Alimetação saudavel

  • 687 views
Uploaded on

Indicado para trabalhar em turmas da EJA.

Indicado para trabalhar em turmas da EJA.

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
687
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
25
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. EDUCAÇÃO FÍSICA, SAÚDE E NUTRIÇÃO A importância de se manter hábitos saudáveis.
  • 2. A ALIMENTAÇÃO SAUDÁVEL É A ALIMENTAÇÃO OU NUTRIÇÃO DECOMER BEM E DE FORMAEQUILIBRADA PARA QUE OS ADULTOS MANTENHAM O PESO IDEAL E AS CRIANÇAS SEDESENVOLVAM BEM E INTELECTUALMENTE,DEPENDENDO DO HÁBITO ALIMENTAR.
  • 3.  Para uma alimentação saudável A sabedoria popular diz que “você é o que come” e não podia ser mais verdade. A comida que ingerimos tem um grande impacto na nossa saúde e bem-estar. Ao manter a forma física e comer bem está a reduzir o risco de desenvolver doenças relacionadas com a alimentação, como as doenças de coração. Contudo, apesar de manter uma alimentação saudável ser bastante simples, existe ainda muita confusão no grande público sobre no que consiste comer bem, ou a ideia geral que já está a cumprir os requisitos para uma boa alimentação, o que muitas vezes não é verdade. Por exemplo: ● 69,3% das pessoas pensa que a sua alimentação é saudável ● 71% das pessoas afirma “eu não preciso de mudar os meus hábitos alimentares, já que como bastante bem e de forma saudável”
  • 4.  Para tornar-se ou manter-se saudável, o nosso corpo precisa de boa comida, e do tempo e energia para processá-la e usá-la no seu metabolismo. Uma boa nutrição fornece ao organismo nutrientes para produzir ou reparar tecidos, manter o sistema imunitário saudável e permite ao corpo executar tarefas diárias com facilidade.
  • 5.  Não existem na realidade bons ou maus alimentos – moderação e equilíbrio na alimentação são as chaves para se manter saudável. A comida deve ser apreciada – é possível comer refeições deliciosas e bem preparadas que são simultaneamente saudáveis. O objetivo de uma dieta saudável na idade adulta é assegurar que se mantém em forma, com vitalidade, dentes cuidados, um bom sistema imunitário, cabelo e pele saudáveis, energia abundante e um peso ideal. A longo prazo, o objetivo é minimizar o risco de doenças crónicas, doenças cardiovasculares, enfartes, diabetes, câncer e osteoporose.
  • 6. A pirâmide alimentar
  • 7. 10 passos para uma alimentação saudável 1.Aumente o número de refeições e diminua a quantidade de alimentos.2.Faça uma alimentação balanceada.3.A importância das frutas, verduras e legumes.4.Não ignore o feijão com arroz.5.Consumindo proteínas...6.O que você deve comer com moderação.7.O que você deve evitar na sua alimentação.8.Cuidado com o excesso de sal!9.Beba água antes de sentir sede.10.Mantenha hábitos saudáveis.
  • 8.  A alimentação saudável é constituída por 3 grupos de alimentos básicos:   - Energéticos (carboidratos): alimentos com alta concentração de carboidratos, como grãos de cereais (arroz, milho e trigo) ou pães, biscoito e massas, tubérculos como batatas, beterraba, cenoura, inhame e raízes como mandioca.   - Lipídios: óleo e gorduras.   - Reguladores: frutas em geral, hortaliças e legumes.   - Proteicos: vegetais ricos em proteínas vegetais, como cereais integrais, leguminosas e também sementes e castanhas, alimentos-fonte de proteínas de origem animal como as carnes de qualquer variedade animal e ovos e laticínios.   A alimentação, quando adequada e variada, previne deficiências nutricionais e protege contra doenças infecciosas, porque é rica em nutrientes que podem constituir um organismo saudável e auxiliar a função imunológica.   Uma alimentação saudável contribui também para proteger contra doenças crônicas não transmissíveis (DCNTs) e potencialmente fatais, como diabetes, hipertensão, acidente vascular cerebral, doenças cardíacas e alguns tipos de câncer, que, em conjunto, estão entre as principais causas de incapacidades e morte no Brasil e em
  • 9. RODA DOS ALIMENTOS
  • 10. Quais são os 10 principais hábitos saudáveis que devemoscultivar?1- Alimente-se BemInclua na sua dieta uma porção de frutas, verduras e fibras como alinhaça ou aveia. Equilibre as quantidades de proteínas ecarboidratos, assim como as gorduras e açúcares. Evite comermuita fritura e doces, além de pratos congelados com muito sódio.Inclua também vitaminas para o bom funcionamento do organismo.2- Mexa-seSe você ainda não tem o hábito de praticar exercícios regularmente,inclua caminhadas ainda que por alguns minutos por dia; qualquerexercício é melhor do que não fazer exercícios. Exercícios físicos ativama circulação, revigoram o corpo e fornecem energia. Está provado que osedentarismo é um vilão para o corpo e a mente.
  • 11. 3- BEBA ÁGUAA INGESTÃO DE ÁGUA DEVE SER DIVIDIDA AO LONGO DODIA E NÃO EM GRANDES VOLUMES DE UMA VEZ SÓ. A ÁGUAÉ FUNDAMENTAL PARA O BOM FUNCIONAMENTO DE NOSSOORGANISMO.A QUANTIDADE RECOMENDADA É DE 1 LITRO E MEIO ADOIS LITROS. EVITE BEBIDAS AÇUCARADAS.4- Evite o estresseHoje em dia o estresse é apontado como um dos grandescausadores de doenças. O estresse é uma alteração doorganismo em resposta a estímulos internos ou externos.Faça exercícios de respiração, relaxamento e meditação.
  • 12. 5-Divirta-seTer amigos é muito saudável — uma boa conversa faz milagrespara nossa saúde! Ouça música, dance e viaje mais. Mude arotina e esqueça os problemas e o trabalho.Dê mais risadas. Está comprovado que o sorriso é uma excelenteterapia contra o estresse e a ansiedade.6-Descanse quando necessárioTenha algum tempo para descansar. Seu corpo necessita de umperíodo de 6 a 8 horas para se recuperar das atividades diárias.Uma boa noite de sono repõe todas as energias.A falta de sono está vinculada ao prejuízo do corpo e da mente.
  • 13. 7-Cuide da sua posturaProcure adotar uma posição adequada no escritório. As cadeirasincômodas podem fazer com que você termine em uma visita aoortopedista.Disponibilize alguns momentos para esticar os músculos durante asua jornada laboral. Os alongamentos ajudam a evitar dores nascostas, ombros, braços, pescoço e cabeça.8-Levante sua auto-estimaEssa é especialmente para as mulheres. Cuide da saúde e do corpo,faça hidratação na pele, corpo e cabelo, vá ao salão de beleza, façamassagens, pinte as unhas, compre uma roupa nova… Não descuidede seu aspecto visual, ainda que você não esteja se sentindo bem.Sentir-se agradável com relação aos outros aumenta a produção deendorfinas, o hormônio responsável, em boa parte, para que aspessoas se sintam felizes.
  • 14. 9-Use filtro solar Os benefícios em longo prazo do uso de filtro solar estão provados ecomprovados pela ciência. Usar filtro todos os dias evita câncer depele e o envelhecimento precoce.Se a exposição ao sol é pouca basta usar o FPS 15, mas se for alta,use ao menos o fator 30.10-Esqueça o cigarro e o álcoolTanto o cigarro quanto o álcool prejudicam o desempenho do corpopara quaisquer atividades. O consumo de qualquer droga podelevar a outra, e a droga mais relacionada ao tabagismo é o álcool.E quando o tabagismo está associado ao álcool, o consumo decigarro tende a triplicar — o que pode precocemente causardoenças graves.
  • 15. POR ESSES E TANTOS OUTROS MOTIVOS QUE AEDUCAÇÃO FÍSICA, A PRÁTICA DE ATIVIDADESFÍSICAS, O CUIDADO COM O CORPO, SAÚDE EALIMENTAÇÃO SÃO ESSENCIAIS E IMPORTANTESPARA A NOSSA O VIDA, O NOSSO DIA-A –DIA!REPENSE SUAS ATITUDES E SEUS HABITOS DE VIDA!SEMPRE HÁ TEMPO PARA MUDAR E MELHORAR!MOVIMENTE-SE!
  • 16. OBRIGADA!ESCOLA ESTADUAL PROF. SEBASTIÃOFRANÇAPROF. BRUNA BRANDÃOEDUCAÇÃO FÍSICA