Ppt o fim da 1ª república

8,390 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
8,390
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
338
Actions
Shares
0
Downloads
107
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Ppt o fim da 1ª república

  1. 1. O fim da 1ª República 1. Que motivos levaram ao fim da 1ª República? A 1ª Guerra Mundial Entre 1914 e 1918, um conflito envolveu muitos países – a 1ªGuerra Mundial. Um lado era liderado pela Inglaterra e o outro pela Alemanha. Emcausa estavam muitos problemas e, entre eles, a luta pelo domíniode territórios africanos. ( Ler p. 21 –diário de um republicano)Problemas surgidos após a guerra ( Ler p. 23 –diário de um republicano) A participação de Portugal na 1ª Guerra Mundial veio agravar osproblemas que afetavam o país e que contribuíram para o fim da 1ªRepública: • A crise económica •A instabilidade política
  2. 2. O fim da 1ª República 1ª Guerra Mundial Países que lideravam a guerra:Início: 1914 Fim: 1918 Alemanha e Inglaterra Portugal entrou no conflito porque:Chama-se mundial porque: só assim podia garantir a posse dosenvolveu muitos países territórios em África.Portugal entrou nela apedido de: Inglaterra
  3. 3. O fim da 1ª RepúblicaProblemas surgidos depois da guerra:• A guerra agravou a situação financeira e o governo teve de pedirdinheiro emprestado ao estrangeiro para pagar as despesasmilitares e os produtos importados, fazendo crescer mais a dívidaexterna e aumentando os impostos para pagar os empréstimos.• Alguns alimentos começaram a faltar; os preços aumentarammuito e os salários não acompanharam a rápida subida dos preços.
  4. 4. O fim da 1ª República A instabilidade governativa A 1ª República, regime que vigorou entre 1910 e 1926, caracterizou-sepor uma grande instabilidade política. O governo e o Presidente da República eram responsabilizados pelafalta de soluções. Por isso, os governos eram frequentemente demitidos. Desta forma, não era possível concretizar medidas importantes parasolucionar os graves problemas que afetavam o país. Os protestos dos trabalhadores, as greves, os assaltos aos armazénsde alimentos e os atentados à bomba eram frequentes. Gerou-se um descontentamento geral e houve quem defendesse anecessidade de um governo forte. (Ler Doc. 1, p. 22 manual)
  5. 5. O fim da 1ª República Em 28 de Maio de 1926, uma ação militar pôs fim à 1ª República. Razões do golpe militar de 28 de Maio de 1926 Problemas agravados com a 1ª guerra mundialDespesas Aumento Conflitos Queda dedo Estado Falta de Baixos da dívida entre muitos com a alimentos salários externa partidos governos guerra Grave crise económica Descontentamento social Instabilidade governativa Golpe militar de 28 de Maio de 1926 Pôs fim à 1ª República (Ficha Trab- 18, p. 80, caderno atividades)

×