Uploaded on

 

More in: Education
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
1,505
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
4

Actions

Shares
Downloads
22
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1.  França- Ideias liberais X Absolutismo, que havia sido restaurado, na França, e estava personificado pelo rei Carlos X Revolução burguesa com o objetivo de sepultar o fantasma do absolutismo, que tentava a Restauração após o congresso de Viena. Lembre-se no Absolutismo quem tinha o poder político era a Nobreza e o clero.
  • 2.  Independência da Grécia (1822) Independência da Bélgica (1830) Tentativa de independência na Polônia (1830) Estes processos foram fortemente influenciados pelos ideias da Rev. Francesa de (1789) e com forte apelo nacionalista. Visavam colocar em prática o liberalismo político, assim, colocando fim ao Absolutismo.
  • 3.  “Rei Burguês” – Interesses da burguesia. Enfatizou o liberalismo econômico Fortaleceu o legislativo Aboliu a censura Desagradava as alas mais radicais de tradição jacobina, que apresentavam-se no plano político como socialistas.
  • 4.  França Crise econômica no setor industrial e agrária Empobrecimento dos camponeses e diminuição do consumo Crise política Exigência dos socialistas por reforma eleitoral e parlamentar, como maior participação popular – Ao invés do voto censitário os socialistas queriam o voto universal Banquetes: Local de reunião e difusão de ideias, que foi proibido pelo ministro Guizot
  • 5.  França Queda do ministro Guizot e fuga do rei para a Inglaterra Eleições com sufrágio universal: Masculino e secreto Polarização da sociedade: Liberais X Socialistas Criação das Oficinas Nacionais Vitória eleitoral dos liberais, por conseguinte, radicalização popular na rua General Cavaignae sufoca o movimento popular como repessão violenta 10/12/1848 – Luis Bonaparte – Eleito com 73% dos votos – Pacificação da França
  • 6.  As ondas revolucionárias conhecidas como primavera dos povos, que tem inicio em 1830 com seu segundo episódio em 1848 tomou toda o continente europeu, e assinala a derrota da aristocracia. Os decênios seguintes, após 1830, verão a ascensão da burguesia e sua consolidação no poder político e econômico, e a emergência do proletariado enquanto classe social. Já em 1848 o proletariado começará a participar do jogo político com tentativa de fazer parte do poder, sendo, neste momento, derrotado pela burguesia.