Your SlideShare is downloading. ×
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
áGuas oceânicas
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

áGuas oceânicas

1,588

Published on

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
1,588
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
89
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. ÁGUAS OCEÂNICASProfessora: Priscila Baldner
  • 2. OS OCEANOS 71% da superfície terrestre Divididos em 4 oceanos: Pacífico, Atlântico, Índico, Glacial Ártico e Glacial Antártico. As interações entre o oceano e a atmosfera condicionam o clima mundial. Não só pela distribuição de calor no globo, através das correntes marinhas, como também pela sua importância no ciclo da água, pois no oceano existe 97% de toda a água.  A vida dos oceanos é abundante e constitui importante fonte de alimentos para o homem.
  • 3.  O mar é grande fornecedor de produtos químicos e minerais, tais como: sais, petróleo, areia... Os oceanos desempenham importante papel nos setores de transportes e comunicações em todo o mundo. Como a água possui grande capacidade de armazenamento de calor, os oceanos desempenham importante papel como reguladores térmicos climáticos.
  • 4.  Oceano Pacífico É o mais extenso dos oceanos. Área de aproximadamente 165 milhões de km². Apresenta um número imenso de ilhas e arquipélagos, bem como as maiores profundidades do relevo submarino, representadas pelas fossas das Marianas (11 022m) e de Mindanau (10 497m).
  • 5.  Oceano Atlântico Ocupa 85 milhões de km². Na parte central do Atlântico há uma enorme cordilheira submarina, denominada dorsal do Atlântico, que em alguns pontos aflora em forma de ilha, como, por exemplo: Açores e Santa Helena. Maiores profundidades: Mar das Antilhas – representadas pelas fossas das Virgens com 8 526m e de Milwaukee, com 9 460m.
  • 6.  Oceano Índico Ocupa aproximadamente 73 milhões de km² e possui uma forma quase circular. Seu relevo submarino é pouco acidentado e sua maior profundidade é a fossa de Java, com 6 650m.
  • 7.  Oceano Glacial Ártico Ocupa aproximadamente 14 milhões de km², é o menor dos oceanos. Durante quase todo o ano, grande parte de suas águas se apresenta congelada. Oceano Glacial Antártico Situa-se ao redor da Antártica. Predomínio de baixas temperaturas, presenças de banquisas e icebergs, diversas ilhas, profundidades máximas em torno de 5000m e delimitação imprecisa.
  • 8. O RELEVO SUBMARINO Plataforma continental: Prolongamento submerso dos continentes, com apenas algumas modificações topográficas e geológicas promovidas pela erosão marinha ou por depósitos sedimentares. Talude continental: Inclinação mais acentuada que a plataforma, chegando até 3000m de profundidade, que marca a passagem para a região pelágica. Região pelágica: Porção oceânica que se estende em média de 3000 e 5000m de profundidade, apresentando restos de animais e vegetais marinhos. Região abissal: Profundidades superiores a 5000m, parte das fossas submarinas, localizando-se próxima aos continentes.
  • 9. OS MARES Os mares são porções dos oceanos e dividem-se em: Mar aberto ou costeiro. Exs: Mar do Japão, Mar do Norte,... Mares interiores ou mediterrâneos. Exs: Mar Mediterrâneo, Mar Vermelho,... Mares fechados ou isolados Exs: Mar Morto, Mar Cáspio,...
  • 10. AS CORRENTES MARINHAS Deslocamentos das águas oceânicas cuja velocidade seja superior a 12 milhas marítimas por dia (1 milha marítima corresponde a 1852m). Principais fatores responsáveis pela existência dessas correntes são: os ventos regulares, o movimento de rotação da Terra, a diferença de temperatura, a salinidade e o relevo submarino. De acordo com a temperatura e as regiões de origem, elas podem ser: Quentes: provenientes da zona equatorial, como das Guianas e a Corrente do Golfo. Frias: Oriundas das regiões polares, como a do Labrador, a de Humbolt e da Groenlândia Correntes marinhas são ricas em alimentos para a vida marinha, como micro-organismos (plactôn), base da alimentação de peixes.
  • 11. ESTREITO OU CANAIS São passagens estreitas, naturais ou artificiais, que podem ligar rios, mares ou oceanos.1. O Canal de Suez Liga o Mar Vermelho ao Mediterrâneo e, por extensão, os Oceanos Atlântico e Índico. Situado em território egípcio, sua construção foi iniciada em 1859 e concluída em 1869.
  • 12. 2. O Canal do Panamá Liga os oceanos Atlântico e Pacífico, no ístmo do Panamá, entre a baía de Limón no mar das Antilhas e o golfo do Panamá, no Pacífico. Construção iniciada por franceses e terminada por norte americanos em 1914.
  • 13. GOLFOS E BAÍAS Golfo: Acidente geográfico que consiste numa grande entrada de mar terra adentro. Baía: Pequeno golfo de boca estreita, que se alarga para o interior.

×