas e nos tubos do retículo endoplasmático liso. São corretas: a) I, II e IV b) II e III c) I e III d) II, III e IV

×