Locomoção no ar

13,244 views
12,797 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
13,244
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
90
Actions
Shares
0
Downloads
417
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Locomoção no ar

  1. 1. 2008/2009 Elaborado por
  2. 2. A locomoção no ar chama-se voo. Os animais voam para procurar alimento, segurança, melhores condições climáticas ou para se reproduzirem. Os animais têm adaptações especiais ao voo: as asas dos insectos e aves e a membrana alar dos mamíferos são impermeáveis e movidas por músculos fortes.
  3. 3. AVES As penas de forma, cor e tamanho variado, protegem o corpo das aves do meio exterior, isolam-no das variações de temperatura, são impermeáveis à água, permitem o voo, facilitam a camuflagem e, por vezes, são utilizados nos rituais de acasalamento.
  4. 4. A constituição das penas é muito elaborada: uma aste central, a ráquis ou eixo, apresenta de cada lado uma centena de filamentos, as barbas; cada filamento, por sua vez, apresenta outros tantos filamentos de menores dimensões, as bárbulas.
  5. 5. No corpo das aves existem penas de vários tipos e com diferentes funções: as rectrizes, situadas na cauda e que funcionam como leme; as remiges, existentes nas extremidades das asas e destinadas ao voo, trabalhando como uma espécie de remo; as tetrizes, ou coberturas, que revestem o corpo evitando perdas de calor; as plúmulas, que se encontram em contacto com a pele e que são muito finas e macias, impedindo a passagem do ar e proporcionando um excelente isolamento térmico.
  6. 6. As aves para se adaptarem ao voo possuem: Membros anteriores transformado s em asas;
  7. 7. Esterno (osso do peito) em forma de quilha;
  8. 8. •Forma aerodinâmica; músculos peitorais fortes;
  9. 9. Pulmões ligados a bolsas de ar (sacos aéreos) que as tornam mais leves.
  10. 10. Insectos – possuem: -asas finas e membranosas, cobertas de pêlos, escamosas ou transparentes, ligadas ao tórax; - músculos potentes que ajudam as asas a mover-se.
  11. 11. Mamíferos como o morcego, possuem: - Membrana alar, que é uma prega de pele que une os lados do corpo à cauda e aos membros e que desempenha o papel de asas; -Cauda que serve de leme; - Esterno bem desenvolvido e em forma de quilha; -Fortes músculos peitorais.
  12. 12. Actividades 1. O melro, o morcego e a borboleta são exemplos de animais que se deslocam no ar. 1.1. Como se chama o modo de locomoção destes animais? 1.2. Que partes do corpo destes animais lhes permitem movimentar-se no ar? 1.3. Por que tem o esterno das aves voadoras a forma de quilha? 1.4. O que torna o esqueleto das aves leve? 2. Descreve algumas características da asa de uma mosca.

×