Osregimesfascistaenazi 100213195928-phpapp02

1,796 views
1,675 views

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,796
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
61
Actions
Shares
0
Downloads
113
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Osregimesfascistaenazi 100213195928-phpapp02

  1. 1. Os regimes ditatoriais na Europa A crise das democracias. A ascensão dos regimes fascista e nazi.
  2. 2. Quando, após a 1ª Guerra Mundial, a Europa parecia ter alcançado as condições para a consolidação da democracia , vários factores acabaram por favorecer o desenvolvimento de regimes autoritários : ▪ a s enormes dificuldades económicas resultantes da 1ª Guerra Mundial, agravadas depois pela Grande Depressão dos anos 1930; A CRISE DAS DEMOCRACIAS ▪ o receio do avanço dos movimentos socialistas e comunistas, levou vários sectores da sociedade a apoiar os partidos de extrema-direita. A- Benito Mussolini B- Adolfo Hitler C- António O. Salazar D- Francisco Franco E- Joseph Estaline
  3. 3. A ASCENSÃO DO FASCISMO Fascio
  4. 4.  A participação da Itália na 1ª Guerra Mundial provocou:  uma grave crise económica que acarretou a inflação, a desvalorização da moeda e a falência de empresas;  e uma enorme crise social , devido ao agravamento das condições de vida (fome e miséria) e ao aumento do desemprego (também devido à desmobilização de cerca de 2 milhões de soldados), facto que favoreceu a agitação social (greves e ocupação de fábricas e propriedades) .  A incapacidade dos diversos governos em resolverem os problemas económicos e sociais. AS RAZÕES DA SUBIDA DO FASCISMO AO PODER 1921 – Mussolini funda o Partido Nacional Fascista (PNF) , que era apoiado pelos grandes industriais e proprietários, classe média, desempregados e ex-combatentes. (Desde o início, e aproveitando o clima de agitação social, que os “ camisas negras ”, milícia armada do PNF, perseguiam, espancavam e matavam sindicalistas, comunistas e socialistas, destruíam e incendiavam as sedes dos partidos e dos sindicatos e reprimiam os movimentos grevistas)
  5. 5. 1922 – “Marcha sobre Roma” em que participaram cerca de 50 mil “camisas negras”, o que levou o rei Vítor Manuel III , para evitar uma guerra civil, a convidar Mussolini a formar Governo (29/10/1922). 1924 – O PNF, recorrendo à violência e à fraude, consegue a maioria nas eleições (65%).
  6. 6. O fascismo italiano defendia os seguintes princípios : OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO FASCISMO ▪ Totalitarismo (primazia do Estado sobre o indivíduo, isto é, submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas).
  7. 7. Medidas e forças repressivas (totalitarismo) - a censura à imprensa, à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a OVRA (Organização de Vigilância e Repressão do Antifascismo); - a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nacional fascista (regime de partido único); - a proibição das greves e dos sindicatos , que foram substituídos por corporações;
  8. 8. - a criação de uma milícia armada, os Camisas Negras (Squadristi).
  9. 9. ▪ Anti-socialismo , anticomunismo e antiparlamentarismo (partido único). ▪ Culto do chefe (propaganda à figura do Duce, que é considerado o salvador da nação). ▪ Nacionalismo (a Nação é o valor mais importante a defender e, por isso, exalta-se a pátria e o seu passado histórico).
  10. 10. ▪ Imperialismo (desenvolvimento de um movimento expansionista de forma a criar um império). Pretensões territoriais de Mussolini em África ▪ Militarismo (demonstração da força militar através de paradas militares e desfiles dos “camisas negras”). ▪ Corporativismo (tinha como objectivo unir patrões e trabalhadores em organismos comuns, as corporações, para evitar a luta de classes e subordinar os trabalhadores aos interesses do Estado).
  11. 11. Para consolidar o seu poder e o regime , os fascistas utilizaram os seguintes meios: ▪ a violência e o regime de terror; Destruição do bar de uma associação de trabalhadores e de uma sede do P. Socialista ▪ a propaganda;
  12. 12. ▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Fascista; ▪ o controlo da cultura. Jornal bimensal dedicado à arte Revista mensal apologista do programa de obras públicas
  13. 13. A ASCENSÃO DO NAZISMO (Um Povo, um Império, um Chefe) Cruz Suástica e Águia Imperial
  14. 14.  As dificuldades da República de Weimar (1919-1933) originadas por:  o descontentamento com a assinatura do Tratado de Versalhes;  os graves problemas económicos provocados pelas destruições da guerra, pelo pagamento de indemnizações e pela inflação (agravada ainda mais, a partir de 1923, pela ocupação da região do Ruhr pelos franceses);  o aumento da agitação social.  A crise de 1929, ao provocar a falência de bancos e de empresas, agravou o desemprego, a miséria e a agitação social. AS RAZÕES DA SUBIDA DO NAZISMO AO PODER Descontentamento geral e crescimento dos partidos de extrema-esquerda e de extrema-direita. 1919 – Surge o Partido Nacional-Socialista dos Trabalhadores Alemães ou Partido Nazi , dirigido por Hitler a partir de 1921.
  15. 15. 1921/32 – Rápido crescimento do P. Nazi devido ao apoio financeiro dos grandes industriais , à propaganda e às manifestações de força das suas milícias ( S.A. e S.S. ). 1932 – O Partido Nazi é o partido com mais votos nas eleições. 1933 – Hitler é nomeado Chanceler . 1934 – Após a morte do Presidente da República , Von Hindenburg , Hitler acumula os cargos de Chanceler e de Chefe de Estado .
  16. 16. O nazismo defendia, à semelhança do fascismo italiano, os seguintes princípios : OS PRINCÍPIOS / CARACTERÍSTICAS DO NAZISMO ▪ Totalitarismo (submissão total ao Estado e ao seu chefe, com o recurso a medidas e forças repressivas). (Um Povo, um Império, um Chefe)
  17. 17. Medidas e forças repressivas (totalitarismo) A KDF-Wagen (“Força pela alegria”) era a organização para os tempos livres da DAF . - a censura à imprensa, à rádio, ao teatro e ao cinema; - a criação de uma polícia política, a GESTAPO (Geheime Staatspolizei); - a proibição dos partidos políticos à excepção do partido nazi (regime de partido único); - a proibição das greves e dos sindicatos , sendo empregados e patrões obrigados a pertencer à Frente de Trabalho Alemã (DAF - Deutsche Arbeitsfront) ;
  18. 18. - a criação das S.A. (Secções de Assalto – Sturmableitung); - e das S.S. (Secções de Segurança – Schutzstaffel);
  19. 19. ▪ Anti-socialismo , anticomunismo e antiparlamentarismo (partido único). Incêndio do Reichstag (27/02/1933) ▪ Culto do chefe (Salvador da Nação).
  20. 20. ▪ Nacionalismo (restauração da Grande Alemanha). ▪ Imperialismo (III Reich) e “espaço vital” (ideia de que os alemães, como raça superior, deviam dispor de um território tão extenso quanto as suas necessidades, que tinham o direito de conquistar às raças inferiores).
  21. 21. ▪ Racismo (ideia da superioridade da “raça ariana”, de que os alemães se consideravam os mais puros representantes) e anti-semitismo ( perseguição, expulsão e extermínio dos judeus ). Deste modo, judeus, ciganos, negros, mestiços, considerados raças inferiores, eram raças a eliminar, o mesmo se passando com as minorias, como os homossexuais e os deficientes alemães.
  22. 22. O eterno judeu
  23. 23. Para consolidar o seu poder e o regime , os nazis utilizaram os seguintes meios: ▪ a violência e o regime de terror;
  24. 24. ▪ a criação de campos de concentração e de extermínio;
  25. 26. ▪ a propaganda (Ministério da Propaganda); ▪ a educação e o controlo da juventude, através, por exemplo, da Juventude Hitleriana; ▪ o controlo da cultura.
  26. 27. <ul><li>FIM </li></ul>
  27. 28. <ul><li>Adolf Hitler nasceu na Áustria, em 1889, e o seu pai trabalhava na Alfândega da cidade que fazia fronteira com a Alemanha. </li></ul><ul><li>Ao ficar órfão de pai, sua mãe recebeu uma pensão e tinha economias, o que fez que não passa-se necessidades </li></ul><ul><li>Hitler teve pouco rendimento na escola e depois de algumas tentativas falhadas para entrar na academia de artes abandonou os estudos aos 16 anos. </li></ul><ul><li>Depois da morte de sua mãe viveu isolado durante alguns anos e viva de vender cartões ilustrados pelo próprio na rua. </li></ul><ul><li>Hitler foi chamado para a Áustria para ser inspeccionado para a tropa, mas foi considerado inapto, não sendo aceite. Quando começou a guerra inscreveu-se como voluntário. </li></ul><ul><li>Atraído pela política Hitler associou-se o Partido Nazi. </li></ul>BIOGRAFIA DE HITLER

×