Your SlideShare is downloading. ×
0
UCPel – UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS
            ESIN – Escola de Informática
 Graduação: Tecnologia em Análise e Dese...
Nome do Sistema
Empresa ou Grupo de Desenvolvedores
Finalidade da Aplicação
Usuários
Recursos
Link
Google Earth

Empresa ou Grupo de Desenvolvedores: GOOGLE
Finalidade:
 “Apresentar um modelo tridimensional do globo terre...
Telas do aplicativo...
Telas do aplicativo...
Continuação
Google Earth - Continuação



Link: http://earth.google.com/
Moodle

Empresa ou Grupo de Desenvolvedores: Comunidade virtual que reúne programadores e
desenvolvedores de software livr...
Moodle - Continuação


HotPot: Este módulo possibilita aos professores utilizar, no Moodle, testes de múltipla
escolha, re...
Moodle - Continuação
Exemplo: Administrando cursos no Moodle

   Um professor pleno (ou principal) tem controle total sobr...
Moodle - Continuação


Exemplo da utilização da ferramenta Moodle: http://www.tsi.ufpr.br

   Link: http://moodle.org
My Goya
Empresa ou Grupo de Desenvolvedores: Magix
Finalidade:
       “Servir como desktop on line para que qualquer usuár...
Telas do aplicativo...
Telas do aplicativo...
Continuação
Telas do aplicativo...
Continuação
My Goya - Continuação


Link: http://www.magix.com
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Tecnologias da Web

1,507

Published on

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,507
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
24
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Tecnologias da Web"

  1. 1. UCPel – UNIVERSIDADE CATÓLICA DE PELOTAS ESIN – Escola de Informática Graduação: Tecnologia em Análise e Desenvolvimento de Sistemas Disciplina: Laboratório de Informática I Professor (a): Christiano Martino Otero Ávila Componentes (s): Augusto Garcia Schimidt Bruno Rosinha Barboza Timóteo Mathies Rico Tecnologias Utilizadas na Web Google Earth Moodle My Goya Pelotas, 11 de março de 2008.
  2. 2. Nome do Sistema Empresa ou Grupo de Desenvolvedores Finalidade da Aplicação Usuários Recursos Link
  3. 3. Google Earth Empresa ou Grupo de Desenvolvedores: GOOGLE Finalidade: “Apresentar um modelo tridimensional do globo terrestre, construído a partir de fotografias de satélite obtidas em fontes diversas. Desta forma, o programa pode ser usado simplesmente como um gerador de mapas em duas dimensões e fotos de satélite, ou, como um simulador das diversas paisagens presentes no Planeta Terra. Com isso, é possível identificar lugares, construções, cidades, paisagens, entre outros elementos. O programa é similar, porém mais complexo do que o serviço oferecido pelo Google conhecido como Google Maps. O Google Earth possui funções diversas relativas à manipulação do modelo global, em geral relacionadas à recuperação de informações coletadas pelos seus usuários ao redor de todo o mundo, a respeito de localidades específicas. “ Usuários: Qualquer usuário do Planeta Terra Recursos: Navegar pelo globo, marcando os locais que conseguiu identificar para visitá-los posteriormente; Medir a distância entre dois pontos ; Ter uma visão tridimensional de uma determinada localidade; O aplicativo possui a cartografia do globo terrestre, juntando imagens de varias fontes, sendo elas: imagens de satélite, fotografias aéreas, e sistemas de informações geográficas sobre um globo em 3D. Também é possível ver mapas antigos do planeta todo, com o recurso Featured Content, selecionado a partir dos layers (Camadas).
  4. 4. Telas do aplicativo...
  5. 5. Telas do aplicativo... Continuação
  6. 6. Google Earth - Continuação Link: http://earth.google.com/
  7. 7. Moodle Empresa ou Grupo de Desenvolvedores: Comunidade virtual que reúne programadores e desenvolvedores de software livre,administradores de sistemas, professores, designer designers e usuários de todo o mundo. Finalidade: “Esta aplicação está voltada para programadores e acadêmicos da educação, já que se constitui em um sistema de administração de atividades educacionais destinado à criação de comunidades on-line, em ambientes virtuais voltados para a aprendizagem colaborativa. Permite, de maneira simplificada, um estudante ou um professor, integrar-se, estudando ou lecionando, em um curso on-line à sua escolha. Baseia-se na pedagogia sócio-construtivista. “ Usuários: Qualquer usuário do Planeta Terra Recursos: Tarefas: O módulo de tarefas possibilitam aos professores dar notas eletronicamente a material apresentado ou submetido 'offline', tais como trabalhos em papel ou apresentações em classe. Chats: No módulo Chat possibilita que os participantes tenham uma discussão síncrona, em tempo real, pela Web. É útil para perceber as distintas compreensões dos participantes entre si e do tópico em discussão. Escolha: Neste módulo, o professor faz uma pergunta e disponibiliza múltiplas escolhas. Pode ser útil como uma pesquisa rápida para estimular a reflexão sobre um tópico, para permitir à classe votar sobre o encaminhamento do curso, ou, para obter consenso. Glossários: Nesta atividade é oferecido aos participantes criar e manter uma lista de definições, como um dicionário. As entradas podem ser pesquisadas ou consultadas em vários formatos diferentes.
  8. 8. Moodle - Continuação HotPot: Este módulo possibilita aos professores utilizar, no Moodle, testes de múltipla escolha, respostas curtas, sentenças embaralhadas, palavras cruzadas, associação/ordenamento e preenchimento de vazios criados usando o software Hot Potatoes, disponível gratuitamente sob certas condições. O módulo Hot Potatoes precisa estar configurado como visível via Administração >> Configuração >> Módulos. Lições: Uma lição apresenta conteúdos de uma maneira interessante e flexível. Consiste de um determinado número de páginas. Cada página normalmente termina com uma questão de múltipla escolha. A navegação através de uma lição pode ser direta ou complexa. Questionários: O questionário possibilita que o professor construa e configure testes de múltipla escolha, verdadeiro-falso, resposta curta e outros. Cada tentativa é automaticamente registrada e o professor pode optar por enviar comentários ou mostrar as respostas corretas. Um pequeno questionário sobre o Moodle (com timer) . Pesquisas: O módulo de pesquisa possibilita diversos instrumentos testados tipo quot;surveyquot; que têm se demonstrado úteis para avaliar e estimular o aprendizado em ambientes online. Wiki: O wiki é uma página Web na qual todos podem acrescentar ou editar conteúdo. Possibilita que documentos sejam produzidos coletivamente e dá suporte ao aprendizado colaborativo. Versões antigas dos documentos não são apagadas e podem ser restauradas caso necessário. Módulos Adicionais Opcionais: Os módulos adicionais opcionais podem ser obtidos por administradores de sites na página de Modules and Plugins Database do Moodle. Observe que muitos desses módulos estão em fase de desenvolvimento e podem não funcionar adequadamente em todos os servidores Moodle.
  9. 9. Moodle - Continuação Exemplo: Administrando cursos no Moodle Um professor pleno (ou principal) tem controle total sobre as configurações do curso, inclusive de restrição de privilégios de outros professores; A escolha de formatos de cursos, tais como, por semana, por tópico ou um formato social focado em discussão; Há uma variedade flexível de atividades de cursos -- Fóruns, Diários, Testes, Recursos, Escolhas, Surveys, Tarefas, Oficinas; Mudanças recentes no curso, desde o último login, podem ser automaticamente mostradas na página principal do curso -- ajuda a dar um senso de comunidade; A maioria das áreas de entrada de texto (recursos, postagens em fóruns, entradas em diários, etc.) podem ser editadas usando um editor HTML interno do tipo WYSIWYG, permitindo a visualização imediata do formato do texto tal como ele aparecerá para os usuários; Todas as notas para Fóruns, Diários, Testes e Tarefas podem ser vistas em uma página (e baixadas para o computador pessoal como arquivos de planilhas eletrônicas).; Login e registro de atividades completo -- relatórios de atividades para cada estudante são disponíveis com gráficos e detalhes sobre cada módulo (último acesso, número de vezes que foi lido), bem como uma quot;históriaquot; detalhada do envolvimento de cada estudante, inclusive postagens, entradas em diários, etc., em uma página; Integração de correio eletrônico -- cópias das postagens em fóruns, feedback do professor, etc., podem ser enviados por e-mail em HTML ou texto simples; Escalas personalizadas -- os professores podem definir suas próprias escalas a serem usadas para a atribuição de notas a fóruns, tarefas e diários; Os cursos podem ser empacotados num único arquivo zip, usando a função Backup. Estes podem ser restaurados em qualquer servidor Moodle;
  10. 10. Moodle - Continuação Exemplo da utilização da ferramenta Moodle: http://www.tsi.ufpr.br Link: http://moodle.org
  11. 11. My Goya Empresa ou Grupo de Desenvolvedores: Magix Finalidade: “Servir como desktop on line para que qualquer usuário cadastrado no sistema possa usar os recursos de um desktop pessoal em um ambiente web.” Usuários: Qualquer usuário cadastrado no sistema. Recursos: Web Disk - seu disco rígido na web. Seus dados podem ser salvos em diretórios online, sempre de maneira segura e acessível em qualquer hora. Sharebase - gerencia o acesso de todos seus dados. File Manager - controle completo sobre todos os dados. Gerenciador de fotos, vídeos, musicas e outros arquivos. Contacts - livro de endereços completo online, cria contatos, administre, e importe e exporte com um simples clique. Calendar - calendário online para marcar compromisso, gerenciar horários, etc. Zoho Writer - Editor de texto. Share Manager - Organize o acesso a seus arquivos de maneira fácil. Você decide quem vê o que. Media Player - Player ideal, mostra fotos, vídeos e toca musicas. Bookmarks - Seus favoritos pessoais estão sempre aqui. Web Sites, Informações importantes, etc.
  12. 12. Telas do aplicativo...
  13. 13. Telas do aplicativo... Continuação
  14. 14. Telas do aplicativo... Continuação
  15. 15. My Goya - Continuação Link: http://www.magix.com
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×