Solução de problemas 2014

426 views
179 views

Published on

Como solucionar problemas

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
426
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
9
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Solução de problemas 2014

  1. 1. Solução de Problemas Bruno Fonseca
  2. 2. Solução de Problemas 1) 2) 3) 4) 5) 6) Reconhecer e definir o problema Analisar e esclarecer o problema Rever soluções alternativas Escolher uma solução Por em prática a solução escolhida Avaliar a decisão
  3. 3. 1) Reconhecer e definir o problema - - Quais são os sintomas? Quando começaram a aparecer? O que aconteceu antes disso? Qual é exatamente o problema? De que forma esse problema afeta a mim e a minha organização? O que deixei de fazer para eliminar esse problema?
  4. 4. 2) Analisar e esclarecer o problema - - Quem reconhece o problema? Quem é afetado pelo problema? Como são afetados? Que outros fatores agravam o problema? De que forma você está envolvido nesse problema? Quem tem o poder de fazer as mudanças?
  5. 5. 3) Rever soluções alternativas - - Faça um brainstorming: Liste a mudança introduzida como resultado da sua decisão sobre o problema. Escolha as 3 principais prioridades da sua lista. Liste todas as idéias que surgirem na sua cabeça. Escolha a melhor idéia para acabar com seu problema. * Faça passo a passo
  6. 6. 4) Escolher uma solução - - Identifique as soluções escolhidas Identifique os critérios para avaliação Teste cada solução e suas alternativas e escolha a que seja mais adequada. Se necessário, teste as soluções com outras alternativas * Você tem que ser assertivo!
  7. 7. 5) Por em prática a solução escolhida - - - Que autoridade será necessária para prosseguir com a sua solução? Que entidades serão acionadas? Quais os maiores empecilhos que você precisará vencer? Quem precisa manter-se informado? Quem vai dar partida nesta ação?
  8. 8. 6) Avaliar a decisão - - - O que mudou? Que sistemas de acompanhamento foram usados? Quantificou-se algum resultado ou resposta ou métodos utilizados? Que áreas de melhoramento você notou?
  9. 9. Fim Há um ditado que diz que um problema ou uma crise é uma oportunidade perigosa é algo que traz uma tensão própria, mas também traz a possibilidade de uma solução criativa e útil.
  10. 10. Fim Há um ditado que diz que um problema ou uma crise é uma oportunidade perigosa é algo que traz uma tensão própria, mas também traz a possibilidade de uma solução criativa e útil.

×