Horta bio pedagogica

3,614 views
3,194 views

Published on

0 Comments
2 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total views
3,614
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
163
Actions
Shares
0
Downloads
87
Comments
0
Likes
2
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Horta bio pedagogica

  1. 1. HORTA Bio/pedagógicaEscola Básica Viseu Norte Ano letivo 2011/2012
  2. 2. O projeto vai desenvolver-se, no âmbito do Plano Anual deAtividades e dos objetivos definidos no PE do Agrupamento: Agrupamento• Formar para uma cidadania consciente e ativa;• Fomentar uma prática estruturada e reflexiva dos valores;• Perspetivar a noção de sucesso.
  3. 3. As atividades terão início no mês de março, e irão até ao final doano letivo, podendo prolongar-se até ao próximo ano letivo, a suaduração dependerá da(s): • caraterísticas das culturas; • condições climatéricas; • vontade dos vários intervenientes: encarregados de educação,professores, alunos e restantes parceiros que se envolverem(Junta de freguesia , Câmara, Associação de Pais…).
  4. 4. Objetivos gerais:• Promover hábitos de vida saudável de acordo com as áreasdefinidas pelo Projecto de Educação para a Saúde;• Fomentar atividades que promovam a consciência ecológica epatrimonial no meio escolar;• Desenvolver uma maior e mais profundainterdisciplinaridade e integração dos saberes;
  5. 5. • Construir a noção de que o equilíbrio do ambiente éfundamental para a sustentação da vida no nosso planeta;• Possibilitar o contato com a Natureza;• Dinamizar espaços exteriores;• Experimentar outras formas de ensino e de aprendizagem;• Observar e investigar o desenvolvimento das sementes eplantas;
  6. 6. Experimentar diferentes culturas e sementeiras; Desenvolver o gosto pelas atividades agrícolas e dejardinagem; Desenvolver atitudes de autoestima e reforçar a autoconfiança; Proporcionar o desenvolvimento físico e motor, valorizandoactividades manuais e promovendo o seu sentido estético; Desenvolver e estruturar noções de espaço e de tempo.
  7. 7. Objetivos específicos: Despertar o interesse das crianças para o cultivo de horta econhecimento do processo de germinação; Dar oportunidade aos alunos de aprender a cultivar plantasutilizadas como alimentos; Consciencializar para a importância de saborear um alimentosaudável e nutritivo;
  8. 8. Degustar alimentos semeados, cultivados e colhidos; Criar, na escola, uma área verde produtiva pela qual, todosse sintam responsáveis; Conduzir os alunos na construção do seu próprioconhecimento no contexto interdisciplinar; Manusear ferramentas de jardinagem; Identificar comparar e classificar plantas;
  9. 9. Realizar experiências e observar formas de reprodução ecrescimento das plantas (germinação e reprodução porestaca…); Registar dados na sala de aula, em Português, Matemática,Ciências/Estudo do Meio; Reconhecer a utilidade das plantas (alimentação,decoração…);
  10. 10. Identificar alguns fatores de ambiente que condicionam avida das plantas; Respeitar regras de trabalho; Trabalhar em grupo.
  11. 11. Espaços da escola• canteiros;• terrenos sem aproveitamento. Todo o espaço da escola poderá ser transformado numcampo de ação, onde as aprendizagens se poderão efetivarde forma natural e funcional, sem ter que nos limitarmos às suas “quatro paredes”.
  12. 12. Ferramentas de jardinagem; Produtos de jardim (produto orgânico, fertilizante, adubo,sementes, plantas hortícolas, …); Outros materiais (mangueira, sacho, podão...).
  13. 13. Coordenadora da Escola;Educadoras dos vários grupos;Professoras titulares de turma;Professoras de apoio educativo;Presidente da Junta de Freguesia;Encarregados de Educação;Alunos…
  14. 14. Maior integração do corpo docente;Melhoramento no nível de socialização do aluno;Desenvolvimento das habilidades específicas do aluno;Melhoramento do nível de higiene do ambiente escolar;
  15. 15. Consciencialização da necessidade de conservação dosrecursos naturais. Identificação de diferentes tipos de plantas e legumes; Identificação de diferentes utensílios necessários àjardinagem/horta; Sedimentação de laços de amizade com os seus pares eadultos;
  16. 16. Realização de pesquisas sobre: o solo, o clima e os alimentos; o valor nutricional dos alimentos; a importância do solo na reprodução de alimentos; os cuidados com a preparação do solo; os alimentos e seu valor nutricional; receitas junto dos familiares e de outras pessoas dacomunidade.
  17. 17. Sementeira;Plantar;Seriar utensílios e alimentos;Arrumação do material;Pegar nos utensílios;Rega;Cuidado a ter com as plantas e sementes;Colheita de plantas e sementes.
  18. 18. Para a concretização do projeto foi orçamentado umaverba de 200 euros para compra de: algumas ferramentas; alguns materiais (regador, mangueira, sacho, podão,ancinho...); produtos de jardim (fertilizante, adubo, sementes,plantas hortícolas, …).
  19. 19. Dos alunos: Observação direta dos comportamentos e dasaprendizagens; Portfólio; Registos; Ficha de avaliação.
  20. 20. Do Projeto: Elaboração, no final do ano letivo, de um relatório quepermitirá avaliar os resultados da sua aplicação e oenvolvimento dos vários intervenientes no Projeto.

×