Quem não reflete não se transforma! - Parte 3

368 views

Published on

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
368
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
16
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Quem não reflete não se transforma! - Parte 3

  1. 1. [email_address] QUEM NÃO REFLETE... NÃO SE TRANSFORMA!
  2. 2. PARTE 3 Não implica em separação de temas
  3. 3. Queridos amigos Este é um mimo que elaborei às pessoas que nos são queridas. Vocês estão entre elas. São frases que exprimem o nosso pensar neste momento. Temos a pretensão de que elas se tornem para você um Roteiro de Reflexões. Agradeço desde já as críticas, correções e sugestões. Elas serão bem vindas. Ao longo da caminhada em busca de respostas aos nossos anseios, muitos conceitos e valores mudaram e continuam mudando em nossa vida. Nós mudamos e esperamos continuar abertos às mudanças. Percebemos que muitas das coisas que não compreendíamos, não era apenas por falta de dados, mas principalmente por estarmos “presos” aos conceitos e valores que possuíamos à época. A fixação em “verdades” estabelecidas, dificultam a abertura e compreensão do novo. Por essa razão, procuramos estar sempre abertos ao novo e sobre ele Refletir. Se nos convencer mudamos, caso contrário, reafirmamos nossas convicções. Assim como qualquer pessoa, eu e você só podemos raciocinar com os dados que temos. Com eles, lemos e interpretamos os acontecimentos. Compreendemos ou não os fenômenos. Enfrentamos ou não os desafios da vida. Estaremos abertos ao novo ou enclausurados em nossos princípios fundamentalistas etc., etc.
  4. 4. Dessa forma, a compreensão e entendimento às nossas expressões serão as mais díspares possíveis. Muitas delas são subjetivas, por isso mesmo carecem de sua reflexão para que se forme o seu “pensar”. A discordância, longe de ser agressiva, pode ser saudável e suscitar o novo. Daí porque insistimos em tentar estimular sua reflexão pessoal. As informações são necessárias e podem provocar mudanças, entretanto, as transformações só ocorrerão se houver Reflexão. Tenho a convicção de que conhecemos muito pouco a respeito de nós mesmos. O pouco que penso saber quero partilhar com vocês, não como um pensar acabado e pronto, mas como algo a ser construído com sua participação . Quem não Reflete, não se Transforma! Abraços, Prof. Breda. 2009 Obs.- As frases de outros autores estão nominadas. Não tenho nenhum interesse financeiro nesta obra. Podes reproduzi-la, distribuí-la e ou utilizá-la como desejar, exceto comercializá-la. QUEM NÃO REFLETE...NÃO SE TRANSFORMA! Substitui, o título anterior: QUEM NÃO REFLETE... NÃO MUDA ! As mudanças são susceptíveis de acontecer pela força, pelo exercício do poder, pelas coações...etc. As transformações , entretanto, só ocorrem pela Conscientização. Esta, só pela Reflexão. A Flor de Lis é um símbolo com muitas significações e interpretações. Usamo-la para expressar o contraditório, as múltiplas facetas da realidade, a possibilidade de rumos diversos, a simetria e o equilíbrio... Este trabalho foi elaborado para ser usado exclusivamente em computadores. Ao clicar sobre as “Mensagens Parte ... “ aguarde algum tempo para “carregar” as imagens. Algumas fotos foram ofertadas por Emerson Rossi (Foto Visão) as demais por Adriana, Patricia e Rodrigo...As músicas são de diversos autores extraídas da Internet (André Rieu, Veronezzi, Collection Deutsche Grammophon...)
  5. 5. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br É fácil ouvir o outro, difícil é escutá-lo.
  6. 6. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Sem abandonar nossos preconceitos e “rótulos”, será difícil deixar de interpretar e julgar a expressão do outro ao invés de escutá-lo.
  7. 7. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Todo ser humano quer ser respeitado, merece e tem o direito. Para tal, há que se respeitar suas decisões.
  8. 8. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Caro colega é preciso resgatar a dignidade de nossa profissão, não para produzir mais, não para cumprir “programas”, não para “colocar” aluno na faculdade, mas para que reconquistemos o que perdemos e que nos é próprio: Somos Educadores.
  9. 9. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A Decisão baseada na não verdade levará à frustração.
  10. 10. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A Verdade é elemento essencial para a Felicidade.
  11. 11. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu daja@uol.com.br A adesão à “Não Verdade” é o inexorável caminho à frustração.
  12. 12. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Como a vida do homem não depende apenas dos impulsos naturais, a ignorância é certamente o maior obstáculo à realização humana.
  13. 13. A VERDADE é que libertará o HOMEM da ignorância, dos conceitos ou preconceitos estéreis, dos condicionamentos, da manipulação e de tudo o mais que possa impedi-lo de DECIDIR LIVREMENTE. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  14. 14. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Somente a adesão, fruto de decisão livre à VERDADE é que poderá realizar o HOMEM e fazê-lo feliz. A adesão ao erro, ao fenômeno, é opção contra si mesmo.
  15. 15. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A Vontade é a grande marca do Homem e a Decisão seu ato próprio.
  16. 16. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A concordância intelectual e até a manifestação pública de compromisso, não são suficientes para atestar a comunhão de valores. ...Isso é tarefa da vida.
  17. 17. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A Vontade tende ao bem, mas não é determinada a ele! É livre para aderir ou não.
  18. 18. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Há muita subjetividade em nossas leituras e interpretações dos fatos e acontecimentos. Pôr uma questão de lógica é recomendável que não sejamos, nem simplistas nas colocações, nem onipotentes nas atitudes.
  19. 19. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Quem não age por convicção, age por conveniência.
  20. 20. Todo comportamento é expressão e efeito. O que significa e quais são as causas do comportamento humano? Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  21. 21. O autoritarismo foi e é uma agressão à dignidade humana, pois fere não apenas o direito de expressão do indivíduo, mas também seu inalienável direito à decisão. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  22. 22. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A Tirania e o Paternalismo se diferenciam apenas pela intencionalidade das ações. Ambos são repulsivos, pois ferem a dignidade humana.
  23. 23. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br É bom lembrar que Deus criou uma coisa diferente da outra, não há nada igual. Por que será? Querer igualar, nivelar, é próprio do homem. Quem será que está certo... ?
  24. 24. Todo ser humano, tem direito à consciência do seu agir. Sob qualquer pretexto, subtrair do indivíduo essa consciência, é um desrespeito e uma afronta à sua dignidade. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  25. 25. Todo objetivo decorre de uma decisão que se toma, a partir dos conceitos e valores que se tem. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  26. 26. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Nenhuma atividade humana, que envolva mais de uma pessoa, pode prosperar se os seus componentes assumem a postura de juízes uns dos outros, isto é, cada qual se coloca como parâmetro ou critério para “avaliar” o outro.
  27. 27. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Onde cada qual fala a “sua língua” as fofocas e os conflitos são inevitáveis. Um ambiente assim, é estressante e desumano porque não há encontro de pessoas, mas confronto de interesses.
  28. 28. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br O novo não é necessariamente sinônimo de Verdade.
  29. 29. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br A tentação de dogmatizar as nossas “verdades” como absolutas e inquestionáveis, revela insegurança, ignorância ou onipotência.
  30. 30. Embora seja comum não é natural a aceitação ou rejeição do novo sem uma análise e avaliação. Se isso ocorre, cuidado, algo não vai bem. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  31. 31. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br O fato de eventualmente o novo revelar os nossos erros, dificuldades ou limites, em nada nos diminuem, muito pelo contrário. Permite-nos iniciar o processo de mudança.
  32. 32. Nossas falhas e deficiências não anulam ou invalidam o que já fizemos de bom e de bem. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br
  33. 33. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br Imaginar que seja possível modificar uma pessoa simplesmente porque dizemos como ela deve pensar, agir ou ser, é sem dúvida uma das maiores utopias humanas.
  34. 34. A Vontade é que dignifica o Homem. É tão importante que Deus a respeita. Não interfere na decisão humana sem o consentimento explícito do Homem. Nosso objetivo é suscitar sua reflexão pessoal. As frases expressam o nosso pensar, mas, as resultantes de sua reflexão, serão o seu pensar .- Prof. Breda -bredaja@uol.com.br

×