Portugal na segunda metade do século XIX

18,197 views
17,726 views

Published on

Published in: Education
1 Comment
2 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
18,197
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
301
Actions
Shares
0
Downloads
420
Comments
1
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Portugal na segunda metade do século XIX

  1. 1. Portugal na segunda metade do Século XIX
  2. 2. Portugal na 1ª metade do século XIX• Destruído –invasões francesas e lutas entre liberais e absolutistas.• Empobrecido – gastos com as guerras e a perda dos lucros vindos do Brasil.• Atrasado – não tinham sido introduzidas as inovações tecnológicas verificadas noutros países. Atraso económico
  3. 3. Na 2ª metade do século XIX, os governos liberais (Regeneração) vão conseguir : (Ler definição p. 68 manual)• Recuperar Portugal do atraso em que se encontrava.• Fizeram uma série de leis com o objetivo de desenvolver e modernizar Portugal.
  4. 4. O período da modernizaçãoNo final do reinado de D.Maria II iniciou-se o períododa modernização do reino.Foram os seus descendentesque assistiram às principaismudanças e inovações.
  5. 5. A modernização do reinoModernização das vias decomunicação e dos meios detransporte.A política de Obras Públicas do períododa Regeneração foi designadapor fontismo devido à ação doministro Fontes Pereira de Melo. Fontes Pereira de MeloPreocupado em recuperar o país do atraso económico e tecnológico, Fontes encetouuma política de construção de novas vias de comunicação e transportes(estradas, caminhos de ferro, pontes, faróis, portos), e desenvolvimento dos novosmeios de comunicação (telégrafo e telefone).
  6. 6. Transportes e vias de comunicação1- Construção de uma rede de estradas em macadame → mala posta oudiligência que transportava pessoas e correio. (Analisar quadro fig. 2 p. 68 manual)A deslocação das pessoas passou a ser mais fácil, rápida e segura.
  7. 7. Transportes e vias de comunicação2 - Caminhos de ferro → comboio a vapor
  8. 8. Transportes e vias de comunicaçãoO Comboio foi considerado a grande invenção do séc. XIXA primeira viagem de comboio fez-se em 1856, na linha queligava Lisboa ao Carregado.
  9. 9. Transportes e vias de comunicaçãoCarruagem privativa da rainha D. Maria Pia oferecida por seu pai, o rei VítorEmanuel, aquando do seu casamento com o rei D. Luís em 1862.A carruagem é puxada pela locomotiva a vapor “D. Luiz”.
  10. 10. Transportes e vias de comunicaçãoO comboio, tornou-se rapidamente no mais importante meio detransporte da época.• Transportava mais pessoas e mercadorias.• Era mais rápido, mais barato e mais seguro, aumentando assim a mobilidade das pessoas. (ver definição p. 70 manual) A mais fácil circulação de mercadorias contribuiu para o desenvolvimento da agricultura, da indústria e do comércio.
  11. 11. Transportes e vias de comunicaçãoPara os novos meios de transporte circularem (mala posta e comboio) foinecessário construir: linhas férreas, túneis, estações, viadutos e pontes.Estação de S. João da Madeira
  12. 12. Transportes e vias de comunicação Ponte ferroviária - Coimbra Ponte ferroviária – Foz TuaPonte ferroviária - Régua
  13. 13. Transportes e vias de comunicação Ponte ferroviária D. Maria Pia, Gaia-Porto, inaugurada em 1877
  14. 14. Transportes e vias de comunicação
  15. 15. Transportes e vias de comunicaçãoPonte rodoviária Luís I – Gaia-Porto –(em substituição da PontePênsil), inaugurada em 1886.
  16. 16. Transportes e vias de comunicaçãoTransportes marítimos No início do século XIX, em Inglaterra, a máquina a vapor é aplicada aos navios de madeira que eram movidos por rodas de pás.Em 1859, constrói-se oGreat Eastern, oprimeiro navio emferro com máquina avapor.
  17. 17. Transportes e vias de comunicaçãoEm Portugal, na 2ª metade do século XIX, os barcos a vapor começam asubstituir os barcos à vela. Construção e remodelação de portos e faróis (facilitar e garantir a segurança das navegações)
  18. 18. Transportes e vias de comunicação Porto da barra do Douro e Ponte Pênsil
  19. 19. Transportes e vias de comunicaçãoPara receber os grandes transatlânticos aumentou-se o porto de Lisboa econstruiu-se o porto artificial de Leixões.No final do século, as dificuldades de navegação na barra do Douro e oaparecimento dos navios a vapor, determinaram a construção do portoartificial de Leixões (1884-1892).
  20. 20. Transportes e vias de comunicaçãoConstrução do porto artificial de Leixões
  21. 21. Transportes e vias de comunicaçãoConstruíram-se faróis ao longo da costa para orientar osgrandes navios a vapor. Farol do Cabo Raso erguido em 1894
  22. 22. Transportes e vias de comunicaçãoO Farol de Aveiro (erguido em 1893) é o mais alto de Portugal e estáclassificado como um dos 26 maiores do mundo. Ergue-se a 66 metros acima donível do mar, com uma altura de 62 metros. A escadaria é composta por 271degraus em pedra e em forma de caracol.
  23. 23. Transportes e vias de comunicação Ainda no final do séc. XIX, (1895) começaram a circular em Portugal os primeiros automóveis. Este novo meio de transporte irá marcar o séc. XXPanhard Levassor Fiat
  24. 24. A mobilidade das pessoas O desenvolvimento das Alterações Facilitaram atividades económicas provocadas pelos novos A troca de ideias e meios de informaçõestransporte e vias de As cidades do litoral cresceramcomunicação Alteraram o Os campos foram espaço atravessados por estradas e caminhos de ferro

×