Your SlideShare is downloading. ×
Recursos minerais e política energética do brasil
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Recursos minerais e política energética do brasil

1,491
views

Published on


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,491
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
37
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. RECURSOS MINERAIS EPOLÍTICA ENERGÉTICA DO BRASILProfessora: Priscila Baldner9º ano Forte
  • 2. INTRODUÇÃO Matriz energética de um país é o conjunto dos recursos de energia e seu uso na sociedade. A matriz divide-se em dois aspectos: Materiais usados para a produção de energia (petróleo, água, carvão mineral, gás natural, etc.) e para as tecnologias de geração, como mecânica, térmica, nuclear, solar e eólica. Forma do consumo: eletricidade, combustível e queima industrial e doméstica, entre outros. Brasil: matriz energética: hidroeletricidade
  • 3. PETRÓLEO A história do petróleo no Brasil A importância da Petrobrás O “Pré sal” É uma espécie de bolsão onde ficam acumulados hidrocarbonetos como petróleo e gás metano e que fica localizada logo abaixo da “camada de sal” em regiões de bacias sedimentares que contém grandes estruturas halocinéticas (locais onde há a ascensão de corpos salinos).
  • 4. GÁS NATURAL O gás natural é um combustível fóssil e uma energia não - renovável. A utilização do gás natural no Brasil começou modestamente por volta de 1940, com as descobertas de óleo e gás na Bahia, atendendo a indústrias localizadas no Recôncavo Baiano. Após alguns anos, as bacias do Recôncavo, Sergipe e Alagoas destinavam quase em sua totalidade para a fabricação de insumos industriais e combustíveis para a Refinaria Landulfo Alves e o Polo Petroquímico de Camaçari. Com a descoberta da Bacia de Campos as reservas provadas praticamente quadruplicaram no período 1970-hoje (com a crise de 1970 no Oriente Médio e a descoberta da Bacia de Campos em seguida da camada pré sal). O desenvolvimento da bacia proporcionou um aumento no uso da matéria-prima, elevando em 2,7% sua participação na matriz energética nacional. Gasoduto Brasil - Bolívia
  • 5. CARVÃO É uma pedra composta basicamente por carbono e magnésio na forma de betumes, que apresenta uma cor preta ou marrom escuro e, acredita-se, seja o combustível natural mais abundante do planeta. No Brasil, a mineração do carvão concentra-se praticamente na região sul do país com algumas minerações pouco produtivas na região sudeste. Reservas: RS, SC, MG, SP, BA, PE, PI AM, MA, PA, AC.
  • 6. ENERGIA NUCLEAR O programa nuclear brasileiro abrange um amplo uso da energia nuclear, sempre voltado para fins pacíficos. Há cerca de 3 mil instalações em funcionamento em todo país (não são usinas, são instalações que exploram de alguma maneira a energia nuclear) que utilizam material ou fontes radioativas como combustível para setores da produção industrial, ou no campo da  saúde ou ainda pesquisa, principalmente na área química. Ainda assim, a energia produzida por meio de combustível nuclear é ainda ínfima, muito pequena em relação por exemplo à energia hidrelétrica, e em menor proporção, à termoelétrica. Principais usinas: Angra 1 e 2.
  • 7. PESQUISA Fontes alternativas de energia no Brasil

×