Dispositivos Móveis - Videos

7,137 views
7,007 views

Published on

Apresentação sobre as configurações e exibições de vídeos em dispositivos móveis e seus sistemas operacionais.

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
7,137
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
21
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Dispositivos Móveis - Videos

  1. 1. Dispositivos Móveis Videos Emerson Douglas de Carvalho
  2. 2. Dispositivos Móveis - Vídeos Cada dispositivo móvel possui um tipo de  Player (tocador) especifico, de acordo com seu sistema operacional. Para reprodução de vídeos os players têm suporte a um Container. Esse container se encarrega de dar suporte a um codec de Vídeo e um codec de Áudio. Sendo assim temos videos de diversas qualidades de audio e video.
  3. 3. Dispositivos Móveis - Vídeos - 3GP - Os aparelhos comoE50, E61, E62, N73, N77e alguns outros modelos utilizam o Symbian 60 3ªedição. O S60 não possui suporte a víveos MPEG4 com container MP4, e o pouco poder de processamento não permite assistir vídeos com bitrates muito altos.   Uma boa opção é usar o contatiner 3GP com o codec de vídeo MPEG4 e o codec de audio AAC.
  4. 4. Dispositivos Móveis - Vídeos - 3GP- Nos aparelhos com Symbian 40, podemos utilizar o mesmo container do S60 o 3GP, porém é necessário limitar bitrate entre 150 a 200 kbps.    Para aparelhos mais antigos sem suporte ao MPEG4 devemos usar o codec h263, com resolução 176x144 e no máximo 15FPS.  A imagem gerada nessas configurações é realmente muito ruim.
  5. 5. Dispositivos Móveis - Vídeos - WMV - O Windows Mobile inclui em seu pacote o Windows Media Player (WMP), que suporta apenas vídeos em seu próprio formato, o WMV (Windows Media Video). Sendo assim usamos o container WMV e o WMV8 (ou 7 para aparelhos antigos) como codec de Vídeo e o WMA (Windows Media Audio) como codec de Àudio.
  6. 6. Dispositivos Móveis - Vídeos - TCPMP / Core Player - O TCPMP foi um dos primeiros players moveis de vídeo, roda em diversas plataformas e suporta diversos formatos de arquivos. Era Open Source, gratuito e apresentava um bom desempenho. Desenvolvido com base no Mplayer do Linux, e devido a otimizações feitas ele é capaz de reproduzir vídeos em aparelhos com processamento de apenas 144mhz.
  7. 7. Dispositivos Móveis - Vídeos - TCPMP / Core Player - O projeto do TCPMP foi descontinuado e os desenvolvedores passaram a trabalhar no Core Player, que é um aplicativo comercial e possui versões para S60, UIQ, Windows Mobile e Palm, com possíveis versões para Iphone e Android. O TCPMP e o Core Player rodam a maioria dos containers de vídeo conhecidos. Uma boa opção é utilizar o codec de vídeo MPEG4 juntamente com o codec de áudio MP3.
  8. 8. Dispositivos Móveis - Vídeos - YouTube - Para visualizar vídeos do YouTube, é necessário ter acesso à página móvel do Site, disponível em http://m.youtube.com, neste link são apresentados vídeos em 3GP com resolução de 176x144. Ao clicar nos links dos vídeos os players de vídeo do aparelho são abertos. A grande vantagem é que os arquivos possuem tamanhos pequenos e sendo assim os arquivos carregam rapidamente. Por enquanto a página não oferece suporte a aparelhos BlackBerry.
  9. 9. Dispositivos Móveis - Vídeos Fonte: Smartphones, Guia Prático. Carlos E. Morimoto Disponível em: http://www.broga.com.br/wordpress/dispositivos-moveis-videos/

×