FuracõEs

8,376 views
7,911 views

Published on

Neste trabalho falamos sobre furacos.O que são, como se formam, como se proteger...

Published in: Education, Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
8,376
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
177
Actions
Shares
0
Downloads
168
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

FuracõEs

  1. 1. Escola EB2,3 João Villaret Ciências Naturais Furacões
  2. 2. O que é? Um furacão é uma poderosa tempestade que produz ventos muito fortes compreendidos entre 119 a 247km/h. É uma depressão de grande intensidade. Quando o furacão alcança o continente, ele provoca chuvas torrenciais de grande intensidade num curto intervalo de tempo. Um furacão pode estender-se até 1000km de diâmetro e percorrer varios milhares de km durante semanas.
  3. 3. Como se formam? Os furacões formam-se após os raios solares incidirem durante vários dias sobre o oceano, provocando o aquecimento da massa de ar perto do oceano, fazendo com que o aar quente suba juntamente com a humidade. Quanto mais ar quente e húmido sobe, mais a temperatura diminui, o que favorece a condensação do vapor em gotas de chuva, para formar as nuvens. Se existir muita húmidade e calor, mais condensação irá existir o que poderia fazer surgir centenas de tempestades.
  4. 4. Qual a diferença entre furacão e tornado? A diferença entre o furacão e tornado é que o tornado tem cerca de 2km de diâmetro e desloca-se a uma velocidade entre 30km/h a 60km/h. Os tornados são os mais destruidores de todas as perturbações atmosféricas. A área afectada por eles é limitada, enquanto que os furacões atingem velocidades entre 119km/h a 247km/h e o seu diâmetro tem cerca de 650km. Os furacões percorrem vários milhares de km.
  5. 5. Como se classifica um furacão? Para classificar um furacão usa-se a Escala de de Furacões Saffir-Simpson. Um furacão categoria 1 possuí ventos de baixa velocidade, enquanto um de categoria 5 tem ventos mais forte e em velocidades muito superiores. Estas são condições relativas, porque os furacões de categoria menor por vezes podem infligir maior dano do que os de categoria mais alta, dependendo do local onde acontece o fenómeno. De facto, as tempestades tropicais também podem produzir danos significantes e até mortes, principalmente devido ás inundações. Também há uma versão polar do furacão, chamada de ciclone ártico.
  6. 6. Escala da Classificação de um Furacão Categoria Descrição Alguns danos pequenos sobre casas e quarteirões. Ventos: 1 117 a 153 km/h. Danos maiores em casas, derrube de árvores. Ventos:153 2 a 177km/h. Grandes árvores são derrubadas. Tectos, portas e janelas 3 são danificadas. Ventos: de 177 a 209km/h. Nenhuma casa permanece no solo. Tudo é arrancado do 4 subsolo. Ventos: de 209 a 249km/h. Destruição de grandes edíficios. Desabamento de telhados. Danos muito vastos e significativos. Ventos: 5 acima de 249km/h
  7. 7. Como se proteger de um furacão 1- Os furacões trazem ventos muito fortes, por isso feche e reforce todas as janelas, portas, vidraças, entrada da lareira e as janelas. 2- Se tiver objectos no exterior da sua casa retire com antecedência porque podem danificar a casa devido aos ventos. 3- Pode haver corte de electricidade.Tenha á mão um rádio portátil e uma lanterna. 4- Quando o furacão se estiver a aproximar preste atenção á televisão e aos noticiários.
  8. 8. Pequena animação Animação
  9. 9. Trabalho realizado por... Grupo Atchin: • Fábio Monteiro Nº9 • João Duarte Nº18 • Mariana Correia Nº19 • Núria Baptista Nº20

×