Fibonacci

574 views

Published on

A surpreendente historia de um dos maiores matemáticos já conhecido.!!!!

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
574
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
13
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Fibonacci

  1. 1. LEONARDO FIBONACCI
  2. 2. SUA HISTORIA  Leonardo Pisano ou Leonardo de Pisa (1170-1250) - também conhecido como Fibonacci .  Dito como o primeiro grande matemático europeu depois da decadência helênica.  É considerado como o mais talentoso matemático da Idade Média.
  3. 3. Suas primeiras descorbertas.  Viajou através dos países mediterrâneos para estudar junto a conhecidos matemáticos árabes de seu tempo.  Fibonacci convenceu-se da superioridade dos algarismos árabes em comparação aos algarismos romanos, que eram utilizados pelos europeus à época.  Desde muito jovem Leonardo visitou o Oriente e o Norte da África, onde o sistema de numeração hindu era já largamente usado.
  4. 4. Os algarismos árabes.
  5. 5. Sua obra prima.  A sequência de Fibonacci consiste em uma sequência de números, tais que, definindo os dois primeiros números da sequência como sendo 0 e 1, os números seguintes são obtidos através da soma dos seus dois antecessores. Portanto, os números são: 0,1,1,2,3,5,8,13,21,34,55,89,144,233,...
  6. 6. A sequência
  7. 7. Surge um problema.....  UM CASAL DE COELHOS, ELES PROCRIÃO UMA VEZ POR MÊS. ESTES FILHOTES LEVAM DOIS MESES PARA CRESSER E GERÃO UM NOVO CASAL DE COELHOS. AO LONGO DE DOZE MESES QUANTOS COEHOS SERÃO GERADOS?
  8. 8. Os coelhos.
  9. 9. O numero de ouro.
  10. 10. Observem que...  Se pegarmos os numeros da sequencia de fibonacci apartir do segundo numero e dividirmos pela propria sequencia apartir do primeiro numero vamos obter o valor do numero que converge para o numero de ouro.
  11. 11. Um desafio.  A divisão de 4068 por 12, ou a multiplicação destes mesmos números em algarismos romanos.
  12. 12. Contribuições de Fibonacci.  Ele mostra claramente a importância dos números arábicos na escritas de números.  O sistema de numeração Hindo-Árebe.  Muito se esforçou para introduzir este sistema de numeração na Europa. Fibonacci ficou conhecido também pela publicação de seu livro Liber Abaci, que significa livro de cálculos.
  13. 13. LIVROS CRIADOS...  Líber abacci (1202):Foi revisto em 1228. Foi neste livro que Fibonacci falou pela primeira vez do problema dos coelhos.  Practica geometriae (1220): Onde descreve seus conhecimentos sobre Geometria e Trigonometria.  Flos (1225):Neste Manuscrito Fibonacci apresenta as soluções de três problemas que lhe tinham sido colocados por João de Palermo, um membro da corte do Imperador Frederico II.  Liber quadratorum (1225): É o maior livro que Fibonacci escreveu, no qual aproxima raízes cúbicas, obtendo uma aproximação correta até a nona casa decimal.
  14. 14. FIM....

×