Your SlideShare is downloading. ×
0
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Alterações climáticas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Alterações climáticas

2,153

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
2,153
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
57
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Alterações Climáticas
  • 2. Efeito Estufa Benéfico: essencial para vida na Terra
  • 3. Efeito estufa Maléfico
  • 4. Nas grandes cidades, o nível de poluição atmosférica é tão elevado que chega a afetar a temperatura.
  • 5. Consequências: elevação da temperatura da Terra
  • 6. Invasão do mar no continente
  • 7. Ilhas de calor nos grandes centros urbanos. Fatores: elevadadensidade de construções e redução das áreas verdes; a presença de atividades emissoras de poluentes; o consumointensivo de combustíveis fósseis em diferentes atividades urbanas; a alteração do albedo em função dos materiaisutilizados nas construções (asfalto e concreto).
  • 8. Conseqüências da poluição atmosférica nas grandes cidades
  • 9. Inversão Térmica A inversão térmica é um fenômeno meteorológico facilmente visto nas grandes cidades, principalmente no inverno. É aquele facho de luz cinza alaranjado que divide o céu um pouco antes de anoitecer. Para que ocorra a inversão térmica é preciso alguns fatores específicos como baixa umidade do ar (comum nos invernos paulistanos, por exemplo). O fenômeno pode ocorrer em qualquer época do ano, mas fica mais intenso nas épocas de noites longas, com baixas temperaturas e pouco vento.
  • 10. Manhã com inversão térmica
  • 11. Exercício Mamão com açúcar! d(UNICAMP ) A poluição nos grandes centros urbanos, como Curitiba, pode causardeterminadas doenças como rinite, alergias, asma, problemas de pele e cabelo.Pessoas sensíveis às partículas em suspensão no ar podem desenvolver tais doençasao respirar o ar poluído dos grandes centros.Durante todo o ano essas doenças podem acontecer, mas é no inverno que ficam maisacentuadas.Durante o inverno, em Curitiba, é comum a ação da Massa Polar Atlântica, que facilitaa ocorrência de problemas respiratórios, poisa) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca aconcentração de poluentes nas partes altas da cidade.b) aumenta a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca aconcentração de poluentes próximo da superfície do solo.c) reduz a umidade relativa do ar e promove um maior aquecimento da parte centralda cidade, se comparado à periferia, o que concentra os poluentes.d) reduz a umidade relativa do ar e promove a inversão térmica, o que provoca aconcentração de poluentes próximos da superfície do solo.
  • 12. El Niño• El Niño representa o aquecimento anormal das águas superficiais do oceano Pacífico Equatorial e que tem consequências variações na distribuição das chuvas em regiões tropicais.
  • 13. La Niña• O Fenômeno La Niña é o oposto ao El Niño, corresponde ao resfriamento anômalo das águas do Oceano Pacífico.
  • 14. Consequências no Brasil
  • 15. O Protocolo de Kyoto Constitui-se no protocolo de um tratado internacionalcom compromissos mais rígidos para a redução da emissãodos gases que agravam o efeito estufa. Discutido e negociado em Kyioto no Japão em 1997, foiaberto para assinaturas em 11 de Dezembro de 1997 eratificado em 15 de março de 1999. Sendo que para esteentrar em vigor precisou que 55 países, que juntos,produzem 55% das emissões, o ratificassem, assim entrouem vigor em 16 de fevereiro de 2005, depois que a Rússiao ratificou em Novembro de 2004. Os EUA não ratificaram o protocolo de Kyoto.
  • 16. • A Eco 92 • Rio + 10Realizada em 1992 no Rio de Realizada em Johanesburgo (AFS)Janeiro, teve como objetivo em 2002, tendo como principalfundamental tentar minimizar os objetivo realizar um balanço dosimpactos ambientais no resultados práticos obtidosplaneta, sendo elaboradas duas depois da Rio 92.convenções: Nesse encontro forma discutidoConvenção sobre Biodiversidade: quatro temas importantes para oTratou de frear a destruição da fauna e desenvolvimento sustentável;flora, concentradas principalmente nas - Erradicação da pobrezaflorestas tropicais. - Mudança no padrão de produção eConvenção sobre Mudanças consumo.Climáticas: estabeleceu várias medidas - Utilização sustentável dos recursospara diminuir a emissão de gases poluentes naturais.pela ação antrópica. - Possibilidade de se compatibilizar osPlano de Ação: Agenda 21 que é a efeitos da globalização.implantação de um modelo dedesenvolvimento sustentável em todo mundo Obs: a Rio + 10 tomou uma posturadurante o século XXI mais branda em ralação as alterações climáticas. Créditos de carbono.
  • 17. Exercício(UFRN) No dia 19 de junho de 2010, a cidade do Rio de Janeiroamanheceu sob a influência de um forte nevoeiro, que dificultava avisibilidade, interferindo no ritmo das atividades urbanas. O ar quentepermaneceu acima da camada de ar frio, que ficou retida nasproximidades da superfície, favorecendo a concentração de poluentes.O que foi vivenciado nesta cidade é um fenômeno climático que podeocorrer em qualquer época do ano, sendo mais comum no inverno.Nessa época, as chuvas são mais raras, dificultando, ainda mais, adispersão dos poluentes, o que causa um problema ambiental.O fenômeno climático descrito no texto é conhecido como,a) efeito estufa.B) ilhas de calor.c) inversão térmica.d) chuva ácida.
  • 18. (UFV) A respeito dos principais fenômenos climáticos recorrentes nas cidades, écorreto afirmar:a) Friagem é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos depenetração de massas de ar frio, acontecendo em escala local por apenas algumashoras.b) Efeito Estufa é um fenômeno natural e fundamental para a vida, que consiste naretenção de calor irradiado pela superfície terrestre, contribuindo para o equilíbriotérmico do planeta.c) Inversão Térmica é um fenômeno climático ocasionado por elevadas temperaturas,principalmente nas áreas centrais das cidades, onde existem poucas áreas verdes.d) El niño é o fenômeno climático resultante de alteração antropogênica, tais comoverticalização, redução de áreas verdes, impermeabilização do solo, ocasionando aelevação da temperatura.e) La niña é o fenômeno natural mais frequente nos meses de verão, em períodos depenetração de massas de ar quente, acontecendo em escala local por apenasalgumas semanas.

×