Pesquisa Do Galo

1,792 views

Published on

Published in: Business, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
1,792
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
104
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pesquisa Do Galo

  1. 1. PESQUISA DE OPINIÃO GALO DA MADRUGADA RECIFE PESQ. Nº 06/2009
  2. 2. ESPECIFICAÇÕES DA PESQUISA ÁREA DE ABRANGÊNCIA: Percurso do Galo da Madruga. DATA DA COLETA: 21 de fevereiro de 2009. UNIVERSO: Vendedores de bebidas e/ou comida durante o Galo da Madrugada. CONFIABILIDADE: As entrevistas foram realizadas através de um procedimento de amostragem não-probabística. Portanto, não é possível estimar a margem de erro e o nível de confiabilidade da amostra. NÚMERO DE ENTREVISTAS: O tamanho da amostra foi de 300 entrevistas.
  3. 3. Perfil dos entrevistados: Sexo
  4. 4. Perfil dos entrevistados: Faixa etária
  5. 5. Perfil dos entrevistados: Grau de instrução
  6. 6. Perfil dos entrevistados: Categoria do produto comercializado
  7. 7. [P. 01] Você está autorizado pela Prefeitura ou Governo do Estado a realizar esta atividade comercial no Galo da Madrugada?
  8. 8. [P. 02] Você chegou que dia no Galo da Madrugada?
  9. 9. [P. 04a] No momento, você está empregado?
  10. 10. [P. 04b] Qual a sua atividade profissional?
  11. 11. [P. 05] Há quanto tempo você está desempregado?
  12. 12. [P. 06] Qual foi o seu último emprego?
  13. 13. [P. 07] Você solicitou dinheiro emprestado para comprar a mercadoria que você está comercializando hoje?
  14. 14. [P. 08] A quem você pediu dinheiro emprestado? Outros...
  15. 15. [P. 09] Qual é a sua expectativa de lucro financeiro vendendo estes produtos no Galo da Madrugada?
  16. 16. Achados da Pesquisa • Considerando que o grau de instrução é fator decisivo para possibilitar a inserção de pessoas no mercado de trabalho, observa-se que apenas 0,3% dos entrevistados concluíram um curso superior. Este fato justifica o grande número de pessoas que comercializaram produtos no Galo da Madrugada e que estão desempregadas – 66%. • A maioria dos entrevistados comercializou produtos no Galo da Madrugada sem autorização do poder público – 82,9%. Isto pode ser uma justificativa para a possível desorganização do comércio informal no Galo da Madrugada. Contudo, indagamos: é possível organizar este comércio?
  17. 17. Achados da Pesquisa • Temos como hipótese que em razão da ausência do poder estatal na organização do comércio ambulante, muitos dos indivíduos que desejam comercializar produtos no Galo da Madrugada chegam ao espaço festivo do Bloco no dia anterior, no caso, na sexta-feira – 44%. Este resultado mostra também que o Galo da Madrugada representa uma oportunidade factível de ganho financeiro. • Percentual considerável de pessoas solicitou recursos emprestados para adquirir condições de comprar os produtos que foram comercializados no Galo da Madrugada – 40,5%. Este resultado é justificado em razão de que 66% dos comerciantes estão desempregados. Portanto, não possuem capacidade de investimento. Para 72% dos entrevistados a expectativa de ganho financeiro no Galo • da Madrugada é de R$ 200,00 a R$ 500,00.
  18. 18. INSTITUTO MAURÍCIO DE NASSAU PROF. JANYO DINIZ PRESIDENTE janyo@mauricionassau.com.br ROBERTO SANTOS INÁCIO FEITOSA SUPERVISOR DE PESQUISA/ CIENTISTA SOCIAL DIRETOR DE PLANEJAMENTO EDUCACIONAL roberto.santos@rec.mauriciodenassau.edu.br inacio@mauricionassau.com.br ISABEL FRANÇA SÉRGIO MURILO JÚNIOR ASSESSORA DE IMPRENSA COORDENADOR EXECUTIVO isabel.franca@rec.mauriciodenassau.edu.br smurilojr@mauricionassau.com.br MARIA AMANDA PROF. DSc. ADRIANO OLIVEIRA SECRETÁRIA ADMINISTRATIVA COORDENADOR DE PESQUISA/ CIENTISTA POLÍTICO maria.amanda@rec.mauriciodenassau.edu.br adriano.oliveira@mauriciodenassau.edu.br PROF. MSc. CARLOS GADELHA JÚNIOR ESTATÍSTICO carlos.gadelha@mauricionassau.com.br Rua Manuel Caetano, 132 – fone (81) 3413-4611 www.institutomauriciodenassau.com.br

×