Your SlideShare is downloading. ×
Manual do usuário
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Manual do usuário

4,959
views

Published on

Published in: Technology, Business

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
4,959
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
5
Actions
Shares
0
Downloads
19
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ÍNDICE1. Apresentação do CELO2. Instalando o CELO3. Cálculo de Espessura Esférica 3.1. Esférico Positivo (Hipermetropia) 3.2. Esférico Negativo (Miopia)4. Cálculo de Espessura Cilíndrica5. Cálculo de Espessura Mista 5.1. Esférico Positivo (Hipermetropia) com Cilíndrica 5.2. Esférico Negativo (Miopia) com Cilíndrica6. Cálculo de Espessura de Lentes Multifocais7. Uso das Imagens
  • 2. 1 - Apresentação do CELO O Programa CELO – Cálculo de Espessura de Lentes Oftálmicas, como o próprio nome sugere éum software desenvolvido para que se tenha uma “Aproximação” centesimal da espessura das lentesenviadas pelos Laboratórios. Os cálculos utilizados no CELO foram obtidos mediante modelagem matemática a partir dealgumas fórmulas já conhecidas de outrora para determinar espessuras das lentes oftálmicas. 2 – Instalando o CELO Caso esteja instalando a versão Gratuita disponível no nosso site, basta dar um duplo clique noarquivo Setup.exe, aceitar os termos de condições de uso e clicar em Próximo nas telas seguintes. Se você está instalando o CELO enviado por nós via mail, antes de mais nada é preciso terinstalado em seu computador o Winrar. Este software é gratuito e pode ser baixado emhttp://www.baixaki.com.br/download/winrar.htm. O nome do arquivo instalador do Winrar baixadonesse site é wrar400br. Dê um duplo click neste arquivo. Click em instalar. Na próxima tela click em Ok e na tela seguinte em Concluido. Pronto, o Winrarestá instalado em seu computador. Agora vamos descompactar o arquivo do CELO. Localize o arquivo Setup em seu computador.Depois click com o botão direito do mouse em cima do arquivo. Vá na aba Extrair para Setup comomostra a figura.
  • 3. Ao fazer isso, irá aparecer uma janela como mostra a figura abaixo. Digite a senha: celo. Será criada uma pasta chamada Setup. Dentro desta pasta está o arquivo de instalação chamadoSetup. Dê um duplo click neste arquivo, siga os passos clicando no botão Próximo, aceite os termos econdições e click novamente em Próximo em todas as outras janelas. Pronto, o CELO está instalado noseu computador. Após executar o instalador do CELO a primeira tela que aparecerá será a seguinte:
  • 4. Onde Hardware ID é o número que identifica a máquina a ser instalada e serial number é onúmero que o cliente receberá após efetuar contato conosco. O procedimento de registro é simples; após o usuário instalar o software, ao abrir a tela deregistro, basta anotar o número que irá aparecer no Hardware ID, enviar por e-mail para:sistemacelo@sistemacelo.com que nós enviaremos a chave de registro. Copie e cole o Serial recebidovia mail no campo Serial number. Clique em Registrar e, em seguida, clique em Ir . O serial do CELO é baseado no número do hardware, sendo assim, cada máquina é própria paraum sistema e, caso o usuário tente copiá-lo para outro computador, uma nova tela de registro seráaberta.
  • 5. 3 – Cálculo de Espessura Esférica 3.1 – Esférico Positivo (Hipermetropia): para utilizar o CELO faz-se necessário os seguintesdados: dioptria (grau da lente), ponte + aro, diagonal maior, espessura mínima (já estão disponíveisalgumas usadas pelos laboratórios) e a menor das DNP (distância nasal pupilar). Espessura Mínima: a espessura mínima é o valor no qual os laboratórios trabalham parapreservar a integridade das lentes. Como o próprio nome sugere, é a epessura mínima na qual umalente negativa deve possuir no centro da lente, uma vez que as lentes negativas concentrarão espessuranas bordas. O mesmo ocorre com as lentes positivas, sendo que a espessura mínima ocorrerá nasbordas pois, as lentes positivas possuem maior valor de espessura no centro. Pode-se configurarmanualmente a espessura mínima caso seja necessário, e nestes casos é bom consultar o laboratóriocaso o(a) técnico(a) não esteja seguro do valor. É importante respeitar os sinais das dioptrias, pois os mesmos são de extrema importância paraos cálculos. Sendo assim, tratando-se de Hipermetropia, ou seja, lentes positivas, o grau será sem sinal.Exemplo: Vamos calcular a espessura de uma lente cuja dioptria seja 2,75di de hipermetropia, 50mm dearo e 7mm de ponte (57mm Ponte + aro), 50mm de diagonal maior e 32,5mm de DNP menor para umalente de índice 1.60. Após todos os campo preenchidos, click no botão “Esférica”.
  • 6. Como estamos tratando de uma lente positiva, esta será a espessura de centro e a espessuramínima configurada será a espessura da borda. Sendo assim, no exemplo em questão a espessura decentro da lente sera de 2,5mm. 3.2 Esférico Negativo (Miopia): será ídem à espessura positiva, porém deveremos colocar osinal de negativo no grau, pois se trata de uma lente negativa. Exemplo dioptria -3.25di, ponte+aro iguala 63.5mm, DNP menor de 33mm, diagonal maior de 61.5mm e uma lente de alto índice 1.74.
  • 7. Neste caso, como trata-se de uma lente negativa, teremos a espessura na borda de 3,1mm e nocentro a espessura mínima de 1,2mm. Note também que o diâmetro da lente também é calculado afimde orientar o vendedor para ver se a lente vendida irá “encaixar” na armação. 4 – Cálculo de Espessura Cilíndrica A dioptria cilíndrica, como é sabido, diz respeito ao astigmatismo e, como tal, também possuisinal negativo possuindo espessura concentrada nas bordas; entretanto, alguns oftalmologistas ascolocam com sinal positvo e nestes casos se faz necessário a transposição. O CELO fará a transposiçãodo grau e do eixo, pois este será levado em conta quando o usuário for utilizar os desenhos paraverificar a localização das espessuras. Exemplo (sem necessidade de transpor): -4,25di de astigmatismo,68mm de ponte + aro, 31,75mm de DNP menor e 71mm de diagonal maior para uma lente de índice1.53. Após todos os campos preenchidos, clique no botão “Cilíndrica” .
  • 8. 5 – Cálculo de Espessura Mista 5.1 - Esférico Positivo (Hipermetropia) com Cilíndrica: Iremos usar este cálculo quandotivermos uma lente positiva e cilíndrica ao mesmo tempo. Exemplo: (usando a transposição) Esférico1.5di e Cilíndrico 3di, com 60mm de ponte + aro, 31mm de DNP menor e 55mm de diagonal maior paraum índice de 1.49. Note que preenchemos o valor da dioptria cilíndrica com o valor positivo. O software avisará aousuário sempre que um dos campos estiver preenchido errado, ou simplesmente não estiverpreenchido. Agora vamos transpor este grau para podermos efetuar o cálculo da espessura.
  • 9. Após a transposição o grau esférico foi adicionado de 3di; o cilíndrico passou a ser negativo e oeixo que antes era 60º passou a ser 150º. Após feita a transposição, basta clicar no botão “Esférica” paratermos a espessura de centro e clicar no botão “Cilíndrica” para obtermos a espessura da borda. 5.2 - Esférico Negativo (Miopia) com Cilíndrica: ídem à anterior. Exemplo: Esférico -1.25di,Cilíndrico -2di, ponte + aro igual a 65mm, DNP menor de 33mm e diagonal maior com 58mm para umíndice de 1.56.
  • 10. 6 - Cálculo de Espessura de Lentes Multifocais Nas lentes multifocais o cálculo da espessura fica com uma diferença um pouco maior; nos casostestados teve um desacerto máximo de 0.55mm, devido a surfaçagem da lente. Para calcular aespessura nas lentes multifocais usa-se o grau de longe. Os demais campos serão preenchidos damesma maneira. 7 – Uso das Imagens As informações que aparecem nas imagens dizem respeito sempre às espessuras que aparecemna primeira linha, sendo as outras servindo apenas para comparação entre estas. Após efetuar os cálculos, basta clicar na aba “IMAGENS” e escolher a figura cujo layout melhorse assemelha ao da armação que está vendendo; dê um duplo clique na imagem e ela aparecerá emmaior escala indicando-lhe a localização das espessuras. Pegamos como exemplo os cálculos dasespessuras do desenho anterior para ilustrar.