PROJETOS EM EXECUÇÃO



1.1 Projeto I: Voluntariado na Brinquedoteca Joana D`Arc

Clientela alvo:

       Alunos a partir ...
Curso de Educação Física da UEPA totalizando 120h.


1.2 Projeto II: Tutoria

Clientela alvo

       Acadêmicos cursando a...
Objetivos:

             •     Estimular a leitura científica entre os nossos brinquedistas para que estes
               ...
Upcoming SlideShare
Loading in …5
×

Projetos Em Execução

467 views
394 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
467
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
2
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Projetos Em Execução

  1. 1. PROJETOS EM EXECUÇÃO 1.1 Projeto I: Voluntariado na Brinquedoteca Joana D`Arc Clientela alvo: Alunos a partir do 4º semestre de curso de graduação em área afim a educação e lazer, que já vivenciaram alguma atividade acadêmica voltada ao lazer e ao lúdico (jogos, brinquedos e brincadeiras). Objetivos: • Proporcionar aos acadêmicos de graduações de áreas afins a educação e ao lazer oportunidade de atuação prática em espaço de educação não escolar; Justificativa Este projeto veio de uma necessidade de integrar pessoas para atenderem no espaço, assim como serem atendidas no diálogo sobre lazer, lúdico, brinquedo, brincadeira na Brinquedoteca, tendo como objetivo oportunizar aos acadêmicos de graduações atuações no espaço, estimulando o envolvimento de todos os usuários, tais como, profissionais da educação, graduandos e comunidade no desenvolvimento de ações participativas – complementares das práxis existentes na formação para o ensino extracurricular e de cidadania, em benefício do social. Tem como proposta a implantação do voluntariado em parceria com os cursos de formação da UEPA e do grupo de pesquisa NEPAEL, para estudo e formação na área do lazer. O voluntário tem o tempo de quatro meses, para atuar 02 dias durante a semana em 03 horas diárias; totalizando uma carga horária de 100 horas no Laboratório Brinquedoteca Joana D’Arc. Nesse período, deve atuar nas salas de jogo, artes plásticas, artes cênicas e expressão do corpo, a partir da observação, participação e execução em oficinas para atendimento e percepção da função do Brinquedista. No término de seu voluntariado o discente que obtiver os critérios de desempenho: assiduidade e pontualidade; participação e atitude crítica perante a atuação e produção do conhecimento; entrega pontual das atividades requeridas nas ações da Brinquedoteca; avaliação realizada pelo seu tutor responsável; e freqüência igual ou superior a 80% da carga horária total estipulada para sua participação e atuação no laboratório podendo assim receber o CERTIFICADO DE VOLUNTÁRIO na Brinquedoteca Joana D’Arc do
  2. 2. Curso de Educação Física da UEPA totalizando 120h. 1.2 Projeto II: Tutoria Clientela alvo Acadêmicos cursando a partir do 4º semestre de cursos de graduação de áreas afins em educação e lazer que tenham se inscrito como voluntários na Brinquedoteca Joana D’Arc, bolsistas do Programa de Assistência estudantil da Uepa ou matriculados em disciplina de estágio curricular. Objetivos • Acompanhar o trabalho pedagógico dos bolsistas e voluntários que atuam no espaço; Justificativa Este projeto veio como resposta a uma necessidade imposta pelo projeto de voluntariado e de estudo, tendo o objetivo de acompanhar os bolsistas, voluntários e estagiários curriculares em suas atividades diárias de atendimento e produção científica. A Brinquedoteca Joana D’Arc recebe a cada dois, três meses acadêmicos vindos de diversos cursos de graduação por intermédio do projeto de voluntariado. Tais acadêmicos, em sua maioria, chegam inexperientes em vários aspectos: embasamento teórico, prática de atendimento ao público, conhecimento sobre brinquedoteca, postura profissional, exercício da pesquisa científica etc. Desta forma, para o melhor atendimento aos usuários da Brinquedoteca, bem como a qualificação de nossa equipe cabe aos educadores lotados neste espaço orientação e acompanhamento das atividades realizadas pelos acadêmicos. 2. Projeto III: Estudo sobre BRINQUEDOTECA: a criança, o adulto e o lúdico. Clientela alvo Acadêmicos cursando a partir do 4º semestre de curso de graduação de área afim a educação e ao lazer que tenham se inscrito como voluntários na Brinquedoteca Joana D’Arc, bolsistas do Programa de Assistência estudantil da Uepa ou matriculados em disciplina de estágio curricular.
  3. 3. Objetivos: • Estimular a leitura científica entre os nossos brinquedistas para que estes desenvolvam ações refletidas em teorias; Justificativa: A Brinquedoteca Joana D’Arc como uma brinquedoteca universitária tem procurado em suas ações dialogar com o ensino, a pesquisa e a extensão. Sendo a extensão o seu carro chefe, com atendimento diário às crianças e jovens. Quanto ao ensino tem buscado aproximar-se dos cursos de graduação da Uepa e de outras instituições recebendo voluntários durante o período de dois a três meses e bolsistas do Programa de Assistência Estudantil da Uepa, promovendo a estes uma preparação teórica para atuarem no espaço da brinquedoteca por meio de estudos quinzenais. Em relação à pesquisa, constantemente, somos escolhidos como objeto de pesquisa para trabalhos acadêmicos de conclusão de curso, além de motivarmos nossa equipe – educadores, voluntários e bolsistas – a pensarem a brinquedoteca como campo de observação e pesquisa. Tendo em vista o atendimento especializado para o brincar em que aos seus profissionais é exigido um conhecimento diferenciado ao do senso comum, a Brinquedoteca Joana D`Arc dispôs da carga horária de atendimento aos usuários de seus colaboradores (voluntários e bolsistas) um tempo específico para estudo e fomentação à pesquisa. Por compreendermos a necessidade de em nosso espaço a teoria caminhar e orientar a prática realizamos estudos quinzenais para tratar de temas como: o que é a brinquedoteca, perfil do brinquedista, diferenças entre brinquedotecas, conceitos sobre brinquedo e brincadeira, estudo sobre os sujeitos que constituem uma brinquedoteca etc. Ademais, tratamos no estudo de assuntos pertinentes à própria dinâmica de atendimento da Brinquedoteca Joana D`Arc em um processo contínuo de ação-reflexão-ação.

×