• Share
  • Email
  • Embed
  • Like
  • Save
  • Private Content
Aula 14   painel de controle
 

Aula 14 painel de controle

on

  • 719 views

 

Statistics

Views

Total Views
719
Views on SlideShare
571
Embed Views
148

Actions

Likes
0
Downloads
8
Comments
0

3 Embeds 148

http://turmadasala40.blogspot.com.br 143
http://turmadasala40.blogspot.com 4
http://turmadasala40.blogspot.com.es 1

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    Aula 14   painel de controle Aula 14 painel de controle Document Transcript

    • Aula 14 - Painel de Controle Sumário A função do Painel de Controle Abrindo o Painel de Controle Modos de exibição do Painel de Controle Grupo Aparência e Personalização Resolução da Tela Ampliar ou reduzir texto e outros itens Fontes Teclado Grupo doméstico Grupo Programas Programas e Recursos Para remover um programa Grupo Rede e Internet Grupo Relógio, Região e Idioma Região e Idioma Data e hora Sistema Aula 14 - Painel de Controle A função do Painel de Controle No Painel de Controle encontramos todas as ferramentas que estudamos até agora, e, portanto, ele é uma ferramenta que contém todos os recursos de configuração do Windows 7. Através do Painel de controle é possível realizar um conjunto enorme de operações entre as quais se citam: adicionar e remover hardware e programas; realizar configurações de idioma e países; criar contas de usuários; instalar impressoras; etc. Ambientes computacionais não ficam estáveis por muito tempo exigindo configurações alternativas para seu melhor desempenho. São necessárias novas atualizações, novos discos são acrescentados, novos hardwares, tarefas de manutenção devem ser realizadas, etc. De certa forma, a maior parte destes problemas é resolvida em Windows através do Painel de controle.
    • Algumas aplicações de Windows geram ícones de configuração no Painel de controle, e em alguns casos a visão dele pode ser ligeiramente diferente da apresentada. Aula 14 - Painel de Controle Abrindo o Painel de Controle A maneira mais simples para entrar no Painel de Controle é através do menu Iniciar: clique no botão Iniciar; selecione a opção Painel de controle. Painel de Controle e suas respectivas opções exibido por ícones pequenos Aula 14 - Painel de Controle Modos de exibição do Painel de Controle Uma opção do Windows Vista é o modo de exibição Página Inicial do Painel de Controle, esta visualização facilita sua utilização, pois agrupa itens semelhantes. Para escolher este modo de exibição:
    • clique na opção Exibir por: que fica no canto superior direito. Painel de Controle no modo Exibir por Categoria Os grupos com os seus respectivos itens semelhantes são: O modo de exibição clássico continua exibindo todos os itens individualmente. Para escolher o modo de exibição clássico: clique na opção Exibir por: escolha entre ícones pequenos ou ícones grandes. Aula 14 - Painel de Controle Grupo Aparência e Personalização No grupo aparência e personalização existem vários itens para personalização do desktop. Em aulas anteriores já estudamos alguns recursos. Nesta unidade abordaremos os seguintes itens: Resolução da Tela Ampliar ou reduzir texto e outros itens Aula 14 - Painel de Controle
    • Resolução da Tela Este recurso é muito utilizado em computadores de usuários que possuem dificuldades visuais podendo ser usados por qualquer usuário que queiram ter objetos e letras maiores para melhor visualização. A definição do número de cores e resolução dependerá da placa de vídeo e do monitor utilizados. Para abrir as propriedades de vídeo: abra o menu Iniciar - Painel de Controle - Aparência e personalização - Vídeo - Ajustar a resolução da tela; configure a Resolução para o tamanho desejado. Resolução da tela Quanto MAIOR a resolução de vídeo MENOR é o tamanho dos objetos e letras da tela e vice-versa. Você também pode acessar a Resolução da Tela clicando com o botão direito do mouse na área de trabalho. Em seguida, clique em Resolução da Tela.
    • Resolução da tela pelo botão direito na área de trabalho Aula 14 - Painel de Controle Ampliar ou reduzir texto e outros itens Este recurso amplia e reduz textos e outros itens na tela facilitando a sua leitura e visualização. Difere da resolução da tela porque ele altera apenas alguns itens na tela e não a tela inteira. Para abrir as propriedades de vídeo: abra o menu Iniciar - Painel de Controle - Aparência e personalização - Vídeo Ampliar ou reduzir texto e outros itens; escolha entre Menor ou Médio e clique em Aplicar; faça o logoff para que as alterações sejam aplicadas.
    • Tamanho de texto e itens na tela Aula 14 - Painel de Controle Fontes Uma fonte corresponde a uma família de letras com desenho e formato próprios. Através das fontes podemos elaborar os mais diferentes tipos de materiais para publicação em mídia impressa e eletrônica. Este ícone permite a instalação ou exclusão de fontes para uso nos aplicativos de Windows. As fontes podem ser adquiridas de empresas especializadas ou ainda ser acrescentadas ao sistema a partir da compra de software gráfico. Por exemplo, ao adquirir o CorelDRAW o usuário ganha milhares de novas fontes para serem utilizadas em seu computador. Várias fontes estão disponíveis gratuitamente em sites na internet. Basta fazer o download e salvar na pasta Fontes e automaticamente a fonte é inserida nos programas que as utilizam.
    • Pasta Fontes e seus respectivos tipos de letras Para excluir uma fonte qualquer selecione a fonte que deseja excluir e aperte a tecla <Del >. Aula 14 - Painel de Controle Teclado As configurações de teclado vão desde controle da velocidade para a repetição de caracteres, taxa de intermitência de cursor, até o idioma. Os países em geral procuram padronizar modelos específicos de teclado.
    • Propriedades de Teclado Esta caixa de diálogo apresenta duas guias: Velocidade e Hardware. O mais importante na configuração de um teclado é permitir que ele consiga gerar caracteres corretos para o idioma utilizado, como no Brasil, onde os caracteres precisam de acentuação. Em nosso país são oferecidos dois padrões para configuração, o Português (Brasil padrão) e o teclado Português (Brasil ABNT2). A diferença entre eles está na posição das teclas de acentuação e dos caracteres especiais. Veja no manual de seu computador a posição das teclas para a geração de acentos. Aula 14 - Painel de Controle Grupo doméstico O Grupo Doméstico gerencia o compartilhamento de arquivos e impressoras em uma rede doméstica. Ele permite que você crie uma senha e tenha controle total do que é compartilhado e o que permanece privado. Conecte dois ou mais computadores com o Windows 7 e o Grupo Doméstico permitirá iniciar fácil e automaticamente o compartilhamento de músicas, fotos, vídeos e documentos em bibliotecas com outros em sua casa. Também é possível tornar seus arquivos "somente leitura", para que outras pessoas possam visualizar as suas coisas, mas não alterá-las.
    • Você pode ingressar em um grupo doméstico usando qualquer edição do Windows 7. Para compartilhar arquivos e impressoras: clique em Iniciar - Painel de Controle - Grupo Doméstico; clique no botão Ingressar agora; escolha os itens que deseja compartilhar e clique em Avançar; Janela Grupo Doméstico Em seguida você deverá escolher uma senha. Somente as pessoas que possuem a senha terão acesso aos seus itens compartilhados. Clique em Avançar e finalize. Depois que alguém da sua rede cria um grupo doméstico, o próximo passo é ingressar nesse grupo. Você precisará da senha do grupo doméstico, que a pessoa que criou o grupo poderá lhe informar. Para acessar esse grupo basta abrir o Windows Explorer.
    • Janela de um Grupo Doméstico aberta Aula 14 - Painel de Controle Grupo Programas Programas e Recursos Para remover um programa Aula 14 - Painel de Controle Programas e Recursos Todos os aplicativos e recursos adicionais que fazem parte do Windows e que não tenham sido colocados no sistema em sua instalação podem ser adicionados, além de poder retirar os que não interessam.
    • A maior parte das aplicações de Windows é comercializada em CD-ROM e DVD-ROM. A função AUTORUN de Windows possibilita exibição automática da instalação no momento que a mídia é colocada na unidade de CD. Este processo chama-se "Plug-and-Play" e elimina os métodos tradicionais de instalação. Aula 14 - Painel de Controle Para remover um programa Através do item Programas - Programas e Recursos do Painel de Controle é possível remover programas. O processo de remover é muito simples. No centro da janela existe uma lista das aplicações que estão instaladas e obviamente permitem a sua remoção. Janela Adicionar ou remover programas selecione o nome do aplicativo que deseja desinstalar; clique no botão Desinstalar. É apresentada uma tela de confirmação perguntando se deseja realmente remover este programa e comunicando que podem existir arquivos desta aplicação que podem estar compartilhados com outros programas e que
    • não podem ser removidos, pois podem causar mau funcionamento neles. Depois de confirmada a exclusão do programa, o Windows retira todos os arquivos, grupos de programas, e o mais importante, remove também as alterações de configurações internas de Windows que se relacionam a este aplicativo. Por questões organizacionais, na maior parte das vezes, Windows exige que o sistema seja reiniciado. Para instalar um programa proveniente de um CD/DVD: Insira o disco no computador e siga as instruções na tela. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Muitos programas instalados de CDs ou DVDs abrem um assistente de instalação do programa automaticamente. Se um programa não iniciar a instalação automaticamente, consulte as informações que o acompanham. Elas provavelmente fornecerão instruções para instalar o programa manualmente. Se não conseguir acessar as informações, você poderá navegar pelo disco e abrir o arquivo de instalação do programa, normalmente chamado de Setup.exe ou Install.exe. Basta clicar sobre este arquivo e seguir as instruções. Para instalar um programa da Internet: No navegador da Web, clique no link do programa. Siga um destes procedimentos: Para instalar o programa imediatamente, clique em Abrir ou Executar e siga as instruções na tela. Se você for solicitado a informar uma senha de administrador ou sua confirmação, digite a senha ou forneça a confirmação. Para instalar o programa mais tarde, clique em Salvar e baixe o arquivo de instalação para o computador. Quando estiver pronto para instalar o programa, clique duas vezes no arquivo e siga as instruções na tela. Essa é uma opção mais segura, pois você pode verificar se há vírus no arquivo de instalação antes de continuar.
    • Instalação de programas pela Internet Aula 14 - Painel de Controle Grupo Rede e Internet Opções da Internet Ao instalar o Windows o navegador Internet Explorer também estará presente em seu computador, então para realizar várias configurações deste programa use a caixa de diálogo Propriedades da Internet. Esta caixa possui sete guias. Nesse curso o uso destas guias não será detalhado. Eles são mais bem trabalhados no curso de Internet Explorer.
    • Opções de Internet Aula 14 - Painel de Controle Grupo Relógio, Região e Idioma Região e Idioma Data e hora Aula 14 - Painel de Controle Região e Idioma A maior parte dos aplicativos de Windows suporta configurações internacionais.
    • Ao realizar um orçamento financeiro em Excel a posição decimal no Brasil é representada pela , (vírgula) enquanto que nos Estados Unidos pelo . (ponto). Através deste ícone alteram-se estas configurações. A caixa de diálogo Região e Idioma apresenta quatro guias e permite várias configurações: Caixa de diálogo Região e Idioma Para alterar o idioma de exibição do Windows para o Inglês clique na guia Teclados e Idiomas selecione a opção English. Clique em OK. Você deverá fazer o logoff para que a alteração seja aplicada.
    • Alteração do Idioma para o Inglês Aula 14 - Painel de Controle Data e hora Permite a configuração de data e hora para acertos no relógio interno do sistema. Permite ainda a configuração de fuso horário.
    • Caixa de diálogo Configurações de Data e hora Para alterar, clique em Alterar data e hora... clique no campo a ser alterado; digite os novos valores ou selecione a opção desejada entre as disponíveis; clique no botão OK. Aula 14 - Painel de Controle Sistema Sistema Em linhas gerais, este ícone permite a visualização da versão do Windows que está instalada. Para as versões registradas: a versão, o número de série, além de proporcionar acesso à configuração de todos os dispositivos e suas respectivas configurações. Permite ainda, configurar perfis de hardware e realizar acertos no desempenho do sistema. Quando for comprar um computador novo, verifique suas principais configurações utilizando o Sistema do Painel de Controle.
    • Caixa de diálogo Propriedades de Sistema A maior parte destas configurações exige um conhecimento técnico mais aprofundado de Windows.