1ºgeração de computadores
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Like this? Share it with your network

Share

1ºgeração de computadores

on

  • 2,093 views

 

Statistics

Views

Total Views
2,093
Views on SlideShare
2,093
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
50
Comments
0

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

1ºgeração de computadores Presentation Transcript

  • 1. PRIMEIRA GERAÇÃO DE COMPUTADORES NOMES: ALEX RAMOS, BRUNA VIEIRA E DALVAM AIRES PROF.: IVANILTON TURMA: 1ºTI
  • 2. 1ª GERAÇÃO (1940 - 1952): Os primeiros computadores eram constituídos de válvulas eletrônicas. Eles eram grandes, caros, lentos e queimavam com grande facilidade. O computador tinha apenas uso científico e estava instalado nos grandes centros de pesquisa. Isto caracterizou a Primeira Geração de Computadores. Estas válvulas eram ligadas por Kms de fios ligados manualmente. Isto explica as enormes dimensões físicas dos computadores. Durante a 1ª Geração a programação era feita diretamente em linguagem de máquina que além de difícil era demorado. As operações de cálculos eram realizadas em milissegundos. Realizando 39.000 adições/segundos. Era constituída por todos os computadores construídos a base de válvulas a vácuo, e que eram aplicados em campos científicos e militares. A única forma de armazenar dados era através de cartões perfurados.
  • 3. Z1 Entre 1935 e 1938, Konrad Zuse projetou e construiu uma série de máquinas eletromecânicas Essa série de máquinas construídas, ficaram conhecidas como Z-1, Z-2, Z- 3 e Z-4. As máquinas de Zuse utilizavam aritmética binária e já apresentavam uma organização interna similar à dos computadores modernos. Enquanto isso, entre 1936 e 1939, o primeiro computador eletrônico digital foi resultado dos trabalhos de John Vincent Atanasoff, que na busca de um meio para resolver equações lineares, teve a idéia de combinar simultaneamente um circuito eletrônico, com uma memória de varredura mecânica usando capacitores. No período da Segunda Guerra Mundial, o computador torna-se uma ferramenta necessária para auxiliar no cálculo de tabelas de balística para canhões navais e artilharia anti-aérea. ABC
  • 4. 1946 – Consideram este como o ano do início da “história da computação moderna”, com o lançamento do ENIAC (Electronic Numeric Integrator and Computer – Computador Integrador Numérico Eletrônico),desenvolvido por John Presper Eckert Jr e John Mauchly, junto com cientistas da Universidade da Pensylvânia e em parceria com o Governo dos EUA. O ENIAC tinhas as seguintes características: - Totalmente eletrônico - 17.468 válvulas - 500.000 conexões de solda - 30 toneladas de peso - 180 m² de área construída - 5,5 m de altura - 25 m de comprimento - 2 vezes maior que MARK I 1947 - Foi apresentado o primeiro Transistor, desenvolvido por John Bardeen, Walter Brattain e William Shockley. Seu papel era resolver os problemas que o computador a válvula apresentava – alto consumo de energia, aquecimento elevado e grandes dimensões.
  • 5. 1949 – A equipe de Maurice Wilkes, concluiu o primeiro computador eletrônico digital que armazenava o próprio programa, o EDSAC (electronic Delay Storage Automatic Computer). 1951 – J.Presper e Mauchly lançaram o primeiro computador disponível comercialmente, o UNIVAC-I (universal Automatic Computer. Foi o 1º a manusear dados numéricos e alfabéticos. 1953 – Lançado o 1º computador digital da IBM, o IB701, projetado exclusivamente para aplicações comerciais. Utilizava válvulas e cartões perfurados para entrada e saída de dados.
  • 6. Tipo de válvula a vácuo utilizada pelo Eniac. A válvula é um tubo de vidro do qual praticamente todo o gás foi retirado, criando um ambiente de vácuo, contendo eletrodos e grades metálicas, cuja finalidade é controlar o fluxo de elétrons.
  • 7. BIBLIOGRAFIA: http://cadinformatica.br.tripod.com/ http://www.infopedia.pt/ http://www.fazano.pro.br/port153.html http://museuvirtualutfpr.blogspot.com.br/