Your SlideShare is downloading. ×
Agencia jr intercomexpocom
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×

Introducing the official SlideShare app

Stunning, full-screen experience for iPhone and Android

Text the download link to your phone

Standard text messaging rates apply

Agencia jr intercomexpocom

315
views

Published on

Trabalho desenvolvido por aluno da ESPM-Sul e inscrito na XVIII Expocom.

Trabalho desenvolvido por aluno da ESPM-Sul e inscrito na XVIII Expocom.


0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
315
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
2
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação TEMPO DE COLHEITA – PORTFOLIO DA AGÊNCIA DA CO.DE1 Bruno Pastori STEFFEN2 Rodrigo Portes Valente da SILVA3 RESUMO O presente trabalho faz uma apresentação do portfolio da agência experimental da Co.De (Empresa de Comunicação e Design Jr da ESPM - SUL). Serão apresentados neste documento a metodologia de trabalho empregada nesta unidade júnior, os objetivos e justificativas, relacionando peças e suas defesas realizadas no período de 2010. PALAVRAS-CHAVE: portfolio, agência experimental, criatividade, inovação, interatividade. 1. INTRODUÇÃO A Co.De – Comunicação e Design Júnior ESPM – é uma empresa de Comunicação e Design Júnior da ESPM - SUL, que contempla quatro áreas: Agência, Digital, Fotografia, Áudio e Vídeo. A fusão foi realizada no início de 2010, para proporcionar aos alunos uma experiência completa na área de comunicação e design, envolvendo atividades convergentes - que no mercado são realizadas por fornecedores distintos. Todas as áreas são formadas exclusivamente por alunos dos cursos de graduação de Publicidade & Propaganda e Design. O horário de funcionamento das quatro áreas é de 14h às 18h, de segunda a sexta-feira. A agência da Co.De funciona em um sistema muito próximo ao das principais agências do mercado, onde alunos estão divididos nas funções de atendimento, 1 Trabalho submetido ao XVIII Prêmio Expocom 2011, na Categoria Agência Jr. de Publicidade e Propaganda (conjunto/série) 2 Aluno líder do grupo e estudante do 4º Semestre do Curso de Publicidade e Propaganda, e-mail: bruno.steffen@gmail.com 3 Professor orientador do trabalho, e-mail: rportes@espm.br.
  • 2. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação criação (redação e direção de arte), produção gráfica e administrativo/financeiro, coordenados pelo professor Rodrigo Valente e supervisionados por uma equipe multidisciplinar de professores da escola. O resultado desse trabalho não somente demonstra o talento e a criatividade dos alunos da ESPM, como também se tornou um portfolio editado e impresso em gráfica, com mil unidades, patrocinado pelas maiores agências do Rio Grande do Sul, como a DCS, a Paim Comunicação, a Dez Comunicação e a Competence, com o tema “Tempo de Colheita”. 2. Objetivos, justificativa e métodos de trabalho da Co.De Criada em 1951, numa reunião de profissionais de mercado, a ESPM conserva ao longo dos anos um forte vínculo com a realidade e com as práticas do mercado publicitário (SIMÕES, 2006). Por isso, ao criar sua empresa experimental, a Co.De – Comunicação e Design Júnior, a escola optou por manter essa estreita ligação com a realidade de mercado através da escolha de seus clientes. Por isto, a agência da Co.De atende somente clientes reais: parte da comunicação interna da própria instituição, especialmente os outros núcleos juniores da ESPM; ONGS e entidades de cunho social, filantrópico ou cultural e também pequenos clientes comerciais, que procuram a agência da Co.De para trabalhos eventuais. Mas há o cuidado para não configurar concorrência com as agências de mercado. Como referimos anteriormente, a metodologia de trabalho da agência da Co.De é muito próxima a de uma agência real, com o diferencial de ser formada totalmente por alunos supervisionados por professores. Nessa área da Co.De, temos alunos na função de Atendimento – que é o contato entre a agência e o cliente; na função de Produção Gráfica – setor responsável pela finalização dos materiais e orçamento; e também na Criação, composta por redatores e diretores de arte - é neste espaço onde as peças são efetivamente criadas. Devido à raridade de peças veiculadas em meios de comunicação tradicionais, como revistas, jornais ou rádio, a agência da Co.De não tem o departamento de mídia, e, na eventualidade de uma veiculação dessa natureza, esta é feita ou pelo próprio cliente ou pela agência que atende a conta ESPM.
  • 3. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Na rotina da empresa júnior, um trabalho entra via atendimento que prepara um briefing para criação e produção. Segundo Bertomeu (2002, p. 30) o briefing é a um documento que deve conter um resumo das “informações de uma empresa (...) relevantes e adequadas à atividade que está sendo destinado.”. De posse deste briefing, criação e atendimento reúnem-se para uma tarefa de planejamento das estratégias criativas. Em muitos casos, como a agência da Co.De trabalha pouco a inserção na mídia tradicional, o Produtor Gráfico também faz parte dessa reunião, na qual colabora com seu conhecimento de materiais alternativos e custos baixos para uma publicidade criativa e eficiente. Chamamos atenção para esse ponto, pois, como referido, a agência experimental trabalha apenas pequenos clientes, com verbas quase sempre muito pequenas também. Dessa forma, trabalhar atendimento, criação e produção de forma integrada tem rendido bons frutos, pois, “além de ser criativa, toda propaganda deve ser eficaz. Portanto, toda criação não pode prescindir de um bom planejamento.” (SANTOS, 2005, p. 78). Feita essa observação, retomamos a metodologia de trabalho da agência, pois, após a definição das estratégias criativas, a criação – direção de arte e redação – passam para a elaboração das peças propriamente ditas, que, após criadas, são apresentadas pelo atendimento para o cliente para que este faça suas alterações. Após, o anúncio alterado e aprovado, as peças são finalizadas e orçadas pelo produtor gráfico. Este formato de trabalho tem dado certo ao longo dos anos, profissionalizando alunos através do contato com situações e problemas de comunicação reais. Por isso, ao final do estágio na Co.De (o que, por regra da empresa júnior, não pode ultrapassar um ano) os alunos da Co.De saem direto para agências, como Matriz, Competence, Integrada, Global Comm, DCS entre outras. Isso acontece porque com os trabalhos feitos durante seu estágio na agência experimental, o aluno cria um portfolio pessoal com peças variadas e interessantes. Além disso, a orientação e supervisão de professores garantem que o trabalho vá tornando-se cada vez mais profissional. Já cientes disso, são as próprias agências que procuram a Co.De solicitando indicações de estágio.
  • 4. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Outro ponto forte dessa sistemática de trabalho é o grande volume e variedade de peças, o que garante ao aluno muitas experiências e ritmo de trabalho. Por isso, as peças selecionadas para esta mostra são apenas algumas extraídas do portfolio da agência da Co.De no ano de 2010. 3.CARONA LEGAL Um dos principais clientes atendidos pela agência da Co.De é a EPTC (Empresa Pública de Transporte e Circulação de Porto Alegre). Para o Dia Mundial Sem Carro, 22 de setembro, foi solicitado um projeto piloto para a ESPM que permitisse conscientizar, estimular e coordenar os alunos, funcionários e professores da Instituição a comporem grupos de carona para a faculdade, de forma a tornar o meio ambiente menos poluído e o trânsito da cidade de Porto Alegre mais livre. O trabalho, criado pela agência da Co.De, resultou em uma campanha interna na ESPM SUL, envolvendo um evento de lançamento para a imprensa, cartazes por toda a faculdade, com a possibilidade de destacar um carro de papel que poderia ser montado e customizado pelos alunos, displays espalhados pelo pátio mostrando uma mão pedindo carona, adesivos de banheiro com alunos pedindo carona e uma mala-direta para o pais, em forma de camisa, para que os mesmos vestissem o projetos. Este último teve uma importância muito grande, pois os pais eram um dos públicos mais resistentes com a ideia dos seus filhos irem e virem para a ESPM de carona. Todas as fotos foram realizadas pela área de Fotografia da Co.De, tendo os próprios alunos integrantes da agência como modelos. Além disso, para coordenar o projeto, foi realizado um sistema de cadastramento e monitoramento, realizado pela área Digital que serviu de piloto para que a EPTC pudesse aplicar em outras empresas de Porto Alegre. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 4. 20 ANOS DA CASA DE CULTURA MARIO QUINTANA A Casa de Cultura Mario Quintana é um importante Centro Cultural de Porto Alegre, administrado pelo Governo do Estado do Rio Grande do Sul. Em 2010, a Casa completou 20 anos de funcionamento e solicitou para a agência da Co.De uma campanha que alinhasse todas as ações em torno da data festiva. Primeiramente, foi elaborado um logotipo - que não
  • 5. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação interferisse na identidade atual, mas que agregasse valor para a mesma. Pensando em ampliar o efeito da comemoração do vigésimo aniversário, em 25 de setembro, foram planejadas quatro ações ao longo do ano: um concurso nacional de fotografia, uma guerrilha dentro do espaço da Casa de Cultura Mario Quintana, uma comemoração dos 104 anos de nascimento do poeta Mario Quintana e o evento de aniversário. No dia 07 de julho foi iniciada a festividade com uma guerrilha que tinha como tema “Você em Foco”. Em um único dia, qualquer pessoa poderia ir até a Casa de Cultura Mario Quintana e fazer uma foto sua, bem produzida. O objetivo foi promover um bem estar social. A agência criou um anúncio para jornal (Correio do Povo), banner, cartazes e um kit especial para a imprensa. A ação teve também a produção da área de fotografia da Co.De, que instalou um estúdio dentro do espaço da Casa, com a possibilidade de tirar fotos, manipulá-las e imprimi-las imediatamente para o público. No mesmo dia, foi lançado o concurso nacional de fotografia, com o tema “Poesia da Imagem”. O objetivo foi criar um acervo para a Casa de Cultura, onde o público retratasse fotograficamente uma poesia de livre escolha feita por Mario Quintana. O concurso contou com o apoio da Nikon, que premiou as três melhores imagens com câmeras semi-profissionais. Para que o público pudesse se inscrever, foi criado um sistema junto com a área Digital da Co.De que, junto com um hotsite, divulgou o concurso por todo o Brasil, via Internet. No final do mês de julho, a Casa de Cultura dedicou uma semana de eventos em comemoração ao nascimento do poeta Mario Quintana. Para tal, foi criada uma campanha com o tema “Esta data não pode passarinho em branco”. Em anúncios, cartazes, banners, folders, faixas e email marketing, foram elaboradas artes com a imagem do poeta em forma de passarinho. Para finalizar, na semana que contemplou o aniversário da Casa de Cultura, foi criada uma campanha com o tema “Virada Cultural”, com o acréscimo de artes para busdoor, além de anúncios, banners, cartazes, folders entre outros. Na noite de comemoração, o público pode ver que todas as ações realizadas ao longo do ano tiveram a criatividade dos alunos da ESPM e a interatividade entre a agência da Co.De e as áreas Digital e Fotografia, tornando os 20 anos uma data memorável. No final do ano, a ESPM recebeu uma homenagem na Casa de Cultura com uma placa em reconhecimento aos esforços empreendidos para promover seus 20 anos. Imagens: Em anexo em arquivo PDF.
  • 6. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação 5. GOETHE-INSTITUT Em uma agência júnior é pouco provável que se atenda um cliente com perfil multinacional. A agência da Co.De foi convidada para criar as campanhas de matrículas do Goethe-Institut, com a oportunidade de veicular anúncios em jornal (Zero Hora) e em Busdoor. Ao todo foram criadas três campanhas, sendo duas delas de cursos em parceria com a ESPM. A dificuldade para trabalhar com este cliente foi criar a partir de um rigoroso manual de identidade visual, que previa inclusive como textos e imagens deveriam ser diagramados nos anúncios. Para a equipe da agência da Co.De foi uma oportunidade única de conhecer uma empresa, de cultura alemã, e presença mundial. O reconhecimento por este trabalho veio no final do ano, quando a agência foi escolhida para criar uma linha própria de produtos do Instituto para serem vendidos no Brasil. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 6. TRENDSIGN 2010 ESPM Anualmente, a ESPM - SUL realiza um ciclo de palestras com o apoio da ApDesign (Associação dos Profissionais em Design do Rio Grande do Sul). Nomes consagrados da área, em todo o Brasil, são convidados a expor seus “cases” para a comunidade de Design do Estado. A agência da Co.De criou o logotipo do evento e um cartaz informativo para comunicar as palestras e as informações de inscrições. Um trabalho feito pelos alunos da ESPM para os principais profissionais do mercado. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 7. BULLYING A Promotoria Pública do Rio Grande do Sul solicitou para a agência da Co.De dois folders que abordassem o tema Bullying, um para os alunos e o outro para pais e professores. O desafio do trabalho foi criar duas mensagens distintas, contendo recompensas adequadas para os anseios de cada público. O resultado deste esforço foram dois materiais, um com o título “Bullying é tão ruim que até o nome é feio” e o outro com o título “Apague o
  • 7. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Bullying da vida escolar”, que circularam nas principais escolas públicas do Estado, buscando esclarecer que as práticas e os danos causados pelo Bullying são maiores do que se pensa. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 8. MADRUGADA CRIATIVA Todos os anos a ESPM promove um evento chamado Madrugada Criativa. Esse evento constitui uma competição na qual equipes disputam entre si, criando uma campanha para um cliente real durante uma madrugada inteira, sem parar. Em 2010, o evento ganhou um diferencial inexistente até então: em vez dos alunos passarem a madrugada criando na ESPM, eles viraram a noite no Vila Ventura, um ECO-RESORT na Grande Porto Alegre. Como tema “Madrugada fora da casinha”, a Co.De desenvolveu cartaz, banner, camiseta de staff, flyer, wallpaper e guerrilha na ESPM promovendo um personagem novo na comunicação, além do tradicional galo: um grilo que dizia “Crie, crie, crie.”. Como abordagem, foi criado um título “Criação vem ao natural” com elementos visuais que remetiam ao Vila Ventura. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 9. DESAFIO SEBRAE Em outubro de 2010, a agência da Co.De foi contratada para fazer o Manual de Operacionalização do Desafio Sebrae, com o objetivo de explicar para os coordenadores do Sebrae como será o evento em 2011. Um trabalho que exigiu muito da criatividade dos alunos, tornando informação massiva em um conteúdo leve, com ilustrações pertinentes ao tema e uso de cores mais vivas. Imagens: Em anexo em arquivo PDF.
  • 8. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação 10. EMBALAGENS E-GREEN A empresa E-Green foi criada em 2010 com o intuito de importar acessórios de informática da China. Ao todo são mais de 50 produtos, incluindo luvas de notebook, carregadores, fones de ouvido, cabos, capas de celular, lanternas, etc. A agência da Co.De foi contratada para desenvolver um estudo de embalagens para todos os produtos. Junto com cada arte, a agência desenvolveu um manual de identidade visual, indicando as regras para a criação de embalagens futuras. Um trabalho remunerado, que apostou em todos os conhecimentos na área de Design dos alunos da Co.De e que em 2011 vai estar disponível nas principais lojas do ramo. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 11. IDENTIDADE VISUAL PARA ALAP A ALAP (Associação Latinoamericana de Agências de Publicidade) solicitou para a agência da Co.De um estudo do identidade, de modo a tornar o seu logotipo mais legível. O desafio do trabalho foi não mudar a imagem já consolidada da Associação, mas sim corrigir algumas falhas do projeto anterior. Desta forma, os alunos da agência da Co.De fizeram um estudo para que mínimas alterações pudessem ser feitas - todas elas tornando os elementos mais leves e a leitura adequada, prevendo reduções e aplicações para diferentes formatos. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 12. IDENTIDADE VISUAL RS FILM COMMISSION A RS FILM COMMISSION é uma entidade que proporciona todo o aporte necessário a empresas de fora do Rio Grande do Sul para filmar no Estado em condições favoráveis para sua produção. A agência da Co.De foi responsável pela criação da identidade visual da entidade, buscando símbolos regionais conjugados com as cores nacionais, tornando o logotipo um ícone tanto regional, para o reconhecimento de empresas brasileiras, como um ícone nacional, para que empresas estrangeiras reconheçam o potencial da entidade para suas produções.
  • 9. Intercom – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação XVIII Prêmio Expocom 2011 – Exposição da Pesquisa Experimental em Comunicação Imagens: Em anexo em arquivo PDF. 13. ARTE DA CO.DE Em 2010, a Co.De passou por uma grande transformação, agregando os núcleos digital, áudio-visual e de fotografia, além da agência, numa única empresa. Para mostrar os trabalhos desta parceria, foi criada a exposição Arte da Co.De. Nela, trabalhos das quatro áreas foram apresentados no Espaço Cultural da ESPM, com uma bela inauguração que reuniu profissionais de mercado, clientes, membros e ex-integrantes num momento de total integração. Mais que mostrar seus resultados, a exposição Arte da Co.De mostrou a imagem de quem faz e fez a Co.De, pois hoje seus egressos estão em grandes agências. Esta foi a cereja do bolo de um ano que teve uma excelente colheita. Imagens: Em anexo em arquivo PDF. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS ABICAB. Disponível em: <http://www.abicab.org.br/>. BRASIL É 4o. em consumo de chocolate no mundo (2008). Disponível em: < http://portalexame.abril.com.br/ae/economia/m0151726.html> COMITÊ DE ACOMPANHAMENTO MACROECONÔMICO. Disponível em: <www.andima. com.br/comites/arqs/cenarios_macro.pdf>. GIL, Antônio Carlos. Métodos e Técnicas de Pesquisa Social. 5. ed. São Paulo: Atlas, 1999. MALHOTRA, Naresh K. Pesquisa de Marketing: uma orientação aplicada. 3.ed. Porto Alegre: Bookman, 2001. MATTAR, Fauze Najib. Pesquisa de Marketing – Edição Compacta. 3.ed. São Paulo: Atlas, 2001.