Atividade industrial

3,441 views
3,301 views

Published on

0 Comments
4 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,441
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
166
Actions
Shares
0
Downloads
140
Comments
0
Likes
4
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Atividade industrial

  1. 1. A atividade industrial e os tipos de indústria
  2. 2. A atividade industrial O processo industrial, numa simples definição , é a transformação de matéria- prima em bens destinados ao consumo. Indústria Atividade do setor secundário, ou de transformação.
  3. 3. O Primeiro surto industrial se deu na Europaa partir do séc. XVIII, devido: Acumulação de capitais: provenientes sobretudo da exploração de colônias (americanas, africanas e asiáticas). Matérias-primas: fornecidas também pelas colônias, que foram indispensáveis ao processo industrial. Abundância da mão de obra: devido ao intenso êxodo rural as cidades cresceram rapidamente. O crescimento das cidades contribuiu também para a formação de grandes mercados consumidores que serviram de estímulo para o aumento da produção de
  4. 4. A partir da invenção da máquinaInglaterra movida a vapor. (Carvão mineral)(séc. XVIII)Começou a ocorrer umaprofunda modificação naprodução de bens Crescimento da capacidade produtiva. Essa transformação ficou conhecida como: Revolução Industrial. A troca das manufaturas por maquinofaturas.
  5. 5. O crescimento industrial foi também impulsionado porum conjunto de invenções: (principalmente das máquinas) Essas invenções possibilitaram aumentar o ritmo de produção das mercadorias. É esse novo ritmo que chamamos de produção em escala, ou seja, fabricar mais em menos tempo.Reduzindo o custo unitário da mercadoria e aumentando as vendas
  6. 6. Atualmente, podemos classificar a atividadeindustrial da seguinte maneira: Indústria extrativa Mineral Vegetal Animal Indústria de de bens de produção ou bens transformação de capital de bens de consumo • duráveis; • não duráveis.
  7. 7. Indústria extrativa mineral, vegetal e animalExtrativismo Atividade econômica em que se realiza diretamente a retirada de recursos minerais, animais e vegetais da natureza. Atividade geradora de: Matérias-primas Recursos utilizados em atividades que vão transformá-los em outros produtos.
  8. 8. Companhia Vale (MG).
  9. 9. Indústrias de transformaçãoDiferencia-se da extrativa porque sua atividade consiste em modificar a matéria-prima Transformando-a em produtos prontos para a utilização ou em produtos semiacabados utilizados como matérias-primas por outros setores industriais. Podendo ser dividida em duas: Bens de produção: Bens de Consumo:
  10. 10. Indústrias de bens de produçãoSua atividade consiste em produzir bens queservirão para a produção de outros bens oucomo novas matérias-primas, máquinas eequipamentos industriais.Exemplos:• siderúrgicas, que fabricam ferro e aço;• metalúrgicas, que fabricam o alumínio.
  11. 11. Indústria siderúrgica em Volta Redonda, RJ
  12. 12. Indústrias de bens de consumo Fabricam bens ou produtos que vão ser consumidos diretamente pela população.Esse tipo de indústria divide-se em:• indústrias de bens não duráveis(alimentos, fiação, tecelagem, roupas, calçadosetc.);• indústrias de bens duráveis(automóveis, móveis, eletrodomésticos etc.).
  13. 13. Bens de consumo não duráveisBens de consumo duráveis
  14. 14. A substituição de trabalhadores por robôs é chamada de automação industrial.Até a década de 1970, a industria chegava a ocupar cerca de 50% da População Economicamente Ativa (PEA)nos países mais desenvolvidos. Hoje raramente absorve mais que 30% dela.
  15. 15. A automação criou o que chamamos dedesemprego estrutural.
  16. 16. Organização da produção Industrial O Taylorismo e a Produção Toyotismo: substitui a Fordista: consistia em linha de produção, típica controlar os movimentos da fábrica fordista, por dos trabalhadores e equipes de trabalho, nas fracionar as etapas do quais cada equipe fica processo produtivo, de encarregada de todo forma que operário processo produtivo. desenvolvesse tarefas ultra- Implantação do sistema especializadas e Just-in-time (no momento repetitivas. Henry Ford certo) que seria a desenvolveu um método ao eliminação de estoque. introduzir esteiras rolantes nas linhas de montagens dos automóveis.
  17. 17. Tecnologia nos processos de produção Sistema de produção que surgiu no Just-in-time Japão, no contexto da Terceira Revolução Industrial. • As diferentes etapas de produção são realizadas de forma combinada entre fornecedores, produtores e compradores. • A quantidade de matérias-primas corresponde exatamente à quantidade de produtos que serão produzidos. • Dessa forma eliminam-se ou reduzem os estoques.  As indústrias automobilísticas passaram a utilizar intensamente esse sistema. Entre os diversos processos de automação industrial, a robotização é o mais avançado.
  18. 18. A Localização Industrial Com passar do tempo isso Inicialmente as mudou. As opções de fábricas se localização industrial foram concentravam ampliadas devido aos próximas as seguintes fatores: matérias-primas . - Introdução de novas fontes energéticas (E. elétrica) - Crescimento dos mercados consumidores - Uso de formas de transporte mais eficientes e rápidos
  19. 19. Esses fatores permitiram que novas industriasfossem construídas em locais nunca antesimaginados.
  20. 20. Fatores LocacionaisA produção industrial possui três fases que pesam na escolha da localização ideal de uma indústria. - Fase de agregação: consiste na reunião das matérias- primas e de alguns produtos semimanufaturados, necessários para produzir certo produto. - Fase da transformação: as matérias-primas são transformadas numa mercadoria específica, prontos para o consumo final. Essa fase depende muito de energia e mão de obra.- Fase da venda: as mercadorias devem chegar aos consumidores, dependendo dos transportes e do mercado consumidor
  21. 21. Fatores locacionais: vantagens que um lugar oferece paraa instalação industrial • Transportes (logística) • Matéria-Prima • Energia • Mão de obra • Mercado Consumidor • Incentivos Fiscais • Tecnologia
  22. 22. Tendência atual – Desconcentração daatividade industrial. No Capitalismo Motivo Informacional a marca é maisO crescimento econômico importante que oe populacional das grandes produto, que, em cidades tem provocado muitos casos, pode aumento dos custos de produção devido á forte ser fabricado poralta no preço dos imóveis qualquer empresa e dos impostos, aos terceirizada, enormes localizada em congestionamentos de qualquer lugar do trânsito, e à elevação do mundo. custo da mão de obra.

×