Your SlideShare is downloading. ×
0
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Agricultura mundial
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Agricultura mundial

9,885

Published on

0 Comments
6 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
9,885
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
307
Comments
0
Likes
6
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. AGRICULTURA MUNDIALProfessora: Priscila Baldner9º ano Forte
  • 2. ORIGEM DA AGRICULTURA Originou-se há cerca de 12 mil anos (Período Neolítico) Povos caçadores - coletores notaram que determinados grãos ao serem enterrados, poderiam produzir plantas iguais às que os originaram. O surgimento da agricultura possibilitou:• A produção de excedentes;• Condicionou a seleção de sementes;
  • 3. A IMPORTÂNCIA DA AGRICULTURA No meio rural é a atividade mais representativa para a sobrevivência; sua principal função é fornecer alimentos para a humanidade; É importante fonte de matérias – primas; Ampla participação no comércio mundial;
  • 4. OBS: INTENSIVA X EXTENSIVA Agricultura intensiva: tipo de agricultura que utiliza técnicas modernas, mais produtividade - grandes empresas podendo acarretar impactos ambientais Agricultura extensiva: tipo de agricultura realizada em grandes áreas, empregando pouco capital e técnicas agrícolas tradicionais e por isso apresenta baixa produtividade.
  • 5. OS  SISTEMAS AGRÍCOLAS Correspondem às diferentes formas de se utilizar o solo para cultivos agrícolas. Os principais sistemas agrícolas são:• Itinerante• Jardinagem• Plantation• Belts• Rotação de Culturas• Hidroponia
  • 6. AGRICULTURA ITINERANTE Sistema arcaico e típico de sociedades primitivas, onde prevaleceram a apropriação comunitária dos meios de produção e a inexistência de classes sociais. Atualmente ocorre, sobretudo, na América Latina e na África. Consiste basicamente em se atear fogo na mata para, em seguida, proceder a destoca e semeadura da terra. O não emprego de adubos e de outros recursos técnicos mais aprimorados, bem como a ação das chuvas, acarretam o esgotamento precoce do solo e seu consequente abandono, em favor de outra área, onde todo o processo se repete. Agricultura de subsistência
  • 7.  AGRICULTURA DE JARDINAGEM Sistema considerado intensivo por trabalhos ou por mão de obra, também conhecido por rizicultura inundada. Sistema encontrado principalmente no sul e sudeste na Ásia. Agricultura tradicional, embora com técnicas mais ou menos aprimoradas (irrigação e adubação), cuidados bastante especiais em relação aos vegetais e ao solo, e boa produtividade por hectare. Características: Propriedade muito pequenas e mão de obra abundante, predomínio de técnicas de terraceamento, adubação e irrigação, utilização intensiva do solo, dentre outras.
  • 8. AGRICULTURA DE PLANTATION Agricultura introduzida pelos europeus nas suas colônias tropicais a partir do século XVI. Características: Utilização de monocultura agroindustrial voltada para o mercado externo; emprego de grandes propriedades (latifúndios) e de numerosa mão de obra (escrava ou nativa) para garantir a produção em larga escala, aplicação de grandes capitais na produção de gêneros agrícolas tropicais para abastecer as metrópoles, etc Consequências: Esgotamento dos solos; revoltas sociais; excessiva concentração de terras (latifúndios); dentre outras.
  • 9. OS BELTS Caracteriza-se pelo uso de sementes selecionadas, pequena mão de obra, uso intensivo de máquinas, tecnicas modernas e caráter empresarial. A agricultura dos EUA, a mais desenvolvida do mundo, organiza sua produção em grandes faixas ou cinturões agrícolas (belts), especializados no cultivo de determinados produtos. Outras características: Mão de obra familiar, grandes propriedades, agricultura altamente mecanizada, agricultura intensiva com grande produtividade por hectare.
  • 10. ROTAÇÃO DE CULTURAS O solo é cultivado intensivamente, já que o emprego correto e maciço de adubos químicos impede seu esgotamento, tornando desnecessário o repouso prolongado do solo. A rotação de culturas e a associação agropecuária são características mercantes além do pousio (repouso da terra) para a rotação de terras. A mecanização não é excessiva, porém utilizada. Produtividade e rentabilidade elevadas.
  • 11. HIDROPONIA É um sistema de cultivo, dentro de estufas, sem uso do solo. Os nutrientes que a planta precisa para desenvolvimento e produção são fornecidos somente por água enriquecida com os elementos necessários, dissolvidos na forma de sais.
  • 12. A PRODUÇÃO DA AGROPECUÁRIA Agricultura: Conjunto de atividades empregadas pelo homem para conseguir, do solo, produtos vegetais que atendam às suas necessidades econômicas. Pode-se afirmar que a mais antiga atividade econômica do mundo inclui o cultivo da terra como base. Os objetivos da agricultura são definidos conforme o destino que é dado à produção. Agricultura de subsistência: A produção destina-se, principalmente, a atender às necessidades de consumo do produtor rural e sua família.
  • 13.  Agricultura comercial: A produção é determinada em função do abastecimento do mercado consumidor, ou seja, interno e/ou externo e caracteriza a agricultura nos países capitalista mais desenvolvidos. Agricultura especulativa: Ocorre quando a produção é organizada para atender à demanda do mercado externo, não visando o mercado local. Plantation é um tipo de agricultura especulativa.
  • 14.  Agricultura socialista: A produção organizada segundo as necessidades sociais do país onde é implementada, buscando atender ao mercado interno.
  • 15. A BIOTECNOLOGIA Objetivo: Otimizar a produção agrícola e a reduzir custos. As multinacionais de biotecnologias, desde os anos 80, investem fortemente no desenvolvimento de plantas transgênicas, especialmente a soja, o trigo, o milho e o algodão. Apresentam a estrutura geneticamente modificada para resistência às pragas, às intempéries e o aumento do poder nutritiv Observa-se uma redução com o uso de de pesticidas e herbicidas, além da produtividade maior. Dos quase 40 milhões de hectares de lavoura com transgênicos, mais de 90% concentram-se nos EUA, Argentina, Canadá e Alemanha. Vantagens: Batatas maiores e com polpas mais densas, tomate de amadurecimento mais lento, bananas de maior tamanho e adaptadas ao clima mais frio, entre outras.
  • 16. OBS: REVOLUÇÃO VERDE A “Revolução Verde”, concebida nos EUA, objetivava combater a fome e a miséria dos países mais pobres, por meio da introdução de técnicas mais apropriadas de cultivo, mecanização, uso de fertilizantes, defensivos agrícolas e sementes selecionadas. Porém, dessa forma aumentou a dependência dos países mais pobres em relação aos países mais ricos.
  • 17. PECUÁRIA MUNDIAL Pecuária extensiva A pecuária extensiva é realizada em imensas explorações de milhares de hectares e com dezenas de milhares de cabeças de gado. Não há utilização de fertilizantes para regenerar o solo, o que faz com que os rendimentos sejam muito baixos. Apesar disso, constitui a maior reserva de carne do mundo. Abarca extensas zonas do oeste dos Estados Unidos, o norte do México, a área mais seca dos pampas argentinos, diversas regiões do Brasil e os espaços mais secos da Austrália e da República da África do Sul. É uma pecuária de ovelhas e gado bovino dedicada basicamente à produção de carne, lã e couro. O leite não pode ser aproveitado, por falta de uma rede de transporte adequada para sua distribuição. As crias e parte do rebanho são vendidas no início da estação seca, quando os pastos começam a se tornar escassos.
  • 18. Extensiva XIntensiva
  • 19.  Pecuária intensiva A diferença fundamental com o sistema extensivo é que o período de déficit dos pastos é compensado pela produção de forragens, o que permite completar a alimentação do gado nos períodos de frio mais intenso. A pecuária intensiva localiza-se na zona de clima temperado oceânico do oeste da Europa (Alemanha, Países Baixos, Dinamarca, Escandinávia, Reino Unido e França), na Nova Zelândia, no nordeste dos Estados Unidos e no sudeste do Canadá. As precipitações, regulares e pouco intensas, e a suavidade do clima permitem a existência de pradarias permanentes onde o gado pode pastar ao ar livre em grande parte do ano. Essas condições naturais são especialmente adequadas para o desenvolvimento do gado bovino leiteiro. Com esse tipo de pecuária são obtidos altos rendimentos, devido à utilização de técnicas mais modernas de criação e seleção do gado.

×