APRENDIZAGEM AUTORIA E AVALIAÇÃO

  • 1,810 views
Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,810
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3

Actions

Shares
Downloads
40
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. APRENDIZAGEM AUTORIA E AVALIAÇÃO BRENO MOREIRA I.H.SANTOS
  • 2. APRENDIZAGEM Quando os alunos estão em um ambiente de aprendizagem, uma sala de aula, por exemplo, procuram aprender a todo instante e o professor nesse instante deve ter o papel de mediador, facilitando o processo para que o aluno consiga perceber o caminho a ser seguido e transformar suas dúvidas em aprendizado, e posteriormente em novas dúvidas desencadeando em uma significativa construção.
  • 3. Essa construção que tanto falamos é uma busca por informações que inicia o processo de aprendizado do aluno. Esse aluno, nesse contexto, deve obter do seu mestre alguns subsídios e/ou elementos para que ele próprio faça seus estudos e reflexões a fim de compreender algum conteúdo, já criando uma base boa para futuros aprendizados.
  • 4. Portanto, o aluno deve ser orientado sim para saber desenvolver-se, enquanto o professor pode manter um diálogo com seus educandos, mostrando que o aprendizado é um processo contínuo e infinito, instigando-os a buscar mais. As diversas metodologias que o professor aprende durante sua carreira também são importantes porque a diversidade dos alunos é tamanha que em alguns casos nem parece que são de uma mesma turma, por exemplo.
  • 5. AUTORIA O aluno pode ser entendido como um ser dotado de idéias e que também deve avaliar todos os processos de ensino-aprendizagem nos quais se insere, para saber de forma mais espontânea e intuitiva se sua construção a respeito de qualquer conhecimento é pertinente ao contexto que se apresenta naquele momento.
  • 6. [...]durante o processo de construção de algum conhecimento pode ser que não tenhamos autonomia suficiente para saber avaliar se estamos ou não no caminho certo. Porém o exercício de ser autor com certeza torna o indivíduo mais preparado para desempenhar melhor seus estudos e seus conhecimentos.
  • 7. AVALIAÇÃO Uma prática educativa que tem a avaliação como seu recurso subsidiário de construção dos resultados desejados deve estar fundada na crença de que todo educando aprende e, por aprender, se desenvolve. (LUCKESI, p.177)
  • 8. A avaliação é importante, isso é inegável. O que se questiona é a forma como a avaliação é compreendida e aplicada nas salas de aula. E mais ainda: ela é o caminho para subsidiar as práticas pedagógicas dos professores. Quando ela é contínua e durante o processo, pode ajudar.
  • 9. A diversidade de instrumentos avaliativos precisa estar inserida em uma sistemática, atender a uma metodologia própria da teoria e da prática da avaliação educacional e adequá-la à natureza do objeto avaliado, seja o ensino e a aprendizagem, o currículo, o curso, o programa, a instituição, etc. (SILVA, p.15)
  • 10. BIBLIOGRAFIA
    • LUCKESI, Cipriano Carlos. Avaliação da aprendizagem na escola: investigação e intervenção. São Paulo: Cortez, 2011. 1ª ed. Disponível em: < http:// moodle . semed .capital.ms.gov. br/file . php/60/Modulo_3/Avaliacao_de_aprendizagem . pdf > Acesso em 06 de Junho de 2011.
    • SANTOS, Breno M.I.Holland. O processo de desenvolvimento da aprendizagem do aluno e o desafio de um aprendiz autônomo. Disponível em: http://moodle.semed.capital.ms.gov.br/mod/assignment/view.php?id=2764 Acesso em 10 de Junho de 2011.
    • ______. A avaliação da aprendizagem como processo construtivo do aluno autor. Disponível em: http://moodle.semed.capital.ms.gov.br/mod/assignment/view.php?id=2778 Acesso em 10 de Junho de 2011.
    • SILVA, Janssen Felipe da. INTRODUÇÃO: Avaliação do ensino e da aprendizagem numa perspectiva formativa e reguladora. In: ______; HOFFMANN, Jussara e ESTEBAN, Maria Teresa (org.). Práticas avaliativas e aprendizagens significativas: em diferentes áreas do currículo. Porto Alegre: Mediação, 2003. 112p.. Disponível em: < http: //moodle.semed.capital.ms.gov.br/file.php/60/Modulo_3/Avalia_Ensino_aprendiz_Janssen.pdf > Acesso em 06 de Junho de 2011.