Ilusao de Otica

2,457 views

Published on

Ilusao de Otica, Para Aula de Corel

Published in: Technology, Business
0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,457
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
17
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ilusao de Otica

  1. 1. Professora Camila Felix (Cah Felix) cah-felix.blogspot.com professora-cahfelix.blogspot.com
  2. 2. DESIGN GRÁFICO PROFESSORA CAMILA FELIX
  3. 3. ILUSÃO ÓPTICA
  4. 4. ESTEREOGRAMAS
  5. 5. Um estereograma é uma técnica de ilusão de óptica, onde a partir de duas imagens bidimensionais complementares, é possível visualizar uma imagem tridimensional. HÁ ANOS, OS ESTEREOGRAMAS TÊM SIDO FEITOS OBREPONDO-SE FOTOGRAFIAS COM TOMADAS DE ÂNGULOS LIGEIRAMENTE DISTINTOS. ATUALMENTE VOLTARAM À AMA, GRAÇAS AOS RDS (RANDOM DOT STEREOGRAM), CRIADOS COM SOFTWARES ESPECÍFICOS.
  6. 6. Para conseguir enxergar um estereograma, o principal é conhecer o resultado esperado. A idéia é desfocar a vista da imagem, de maneira que ambas as perspectivas sejam captadas. Alguns recomendam olhar o infinito, ou seja, fitar a vista num objeto distante e, sem desfocar, voltar a olhar a imagem. Outros preferem fitar a visão em um dedo sobre a imagem e lentamente retirá-lo, ou observar o reflexo da imagem num vidro, ou olhar a imagem bem de perto e, mantendo o foco, ir afastando a cabeça, de forma que o foco saia do papel até encontrar o ponto ideal. Depende de cada pessoa e sua condição visual. Alguns estereogramas já trazem um auxílio, como dois pontos, onde você foca a sua visão de forma que os 2 pontos se transformem em 3, então a imagem pretendida aparecerá.
  7. 7. Nosso cérebro é em suma uma grande máquina de processar informação. Tal quantidade de dados precisam de alguma maneira serem condensados e isso implica em alguns erros de percepção. Por exemplo, quando vemos um rosto humano rapidamente podemos observar se há alguma imperfeição ou não, mas essa habilidade só é válida se vemos a cabeça da pessoa em sua posição natural. Se vermos o rosto de alguém de cabeça para baixo, nosso cérebro dá um nó e começa a misturar a imagem com o conceito que temos dela habitualmente, e ocorre que perdemos muita capacidade de diferenciar as imperfeições. Esta é a ilusão conhecida como efeito Thatcher.
  8. 8. Máscara de Chaplin O Rosto Invertido MÁSCARA INVERTIDA
  9. 9. Professora Camila Felix (Cah Felix) cah-felix.blogspot.com professora-cahfelix.blogspot.com

×