Your SlideShare is downloading. ×
  • Like
02 A Dispensacao Inocencia
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Now you can save presentations on your phone or tablet

Available for both IPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

02 A Dispensacao Inocencia

  • 16,175 views
Published

 

Published in Spiritual
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
16,175
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22

Actions

Shares
Downloads
42
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. ADNA – Assembléia de Deus Nova Aliança – Cuiabá-MT - www.adna.com.br – CIEADESPEL - www.cieadespel.com.br – CGADB - www.cgadb.com.br Pb. Adilson Barros Yule, www.conhecadeus.com.br     [email_address]    (0xx65) 3052-3299 / 9981-5466 Fonte de Pesquisa: A Dispensação da Inocência D eus criou o homem como à coroa e glória de toda a criação, sua própria imagem, para ser ele o regente e cabeça da criação perfeita do mundo edênico . A Bíblia – O Plano Divino revelado aos Homens Estudo Sistemático da Bíblia
  • 2. Bíblia – O Plano Divino revelado aos homens ADNA – ASSEMBLÉIA DE DEUS NOVA ALIANÇA - Cuiabá-Mt - Pb. Adilson Yule [email_address] www.conhecadeus.com.br SATANÁS O querubim ungido TERRA ORIGINAL A TERRA CAÓTICA A TERRA RESTAURADA SATANÁS DEPOSTO Tornou-se o chefe das potestades do ar. “ No principio, criou Deus os céus e a terra ” . Gn 1.1 “ Perfeito eras nos teus caminhos, desde o dia em que foste criado, até que se achou iniqüidade em ti ” . Ez 28.15 “ Tu eras querubim ungido para proteger, e te estabeleci; no monte santo de Deus estavas, no meio das pedras afogueadas andavas ” . Ez 28.14 “ Elevou-se o teu coração por causa da tua formosura, corrompeste a tua sabedoria por causa do teu resplendor; por terra te lancei , diante dos reis te pus, para que olhem para ti ” . Ez 28.17 “ E a terra era sem forma e vazia; e havia trevas sobre a face do abismo; e o Espírito de Deus se movia sobre a face das águas ” . Gn 1.2 “ E disse Deus: Haja luz. E houve luz ” . Gn 1.3 “ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo réptil que se 4move sobre a terra ” . Gn 1.26 SATANÁS DEPOSTO Tornou-se o chefe das potestades do ar. Gn 1.3; Gn 2.3; 2 Pe 3.7 A Terra Presente
  • 3. Bíblia – O Plano Divino revelado aos homens ADNA – ASSEMBLÉIA DE DEUS NOVA ALIANÇA – Cuiabá-MT - www.adna.com.br - Pb. Adilson Yule www.conhecadeus.com.br “ Revesti-vos de toda a armadura de Deus, para que possais estar firmes contra as astutas ciladas do diabo; porque não temos que lutar contra carne e sangue, mas, sim, contra os principados, contra as potestades, contra os príncipes das trevas deste século, contra as hostes espirituais da maldade, nos lugares celestiais ” . Ef 6.11,12 SATANÁS DEPOSTO Tornou-se o chefe das potestades do ar. “ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher : É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim? ” . Gn 3.1 “ Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis ” . Gn 3.4 “ E porei inimizade entre ti e a mulher e entre a tua semente e a sua semente; esta te ferirá a cabeça , e tu lhe ferirás o calcanhar ” . Gn 3.15 Gn 1.3; Gn 2.3; 2 Pe 3.7 A Terra Presente
  • 4. ADNA – Assembléia de Deus Nova Aliança – Cuiabá-MT - www.adna.com.br – CIEADESPEL - www.cieadespel.com.br – CGADB - www.cgadb.com.br Pb. Adilson Barros Yule, www.conhecadeus.com.br     [email_address]    (0xx65) 3052-3299 / 9981-5466 A Criação do Homem.
    • D eus criou o homem como à coroa e glória de toda a criação, sua própria imagem, para ser ele o regente e cabeça da criação perfeita do mundo edênico .
    “ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Gn 1.26,27
    • A dão foi feito do pó da terra, consoante o Filho de Deus, embora esse ainda não se tivesse encarnado. Cristo iria reinar sobre a criação através do seu representante, o homem (Lc 3.38) .
    “ Passeava no jardim pela viração do dia”. Gn 3.8
    • H avia íntima comunhão entre Deus e o homem, pois notamos que Deus “passeava no jardim pela viração do dia” (Gn 3.8) .
    A Bíblia – O Plano Divino revelado aos Homens Estudo Sistemático da Bíblia
  • 5. ADNA – Assembléia de Deus Nova Aliança – Cuiabá-MT - www.adna.com.br – CIEADESPEL - www.cieadespel.com.br – CGADB - www.cgadb.com.br Pb. Adilson Barros Yule, www.conhecadeus.com.br     [email_address]    (0xx65) 3052-3299 / 9981-5466 A Posição do Homem. “ E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem conforme à nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra. E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; macho e fêmea os criou”. Gn 1.26,27
    • O homem foi dotado de inteligência perfeita e capacidade para poder administrar o mundo segundo a mente de Cristo. Deu nomes aos animais, sendo orientado por uma intuição dos propósitos divinos a seu respeito .
    “ Porque todos pecaram e destituídos estão da glória de Deus”. Rm 3.23
    • O homem sabia por intuição e não por processos didáticos. O primeiro homem era perfeito físico, mental e moralmente. Em Romanos 3.23 descobrimos que ele tinha a glória de Deus .
    • H avia íntima comunhão entre Deus e o homem, pois notamos que Deus “passeava no jardim pela viração do dia” (Gn 3.8) .
    A Bíblia – O Plano Divino revelado aos Homens Estudo Sistemático da Bíblia
  • 6. ADNA – Assembléia de Deus Nova Aliança – Cuiabá-MT - www.adna.com.br – CIEADESPEL - www.cieadespel.com.br – CGADB - www.cgadb.com.br Pb. Adilson Barros Yule, www.conhecadeus.com.br     [email_address]    (0xx65) 3052-3299 / 9981-5466 O Surgimento do Homem. “ Pelo que, como por um homem entrou o pecado no mundo, e pelo pecado, a morte, assim também a morte passou a todos os homens, por isso que todos pecaram”. Rm 5.12
    • P ara muitos, Adão e Eva não passam de mitos e fábulas. São seres humanos que querem de todas as formas negar a história bíblica por não desejarem saber a verdade, pois esta pode proporcionar-lhes muitos incômodos respeito .
    • J esus citou o fato da existência de Adão e Eva como real historicamente sem qualquer nuance de dúvidas (Mt 19.4-6) .
    • A raça humana é oriunda de um único ser, Adão (Rm 5.12) .
    “ Ele, porém, respondendo, disse-lhes: Não tendes lido que aquele que os fez no princípio macho e fêmea os fez criou”. Mt 19.4 A Bíblia – O Plano Divino revelado aos Homens Estudo Sistemático da Bíblia
  • 7. ADNA – Assembléia de Deus Nova Aliança – Cuiabá-MT - www.adna.com.br – CIEADESPEL - www.cieadespel.com.br – CGADB - www.cgadb.com.br Pb. Adilson Barros Yule, www.conhecadeus.com.br     [email_address]    (0xx65) 3052-3299 / 9981-5466 A Falha do Homem. “ Ora, a serpente era mais astuta que todas as alimárias do campo que o SENHOR Deus tinha feito. E esta disse à mulher : É assim que Deus disse: Não comereis de toda árvore do jardim”. Gn 3.1
    • A proveitando-se da serpente , a mais sagaz das criaturas do Jardim, conseguiu o seu intento maligno .
    • O ardil usado por ele foi a dúvida que conseguiu introduzir na mente da mulher, por meio de insinuação muito disfarçada. “ È assim que Deus disse: Não comereis de toda arvore do Jardim? ” perguntou ele. “ Será possível que Deus faria uma coisa dessas, proibir a vocês de comer duma arvore neste Jardim? ” foi sua interrogação maliciosa .
    • D epois de certo tempo, entrou no paraíso edênico aquele elemento estranho, “ Satanás ”, cujo único objeto era introduzir confusão no ambiente de paz (Gn 3.1-9) .
    “ Então, a serpente disse à mulher: Certamente não morrereis ”. Gn 3.4
    • M as Eva não foi obrigada a aceitar essa calúnia venenosa. Ela deveria ter terminado logo a conversa tendenciosa contra a Pessoa do Criador .
    A Bíblia – O Plano Divino revelado aos Homens Estudo Sistemático da Bíblia 1 – Conhecimento do mal , Ao desobedecer, ele adquiriu esse conhecimento do pecado, e por essa razão foi-lhe proibido comer do fruto da arvore do conhecimento do bem e do mal (Gn 3.22). Os resultados da queda. 2 – A perda da Comunhão com Deus , Havendo quebrado a lei de Deus, o homem sentiu-se envergonhado na sua presença. Essa vergonha destruiu a comunhão com Deus, causando um grave prejuízo. 3 – Separou-se de Cristo , Até então Adão havia sido sustentado pela fé na Palavra de Deus. Portanto, quando o homem rejeitou a Palavra de Deus, que lhe era o Pão da vida, perdeu essa vida espiritual em Cristo. O homem tornou-se morto em seus delitos e pecados. 4 – O Espírito do homem ficou em estado de morte , Destituído do Espírito Santo, o espírito do homem passa ao estado de “morte” espiritual. Foi o caso de Adão e Eva.
  • 8. ADNA – Assembléia de Deus Nova Aliança – Cuiabá-MT - www.adna.com.br – CIEADESPEL - www.cieadespel.com.br – CGADB - www.cgadb.com.br Pb. Adilson Barros Yule, www.conhecadeus.com.br     [email_address]    (0xx65) 3052-3299 / 9981-5466 A Natureza Humana.
    • A Bíblia revela que a “ natureza humana ”, criada à imagem de Deus, é trina e uma, composta de três componentes, a saber: “ espírito ”, “ alma ” e “ corpo ” (1 Ts 5.23; Hb 4.12). Deus formou Adão do pó da terra (seu corpo) e soprou nas suas narinas o fôlego da vida (seu espírito), e ele tornou-se um ser vivente (sua alma) .
    • O “ espírito “(hb. ruach ; gr. pneuma ) pode ser definido, em resumo, como o componente imaterial do ser humano, em que reside a nossa faculdade espiritual, inclusive a consciência. É principalmente através desse componente que se tem comunhão com o Espírito de Deus .
    • A Bíblia ensina claramente que Deus, mediante decisão especial criou a raça humana, à sua imagem e semelhança. Por terem sidos à semelhança de Deus. Adão e Eva podiam comunicar-se com Deus. Adão e Eva tinham semelhança “ moral ” com Deus, por serem justos e santos, com um coração capaz de amar e também determinado a fazer o que era bom .
    • A “ alma “ (hb. Nephesh ; gr. Psyche ), frequentemente traduzida por “ vida ”, pode ser definida, de modo resumido, como os aspectos imateriais da mente, das emoções e da vontade, no ser humano, resultantes da união entre o espírito e o corpo . A alma juntamente com o espírito humano, continuará a existir após a morte física da pessoa. A alma está tão ligada à natureza imaterial do ser humano, que, às vezes, o termo “alma” é usado como sinônimo de “ pessoa ” .
    • O “ corpo “ (hb. basar ; gr. soma ) pode ser definido, em resumo, como o componente do ser humano que volta ao pó quando a pessoa morre (às vezes, é chamada “ carne ”) .
    A Bíblia – O Plano Divino revelado aos Homens Estudo Sistemático da Bíblia