Powerpoint - muita informação

1,786 views
1,596 views

Published on

Sugestão de aula - powerpoint - com muita informação para os alunos.

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
1,786
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
3
Actions
Shares
0
Downloads
30
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Powerpoint - muita informação

  1. 1. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora SaraivaGEOGRAFIA HOMEM & ESPAÇO 6º ANO ELIAN ALABI LUCCI E ANSELMO LAZARO BRANCO Unidade II Capítulo 5 – A orientação no espaço geográfico
  2. 2. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Espaço geográfico: orientação Para se deslocar noQuando você diz onde mora, você espaço geográfico asestá fornecendo a localização de pessoas procuramsua casa. Se você quiser informar utilizar pontos dealguém sobre como ele deve fazer referência que facilitempara ir até onde você mora, talvez sua orientação.apenas o endereço não sejasuficiente. Seria necessário também outras informações para que ele possa se orientar.No desenho de Mariana Essas informações dependempodemos observar da época e do lugar onde aspontos de referência pessoas vivem e por ondecomo igreja, hospital, circulam. E de certa forma,clube, nome de ruas e também do tipo de transporteavenidas. que utilizam.
  3. 3. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Para distâncias maiores, os povosNa Antiguidade, por antigos aprenderam a observar asexemplo, se a distância a estrelas, inclusive o Sol e a Lua.ser percorrida não fossemuito longa, as referênciaspodiam ser: Ao basear-se nesses astros, eles conseguiam conduzir seus• um rio; rebanhos de um lado para outro• um lago; sem se perder.• um monte. Numa mesma época histórica, como a atual, podemos terAinda hoje, referências comunidades ou povos, comodesse tipo são utilizadas grupos indígenas da Amazônia,para a orientação. que utilizam referenciais de paisagens e conhecimentos que foram passados de geração em geração para se orientarem.
  4. 4. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Para localizar com precisão um lugar de um determinado espaço geográfico, a informação baseadaNiels Andreas/ AE apenas nos pontos de orientação não é suficiente, pois eles indicam somente a direção. Algumas pessoas que, em função de suas atividades profissionais, como pilotos de avião, utilizam diversos equipamentos avançados tecnologicamente para orientação e localização. Um piloto de aeronave utiliza equipamentos como GPS e bússola.
  5. 5. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva A orientação pelo SolCom base naobservação dosastros,especialmentedo Sol, os sereshumanoscriaram pontosde orientação,como norte, sul,leste e oeste. Se estendermos o braço direito para o leste, o braço esquerdo estendido apontará o oeste. À frente, estará o norte, também chamado setentrional ou boreal, e às costas, o sul, também conhecido por meridional ou austral. É importante ressaltar que a orientação pelos astros sempre se dá de forma aproximada e somente com o céu não coberto por nuvens.
  6. 6. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora SaraivaO Sol aparece todas as manhãs, não exatamente namesma posição, que varia no decorrer do ano, mas deum mesmo lado, chamado nascente, leste, este ouoriente. O lado em que o Sol se põe ou desaparece à tarde é denominado poente, oeste ou ocidente. Ao observar o deslocamento aparente do Sol, os seres humanos podem determinar a trajetória diária desse astro pelo céu. Dizemos que seu deslocamento é aparente porque, é a Terra que se movimenta em torno de seu próprio eixo. Atenção: nunca olhe diretamente para o Sol, pois isso pode causar danos à sua visão, inclusive, cegueira.
  7. 7. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Os pontos de orientação Os pontos de orientação norte, sul, leste e oeste são chamados de pontos cardeais. Para facilitar a orientação sobre a superfície terrestre, foram estabelecidos, entre os pontos cardeais, outros pontos de orientação: os colaterais, os subcolaterias e os intermediários.A junção de todos esse pontosdá origem a uma figuradenominada rosa-dos-ventos. Os pontos intermediários estão representados na rosa-dos-ventos pelas setas azuis.
  8. 8. Parte integrante da obra Geografia homem & espaço, Editora Saraiva Como pessoas que estão andando na floresta ou em um deserto conseguem definir caminhos com direções corretas para atingir os locais aos quais desejam ir? A orientação das pessoas depende das características de cada espaço geográfico, da cultura de um povo e do tipo de meio de transporte utilizado.Os pilotos de navios e aviões e as pessoas quecaminham por florestas e desertos se orientam pormeio de equipamentos que lhe fornecem alocalização. Para fornecer a localização, esses equipamentos precisam basear-se em um sistema de coordenadas, ou seja, linhas imaginárias que se cruzam sobre a esfera terrestre. As linhas que dão uma volta As linhas que vão de um completa ao redor da esfera polo a outro da Terra são terrestre no sentido leste-oeste chamadas de meridianos. são chamadas de paralelos.

×