Your SlideShare is downloading. ×

Alta Performance 9 Cs

1,799
views

Published on

Published in: Technology

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,799
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
33
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Pit Stop Experience: inovação e alta performance de equipes no Fórum de Soluções 2009 Dinâmica de grupo simula troca de pneus em uma réplica de Fórmula 1 em tamanho real; 9Cs apresentam conceitos que trazem sucesso às equipes na execução de projetos e no relacionamento diário Nos seis eventos do Fórum de Soluções 2009, além do conteúdo técnico proposto pela Microsoft, das oportunidades de relacionamento e atividades de integração realizadas, como Stock Car e corrida de kart, uma outra iniciativa teve destaque e trouxe benefícios práticos aos participantes: o Pit Stop Experience. A dinâmica Na simulação em grupo, os executivos presentes foram divididos em equipes e realizam a troca de pneus de uma equipe de Fórmula 1 em uma réplica de tamanho real. O objetivo desta experiência inédita da Microsoft foi promover o networking entre os profissionais e transmitir os importantes conceitos do trabalho em equipes de alta performance e a construção desse espírito coletivo. Tudo a partir do paralelo entre o mundo da velocidade e dos negócios, envolvendo inovação, dinamismo, resultados e outros ingredientes comuns. Pit Stop Experience em Belo Horizonte “Pudemos perceber como os conceitos do Pit Stop Experience foram bem assimilados, pois todos os participantes fazem parte de grupos de pessoas, lidam com isso diariamente e também são cobrados por alto desempenho e resultados” analisa Cadu Lemos, ex-executivo dos mercados publicitário e financeiro e um dos criadores da ação, ao lado de Mário Pati Jr., ex-piloto de diversas modalidades do automobilismo. “O programa também é muito importante para quem entra no mercado de trabalho, pela necessidade da visão do trabalho em equipes, fundamental a profissionais e empresas”. Cadu Lemos apresenta o Pit Stop Experience no Fórum de Soluções 2009 em Curitiba
  • 2. Os 9Cs de alta performance Com base em sua experiência como gestor de equipes de alta performance e estudioso das dinâmicas de grupo à época de professor do MBA da Fundação Dom Cabral e IBMEC, bem como da relação dos conceitos com o mundo corporativo, Cadu Lemos desenvolveu os “9Cs” de alta performance. Trata-se de uma “mandala” com nove pontos de referência que estabelece comportamentos, atitudes e competências que uma equipe disciplinada deve ter para se tornar bem sucedida. São eles: - Comunicação: de cima para baixo e vice-versa, fluida e transparente, com grande possibilidade de se construir um ambiente onde haja... - Confiança: um dos pilares mais importantes. Deve-se confiar em si, no colega, no ambiente, para que se caminhe rumo ao... - Compromisso: de forma mútua e entre todos os integrantes, para que se chegue à... - Colaboração: em vez da competição interna, comportamento comum na maioria das empresas atualmente, todos serão beneficiados se houver a cooperação entre os integrantes. - Conquista: se torna mais fácil se o grupo age de acordo com os pontos acima. Toda conquista leva à... - Celebração: fundamental em equipes de alta performance, que estejam juntas para comemorar as pequenas e as grandes conquistas, pois estreita os laços de comunicação de forma genuína. - Compartilhamento: de informações com outras áreas e equipes, para que diminua a curva de aprendizado dos indivíduos e a empresa ganhe em escala. - Continuidade / Correção: verificação do que deu certo e do que não deu dentro da estratégia traçada, para eventual ajuste. - Causa: “C” central da mandala, que faz toda a engrenagem rodar. Refere-se ao motivo e à forma que fazem as coisas serem como são.
  • 3. Tecnologia e Fórmula 1 E como o ambiente de alta performance e Fórmula 1 está intimamente relacionado ao mundo da Tecnologia da Informação e Negócios e ao trabalho em equipe? Cadu Lemos aponta que “embora isto se aplique a todos aqueles que trabalham juntos, presencial ou virtualmente, a TI é um cenário muito adequado, pois diariamente exige demanda, pressão por resultados e por inovação, assim como no automobilismo”. Tecnologia, inovação e alta performance andam juntas na Fórmula 1 que, inclusive, empresta recursos até para a NASA, a agência espacial norte-americana, em alguns projetos. E a Microsoft, por sua vez, está presente com suas soluções em várias equipes da F-1, como Ferrari e McLaren. Assista aos vídeos com os cases da Ferrari e da McLaren.

×