Desenvolvimento web com groovy e grails.

930 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
930
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
21
Actions
Shares
0
Downloads
26
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Desenvolvimento web com groovy e grails.

  1. 1. Desenvolvimento Ágil com Groovy e Grails bryanollivie@gmail.com
  2. 2. JAVA EE● A criação da plataforma Java Enterprise Edition em 1999.● Dificuldade no gerenciamento da complexidade das aplicações.
  3. 3. Struts● Struts, primeiro de sucesso para JEE.
  4. 4. Java● Outras tecnologias foram surgindo com o mesmo objetivo do Struts: facilitar o desenvolvimento de aplicações web na plataforma JEE
  5. 5. Problemas● A plataforma Java também apresentava aumento em sua complexidade.● Substituição de parte das funcionalidades por ferramentas como o Hibernate.
  6. 6. Problemas● Dificuldade na criação e configuração do ambiente.● Tarefas repetitivas executadas manualmente.● Não havia convenções nítidas● Configurar a aplicação se tornou muito difícil● Os frameworks eram muito parecidos● Desenvolver aplicações web foi se tornando cada vez mais tedioso.
  7. 7. Mudança de paradigma.
  8. 8. Surgimento do Grails● Implementar um framework baseado nos mesmos princípios do RoR na plataforma Java: surge o Grails.● Para começar, a linguagem usada não é Java, e sim Groovy. Por que Groovy?
  9. 9. Groovy● Groovy resolve algumas inconveniências da linguagem Java de uma maneira bastante elegante.● Trata-se de uma linguagem dinâmica.● Groovy é compilado diretamente para bytecode.
  10. 10. Groovy● Suporte a closures.● Suporte a tipos de dados complexos.● Inspirada nas linguagens Python, Ruby e Smalltalk.
  11. 11. Grails● Framework de desenvolvimento web.● Desenvolvido em código aberto.● Paradigma de programação por convenção.
  12. 12. Grails● Projetado para ser um ambiente de alta produtividade.● Baixa curva de aprendizado● Utilização com código legado.
  13. 13. Arquitetura do Grails
  14. 14. PROJETO

×