áGuas oceânicas

2,550 views
2,324 views

Published on

0 Comments
3 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
2,550
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
139
Comments
0
Likes
3
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

áGuas oceânicas

  1. 1. ÁGUAS OCEÂNICASProfessora: Priscila Baldner
  2. 2. OS OCEANOS 71% da superfície terrestre Divididos em 4 oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. As interações entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, através das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, pois no oceano existe 97% de toda a água.  A vida dos oceanos é abundante e constitui importante fonte de alimentos para o homem.
  3. 3.  O mar é grande fornecedor de produtos químicos e minerais, tais como: sais, petróleo, areia... Os oceanos desempenham importante papel nos setores de transportes e comunicações em todo o mundo. Como a água possui grande capacidade de armazenamento de calor, os oceanos desempenham importante papel como reguladores térmicos climáticos.
  4. 4.  Oceano Pacífico É o mais extenso dos oceanos. Área de aproximadamente 165 milhões de km². Apresenta um número imenso de ilhas e arquipélagos, bem como as maiores profundidades do relevo submarino, representadas pelas fossas das Marianas (11 022m) e de Mindanau (10 497m).
  5. 5.  Oceano Atlântico Ocupa 85 milhões de km². Na parte central do Atlântico há uma enorme cordilheira submarina, denominada dorsal do Atlântico, que em alguns pontos aflora em forma de ilha, como, por exemplo: Açores e Santa Helena. Maiores profundidades: Mar das Antilhas – representadas pelas fossas das Virgens com 8 526m e de Milwaukee, com 9 460m.
  6. 6.  Oceano Índico Ocupa aproximadamente 73 milhões de km² e possui uma forma quase circular. Seu relevo submarino é pouco acidentado e sua maior profundidade é a fossa de Java, com 6 650m.
  7. 7.  Oceano Glacial Ártico Ocupa aproximadamente 14 milhões de km², é o menor dos oceanos. Durante quase todo o ano, grande parte de suas águas se apresenta congelada. Oceano Glacial Antártico Situa-se ao redor da Antártica. Predomínio de baixas temperaturas, presenças de banquisas e icebergs, diversas ilhas, profundidades máximas em torno de 5000m e delimitação imprecisa.
  8. 8. O RELEVO SUBMARINO Plataforma continental: Prolongamento submerso dos continentes, com apenas algumas modificações topográficas e geológicas promovidas pela erosão marinha ou por depósitos sedimentares. Talude continental: Inclinação mais acentuada que a plataforma, chegando até 3000m de profundidade, que marca a passagem para a região pelágica. Região pelágica: Porção oceânica que se estende em média de 3000 e 5000m de profundidade, apresentando restos de animais e vegetais marinhos. Região abissal: Profundidades superiores a 5000m, parte das fossas submarinas, localizando-se próxima aos continentes.
  9. 9. OS MARES Os mares são porções dos oceanos e dividem-se em: Mar aberto ou costeiro. Exs: Mar do Japão, Mar do Norte,... Mares interiores ou mediterrâneos. Exs: Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho,... Mares fechados ou isolados Exs: Mar Morto, Mar Cáspio,...
  10. 10. AS CORRENTES MARINHAS Deslocamentos das águas oceânicas cuja velocidade seja superior a 12 milhas marítimas por dia (1 milha marítima corresponde a 1852m). Principais fatores responsáveis pela existência dessas correntes são: os ventos regulares, o movimento de rotação da Terra, a diferença de temperatura, a salinidade e o relevo submarino. De acordo com a temperatura e as regiões de origem, elas podem ser: Quentes: provenientes da zona equatorial, como das Guianas e a Corrente do Golfo. Frias: Oriundas das regiões polares, como a do Labrador, a de Humbolt e da Groenlândia Correntes marinhas são ricas em alimentos para a vida marinha, como micro-organismos (plactôn), base da alimentação de peixes.
  11. 11. ESTREITO OU CANAIS São passagens estreitas, naturais ou artificiais, que podem ligar rios, mares ou oceanos.1. O Canal de Suez Liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e, por extensão, os Oceanos Atlântico e Índico. Situado em território egípcio, sua construção foi iniciada em 1859 e concluída em 1869.
  12. 12. 2. O Canal do Panamá Liga os oceanos Atlântico e Pacífico, no ístmo do Panamá, entre a baía de Limón no mar das Antilhas e o golfo do Panamá, no Pacífico. Construção iniciada por franceses e terminada por norte americanos em 1914.
  13. 13. GOLFOS E BAÍAS Golfo: Acidente geográfico que consiste numa grande entrada de mar terra adentro. Baía: Pequeno golfo de boca estreita, que se alarga para o interior.

×