Froebel

27,840 views
27,146 views

Published on

Published in: Education
2 Comments
11 Likes
Statistics
Notes
No Downloads
Views
Total views
27,840
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
22
Actions
Shares
0
Downloads
659
Comments
2
Likes
11
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Froebel

  1. 1. Friedrich FroebelFriedrich Froebel O idealizador do jardim-de-infânciaO idealizador do jardim-de-infância
  2. 2. Biografia:Biografia: Augusto Guilherme Frederico Froebel (1782 – 1852) • Teve uma infância solitária. • No campo da pedagogia seguiu muitas ideias de Pestalozzi. • 1816 ele fundou sua primeira escola onde pôs em pratica suas teorias pedagógicas. • 1826, publicou seu livro mais importante, A Educação do Homem. • Na Suíça, treinou professores e dirigiu um orfanato.
  3. 3. • Todas essas experiênciasTodas essas experiências serviram de inspiração paraserviram de inspiração para que ele fundasse oque ele fundasse o primeiro jardim-de-infância.primeiro jardim-de-infância. • Em 1851, confundindo FroebelEm 1851, confundindo Froebel com um sobrinho esquerdista, o governo da Prússiacom um sobrinho esquerdista, o governo da Prússia proibiu as atividades dos jardins-de-infância.proibiu as atividades dos jardins-de-infância.
  4. 4. • Principal contribuição pedagogica resulta da atençãoPrincipal contribuição pedagogica resulta da atenção para com as crianças da primeira infância.para com as crianças da primeira infância. • Foi um dos primeiros educadores a considerar o inicioFoi um dos primeiros educadores a considerar o inicio da infância como uma fase de importância decisiva nada infância como uma fase de importância decisiva na formação das pessoas.formação das pessoas. • "A criança é como uma planta em sua fase de forma,"A criança é como uma planta em sua fase de forma, exigindo cuidados periódicos para que cresça deexigindo cuidados periódicos para que cresça de maneira saudável."maneira saudável." Suas contribuições a pedagogia:Suas contribuições a pedagogia:
  5. 5. Privilegiava a atividade lúdica por perceber o significado funcionalPrivilegiava a atividade lúdica por perceber o significado funcional do jogo e do brinquedo para o desenolvimento sensorio-motor edo jogo e do brinquedo para o desenolvimento sensorio-motor e inventa métodos para aperfeiçoar as habilidades.inventa métodos para aperfeiçoar as habilidades. Brincando também se aprende:Brincando também se aprende:
  6. 6. Froebel desenhou círculos, esferas, cubos e outrosFroebel desenhou círculos, esferas, cubos e outros objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado.objetos que tinham por objetivo estimular o aprendizado.
  7. 7. • Os objetos criados por Froebel eram chamados deOs objetos criados por Froebel eram chamados de "dons" ou "presentes" e havia regras para usá-los, que"dons" ou "presentes" e havia regras para usá-los, que precisariam ser dominadas para garantir oprecisariam ser dominadas para garantir o aproveitamento pedagógico.aproveitamento pedagógico. • As brincadeiras previstas por Froebel eram, quaseAs brincadeiras previstas por Froebel eram, quase sempre, ao ar livre para que a turma interagisse com osempre, ao ar livre para que a turma interagisse com o ambiente.ambiente.
  8. 8. • Froebel adotava, assim, a idéia contemporânea doFroebel adotava, assim, a idéia contemporânea do "aprender a aprender"."aprender a aprender". • Defendia também a educação sem imposições àsDefendia também a educação sem imposições às crianças porque, segundo sua teoria, elas passam porcrianças porque, segundo sua teoria, elas passam por diferentes estágios de capacidade de aprendizado.diferentes estágios de capacidade de aprendizado. • De modo geral, a pedagogia de Froebel pode serDe modo geral, a pedagogia de Froebel pode ser considerada como defensora da liberdade.considerada como defensora da liberdade. Educação espontâneaEducação espontânea
  9. 9. Contudo...Contudo...  * A educação baseia-se na evolução natural das * A educação baseia-se na evolução natural das  atividades da criança;atividades da criança;   * As atividades espontâneas adquirem um * As atividades espontâneas adquirem um  desenvolvimento verdadeiro; desenvolvimento verdadeiro;   * Na educação infantil o brinquedo é fundamental;  * Na educação infantil o brinquedo é fundamental;  * Para conseguir integrar o crescimento de todos os * Para conseguir integrar o crescimento de todos os  poderes: físico, mental e social, Froebel, variou nas poderes: físico, mental e social, Froebel, variou nas  atividades construtivistas; atividades construtivistas;         
  10. 10.      * A atividade construtivista pode causar uma * A atividade construtivista pode causar uma  grande harmonia e espontaneidade no controle grande harmonia e espontaneidade no controle  social; social;  * Os currículos das escolas devem estar * Os currículos das escolas devem estar  baseados nas atividades e interesses desde o baseados nas atividades e interesses desde o  nascimento e em cada fase da vida infantil; nascimento e em cada fase da vida infantil;  * A humanidade ainda está em processo de * A humanidade ainda está em processo de  desenvolvimento, e a educação ainda é a desenvolvimento, e a educação ainda é a  melhor solução para um futuro melhor; melhor solução para um futuro melhor; 
  11. 11. Para pensarPara pensar.. Froebel chegou a suas conclusõesFroebel chegou a suas conclusões sobre a psicologia infantil observandosobre a psicologia infantil observando as brincadeiras e os jogos dasas brincadeiras e os jogos das crianças. Diante das atividadescrianças. Diante das atividades espontâneas de seus alunos, você jáespontâneas de seus alunos, você já pensou que tem a oportunidade depensou que tem a oportunidade de entender a psicologia de cada um eentender a psicologia de cada um e também de compreender algumastambém de compreender algumas características da faixa etária a quecaracterísticas da faixa etária a que eles pertencem?eles pertencem?
  12. 12. • Aranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. SãoAranha, Maria Lúcia de Arruda. História da Educação. São paulo: Editora Moderna, 1996.paulo: Editora Moderna, 1996. • Disponível em: <Disponível em: <http://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per05.htmhttp://www.pedagogiaemfoco.pro.br/per05.htm>> Acesso em 16/10/10Acesso em 16/10/10 • Revista Nova Escola: edição especial: Os 41 grandes FilosofosRevista Nova Escola: edição especial: Os 41 grandes Filosofos Bibliografias:Bibliografias:
  13. 13. Bruna MadelineBruna Madeline Jéssica CamaraJéssica Camara Jéssica FuziJéssica Fuzi Talita GrasieleTalita Grasiele

×