Reciclagem e reutilização de óleos usados
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

Reciclagem e reutilização de óleos usados

on

  • 11,415 views

7ºD, AP, 10/11

7ºD, AP, 10/11

Statistics

Views

Total Views
11,415
Views on SlideShare
11,115
Embed Views
300

Actions

Likes
0
Downloads
174
Comments
0

7 Embeds 300

http://ecomarinhas.blogspot.com 162
http://ecomarinhas.blogspot.pt 77
http://ecomarinhas.blogspot.com.br 53
https://cursosrapidosonline.com.br 4
https://www.cursosonlinecursos.com.br 2
http://ecomarinhas.blogspot.de 1
https://www.xn--cursosonlinedaeducao-7yb1g.com.br 1
More...

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Adobe PDF

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

Reciclagem e reutilização de óleos usados Reciclagem e reutilização de óleos usados Presentation Transcript

  • RECICLAGEM EREUTILIZAÇÃO DE ÓLEOSUSADOS •O que é o óleo •Perigos para o ambiente dos óleos usados •O que se obtém na reciclagem de óleos •O que faz a AMI com os óleos usados Samuel Patrício nº 20 Andreia Cruz nº5 Sílvia Pereira nº 21
  • O QUE É O ÓLEO? O termo óleo refere-se a uma classe de substâncias que, por convenção, deve apresentar-se no estado líquido e viscoso ,nas condições ambientes de temperatura e pressão ao nível do mar. Os óleos são imiscíveis com a água e miscíveis com outros óleos. Entre as origens dos óleos, temos a vegetal, animal e mineral.
  • ÓLEO VEGETAL Os óleos vegetais são muito utilizados na culinária, como no preparo de alimentos .Embora muitas partes das plantas podem produzir petróleo, na prática comercial o petróleo é extraído principalmente de sementes. Óleos vegetais, podem ou não, ser comestível. Exemplos de gorduras vegetais não comestíveis e óleos processados incluem óleo de linhaça, óleo de tungue, óleo de rícino ,utilizados em lubrificantes, tintas, cosméticos, produtos farmacêuticos e outros fins industriais.
  • ÓLEO VEGETAL Muitos óleos vegetais são usados para fazer sabonetes, produtos para a pele, velas, perfumes e outros produtos cosméticos. Alguns óleos são particularmente adequados como óleos de secagem, e são utilizados no fabrico de tintas e outros produtos de tratamento de madeira. Os óleos vegetais são cada vez mais utilizados na indústria eléctrica como isolantes pois estes não são tóxicos para o meio ambiente. No entanto, os óleos vegetais são menos estáveis quimicamente ,e mais caros.
  • ÓLEO VEGETAL Um fator limitante no uso industrial de óleos vegetais é que todos esses, eventualmente, se decompõem . Os óleos que são mais estáveis, tais como o óleo mineral, são os preferidos para alguns usos industriais. Os óleos vegetais, têm sido usados como remédio e, como lubrificantes ao longo do tempo. Os óleos vegetais , que foram modificados , estão a tornar-se cada vez mais importante na produção de plásticos para aplicações diversas.
  • ÓLEO MINERAL Óleo mineral é um produto secundário derivado da destilação do petróleo no processo de produção da gasolina. É um produto de baixo custo, produzido em grandes quantidades. Existem óleos minerais de grau técnico e de grau medicinal. Possuem diversas aplicações, como óleo para refrigeração e isolamento de transformadores elétricos de potência; para transporte e armazenagem de metais alcalinos ;laxante ;hidratante (em cremes e loções), lubrificante, etc. É também usado em forma de emulsão (mistura de água, sabão e óleo mineral) no combate a pulgões e colchonilhas em plantas.
  • ÓLEO ANIMAL Óleo animal ou óleo de origem animal é todo óleo ou gordura extraído de animais, como o porco, o frango, o boi, e outros.É diferente do óleo vegetal que é extraido das plantas.
  • SABIAM QUE… Um litro de óleo lançado para a pia(rede de esgotos)tem a capacidade de contaminar 20 mil litros de água potável? O óleo quando lançado na pia causa entupimentos, sendo necessário o uso de químicos para a solução do problema?
  • O QUE SÃO ÓLEOS USADOS?De acordo com a EPA, o óleo usado é definido como: Qualquer óleo que foi refinado do petróleo e tem sido usado é "o óleo usado." O termo "Óleo Usado" também se aplica a todo o óleo que não é mais útil ao comprador original, como consequência do armazenamento prolongado, derramamento ou contaminação com impurezas não perigosas, tais como terra e água.
  • ÓLEOS USADOS Até hoje, o principal destino dos óleos usados em Portugal tem sido o despejo na rede de esgotos e este é um dos maiores erros que pode cometer. Porquê? Porque, quando lançados nas redes de drenagem de águas residuais, os óleos poluem e obstruem os filtros existentes nas ETARs, tornando-se assim um grande obstáculo ao seu bom funcionamento.
  • PERIGOS DOS ÓLEOS USADOS PARA O MEIOAMBIENTE Quando o óleo é extraído do subsolo, vem acompanhado de sólidos e de água. Sob certas condições, sais de bário e cálcio sofrem precipitação, carregando com eles os isótopos do rádio, ambos radioativos. Com o tempo, esses precipitados entopem os tubos, devendo ser removidos e depositados de modo seguro, para evitar exposições à radioatividade. O problema foi observado em plataformas marítimas. Até hoje, avaliações realizadas mostram que os trabalhadores sofreram baixos níveis de exposição e que o problema se concentra na emissão de efluentes para o mar.
  • PERIGOS DOS ÓLEOS USADOS PARA O MEIOAMBIENTE A descarga no mar dessas e de outras águas de processos, contendo elevadas concentrações de elementos radioativos, pode fazer com que esses elementos se acumulem na cadeia alimentar marinha, até atingir altas concentrações no topo dessa cadeia (nos peixes). O consumo desses peixes (e outros animais) contaminados pode aumentar a exposição de seres humanos à radioatividade.
  • COMO AJUDAR A AMI? Em vez de o deitar fora, entregue-o nos restaurantes aderentes para que este seja recolhido. Além de diminuir a poluição do planeta, cada litro de óleo será transformado num donativo para ajudar a AMI na luta contra a exclusão social. Junte o óleo alimentar que usa na sua cozinha numa garrafa de plástico e entregue-a quando estiver cheia num dos restaurantes aderentes. Também é possível ajudar a QUERCUS na questão dos óleos usados entregando o óleo velho no sítio onde se compra o novo óleo
  • O QUE FAZ A AMI COM OS ÓLEOS? AMI permitirá evitar a contaminação das águas residuais, que acontece quando o resíduo é despejado na rede pública de esgotos, ou quando é efectuada a sua deposição em aterro. Os óleos alimentares usados poderão assim ser transformados em biodiesel, fornecendo uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, e contribuindo desta forma para reduzir as emissões de Gases de Efeito de Estufa . Ao contrário do que por vezes acontece com o biodiesel de produção agrícola, esta forma de produção não implica a desflorestação nem a afectação de terrenos, nem concorre com o mercado da alimentação.
  • RECICLAR ÓLEOS EM PORTUGAL Mário Silva inventou um aparelho que transforma o óleo de fritar usado em velas. Quando estava a comer num restaurante, Mário Silva teve a ideia de aproveitar óleos de fritar usados para fazer velas. Deixou o emprego, na área do marketing, e criou a própria empresa, que acaba de pôr à venda máquinas recicladoras domésticas.
  • VELAS? O que antes não seria sequer uma opção, hoje é possível com a OON Candlemaker, uma máquina para ter em casa que, pegando nos óleos vegetais usados e juntando uma "pastilha" de cor e aroma, faz velas de diferentes tons, cheiros e feitios. O sistema é único no mundo. As vendas arrancaram agora, em Portugal e na Europa.
  • BIODIESEL Biodiesel refere-se a combustível baseado em óleo vegetal ou gordura animal . É um combustível renovável e biodegradável, obtido comummente a partir da reação química de lipídios, óleos ou gorduras, de origem animal ou vegetal, com um álcool na presença de um catalisador . O biodiesel é feito para ser usado em motores diesel padrão e, portanto, distinto dos óleos vegetais e resíduos usado para motores a combustível diesel convertidos e substitui total ou parcialmente o óleo diesel de petróleo em motores (de caminhões, tractores, camionetas, automóveis, etc) ou estacionários (geradores de eletricidade, calor, etc). Pode ser usado puro ou misturado ao diesel em diversas proporções. O biodiesel pode ser usado sozinho ou misturado com o petrodiesel (combustível diesel derivado de petróleo).
  • VANTAGENS DE RECICLAR ÓLEOS  A não contaminação dos recursos de água;  A não impermeabilização dos solos;  A conservação das tubagens;  O bom funcionamento das ETARs
  • NO ENTANTO… Esta solução levanta alguns problemas , pois ,como é colocado diretamente no contentor ,o óleo vem mais contaminado do que se for colocado no mesmo mas armazenado numa garrafa.
  • O QUE É UMA ETAR? Estação de Tratamento de Águas Residuais (ETAR) trata as águas que vêm de esgotos e industrias, chamadas de esgotos sanitários, para depois serem libertados para o mar ou rio com um nível de poluição aceitável. Numa ETAR as águas residuais passam por vários processos de tratamento com o objectivo de separar ou diminuir a quantidade da matéria poluente da água.
  • ALGUMAS IMAGENS DE ETAR
  • RECICLAR ÓLEO USADO É ter atitude de um bom cidadãoConsciente dos problemas actuais