Treinamento básico para chaveiro parte 1

4,428 views
4,163 views

Published on

Introdução
Lição 1: Por trás da Fechadura e da Chave
Lição 2: A Fechadura Cilíndrica

Published in: Education
0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
4,428
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
19
Actions
Shares
0
Downloads
161
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Treinamento básico para chaveiro parte 1

  1. 1. Obtenha o máximo de desempenho
  2. 2. Obtenha o máximo de desempenho1. Introdução2. Lição 1 - Por trás da Fechadura e da Chave3. Lição 2 - A Fechadura Cilíndrica4. Lição 3 - O Elo mais Fraco5. Lição 4 - Diversidade de Fechaduras6. Lição 5 - Recodificando a Fechadura7. Lição 6 - O Código do Arrombador8. Lição 7 - Conhecendo o Cadeado com Segredo/Combinação9. Lição 8 - Travas Elétricas10.Lição 9 - Abrindo o seu negócio11.Lição 10 - Calculando o Preço dos Serviços12.Lição 11 - Controle Diário de Caixa13.Lição 12 - Como Registrar seu NegócioCada lição inclui uma lista de tarefas sugeridas e um conjunto de perguntas deteste.
  3. 3. Obtenha o máximo de desempenhoA maioria das pessoas carrega de 5 (cinco) a 10 (dez) chaves com elas,sempre que saem. Em seu anel porta chaves, você pode ter várias chavespara a casa, uma ou duas para o carro e algumas para o escritório ou casade um amigo.
  4. 4. Obtenha o máximo de desempenhoSeu molho de chaves é uma demonstração clara de como é onipresente atecnologia de travas. Você provavelmente interage com dúzias defechaduras todas as semanas.A principal razão que nós usamos fechaduras o tempo todo é que elas nosdão uma sensação de segurança. Mas em filmes e na televisão, espiões,detetives e assaltantes abrem as fechaduras com muita facilidade, às vezesusando somente um par de clipes. Este é umpensamento preocupante, para dizer o mínimo: é realmente possível quealguém consiga abrir um cadeado com tanta facilidade?Neste curso, vamos aprender o funcionamento dos cadeados oufechaduras, explorar esta tecnologia fascinante e aprender todos ossegredos desta arte. Vamos aprender como se tornar um chaveiroprofissional.
  5. 5. Obtenha o máximo de desempenho
  6. 6. Obtenha o máximo de desempenhoChaveiros definem "arrombar fechaduras" (*lock-picking) ou michar, como amanipulação dos componentes de uma fechadura de modo a abrir afechadura sem a chave.Para entender o arrombamento de fechaduras, então, primeiro você tem quesaber como fechaduras e chaves funcionam. Fechaduras são feitas de todasas formas e tamanhos,com muitas variações de design inovadores.Você pode ter uma idéia clara do processo de arrombar fechadurasexaminando uma fechadura simples, representativa. A maioria dasfechaduras são baseadas em conceitos bastantesemelhantes.
  7. 7. Obtenha o máximo de desempenhoUma fechadura padrão deadbolt - sem mançaneta. Quando você vira achave, o pino desliza em um entalhe na armação de porta.
  8. 8. Obtenha o máximo de desempenho•Lock-picking:Lock picking é a técnica de abrir fechaduras, maçanetas ou cadeados semutilizar chaves através da manipulação do mecanismo de fechamento.Geralmente, os chaveiros possuem os equipamentos de lock picking parautilizar no trabalho. O lock picking é usado tanto em casos de emergênciacomo para fins criminais. É permitido adquirir ferramentas para lock picking,porém usá-las com fins criminais pode ser punível.Foi criado em meados do século XV, usando ferramentas bastantesprimitivas o equipamento evitava o arrobamentos de portas permitindoassim surgir um mercado próprio para a nova técnica que se aperfeiçooucom o tempo.
  9. 9. Obtenha o máximo de desempenhoPense na fechadura deadbolt/sem maçaneta normal, que você poderiaencontrar em uma porta da frente.Em uma fechadura sem maçaneta normal, uma lingüeta ou trinco móvel ficaembutido na porta e pode ser estendido para o lado de fora. Essa lingüetafica alinhada com uma fenda no batente. Quando você gira a fechadura, alingüeta entra na fenda do batente e a porta fica trancada. Quando você faza lingüeta voltar, a porta fica destrancada.A única função da fechadura sem maçaneta é facilitar a abertura da portapara quem tem a chave e dificultá-la para quem não tem.
  10. 10. Obtenha o máximo de desempenho
  11. 11. Obtenha o máximo de desempenhoO projeto de fechadura mais comum é a fechaduracilíndrica.A maioria das fechaduras sem maçaneta usauma fechadura cilíndrica. Na fechadura cilíndrica, achave gira um tambor ou cilindro da fechadura, quegira um came (uma peça giratória com um eixodeslocado) anexado.Quando o cilindro é girado para um lado, o camepuxa a lingueta e a porta pode ser aberta. Quando ocilindro gira para o outro lado, o came solta a linguetae a mola a movimenta para que a porta fiquetrancada.Em uma fechadura sem maçaneta, não hámecanismo com mola - o cilindro desliza a linguetapara frente e para trás.Uma fechadura sem mola é mais segura do que umtrinco acionado por mola, pois é muito mais difícilempurrar a lingueta pelo lado da porta.
  12. 12. Obtenha o máximo de desempenhoDentro de uma fechadura cilíndrica, há umaespécie de quebra-cabeça que somente achave correta pode resolver. A variaçãoprincipal na confecção das fechaduras é anatureza desse quebra-cabeça.
  13. 13. Obtenha o máximo de desempenhoUm dos quebra-cabeças mais comuns - e um dos mais fáceis de ser violados - éo modelo com pino e tranqueta.Os componentes principais no desenho da tranqueta e pino são uma série de pinospequenos de comprimento variado.
  14. 14. Obtenha o máximo de desempenhoOs pinos são divididos em pares. Cada par fica assentado num canal que atravessa ocilindro central e o suporte em volta do cilindro. As molas na parte superior dos canaismantêm os pares de pinos na posição dentro do cilindro. Quando nenhuma chave éintroduzida, o pino inferior de cada par fica completamente dentro do cilindro, ao passoque o pino superior fica posicionado metade no cilindro e metade no suporte. A posiçãodesses pinos superiores não permite que o cilindro gire.Veja como funciona: Quando você introduz uma chave, a série de entalhes da chaveempurra os pares de pinos para níveis diferentes.A chave incorreta empurra os pinos de modo que a maioria dos pinos superiores ficaparte no cilindro e parte no suporte.A chave correta empurrará cada par de pinos o suficiente para que o ponto onde osdois pinos ficam juntos se alinhe perfeitamente com o espaço onde o cilindro e osuporte ficam juntos (esse ponto é chamado de linha de transição).Em outras palavras, a chave empurrará os pinos para cima de modo que todos ospinos superiores ficam inseridos completamente no suporte, e os inferiores ficamcompletamente dentro do cilindro. Sem nenhum pino do suporte em seu caminho, ocilindro gira livremente e você pode empurrar a lingueta para dentro e para fora.
  15. 15. Obtenha o máximo de desempenhoEsses são os pinos em uma fechadura de tranqueta e pino quando nenhuma chave éinserida (em cima) e quando a chave correta é inserida (embaixo).Quando a chave correta é inserida, todos os pinos são empurrados até o mesmonível. Ou seja, quando a chave correta é inserida os Pinos sobem até o nível da"Linha de transição“Esse modelo simples de quebra-cabeça é muito eficaz. Como os pinos estãoescondidos dentro da fechadura, é bastante difícil para a maioria das pessoas girar ocilindro sem a chave correta. Mas, com bastante prática, é possível resolver oquebra-cabeça por outros meios.Na próxima lição, veremos como um chaveiro trabalha com este tipo de fechadura.

×