Your SlideShare is downloading. ×

Relatnormas

117

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
117
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
1
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. Escola Secundária de Francisco FrancoBiologia / Geologia (Ano I)COMO ELABORAR UM RELATÓRIO CIENTÍFICONormas para a elaboração de um relatório científicoProf. Luís Paulino, 2008.
  • 2. A realização de actividades experimentais inclui sempre a necessidade deelaborar o respectivo relatório. O conhecimento do modo de elaborar um relatóriolaboratorial permite organizar os resultados experimentais de um modo científico.Um relatório científico deve ser objectivo e as ideias devem ser expostas comsimplicidade e clareza, devendo ainda constar os seguintes parâmetros:1- CapaA capa deve conter obrigatoriamente a seguinte informação:a. O Título do trabalho. O título normalmente vem especificado nacapa do relatório e é o que consta do protocolo da actividadeexperimental. Deverá ser curto e informativo ou poderá serapresentado na forma de uma pergunta ou problemab. O nome da escola,c. A disciplina a que se destina o trabalho,d. O (s) nomes do (s) autor (es) e respectivos números e turma,e. A data de realização do trabalho (exemplo: Março 2008).2- ObjectivosÉ importante enunciar os objectivos do trabalho prático realizado.3- IntroduçãoDeve fazer-se um breve resumo do suporte teórico (conjunto de conceitos)subjacente à realização da actividade experimental em causa.4- Material utilizadoDevem enumerar-se todos os materiais utilizados na elaboração do trabalhoprático (Material de Laboratório; Reagentes; Material Biológico).
  • 3. 5. Procedimento ExperimentalDo procedimento constam os diferentes passos seguidos na actividadeexperimental, pela ordem em que foram realizados. É importante que quem lê orelatório possa realizar sem dificuldades a mesma actividade prática.6. ResultadosOs resultados são normalmente apresentados sob a forma de esquemas,gráficos e tabelas. Cada tabela, gráfico ou figura devem ser enumerados e legendadosde modo mais ou menos completo. Uma legenda completa consta de um títulodestacado e de uma descrição muito breve.Neste ponto não devem ser comentados ou interpretados os resultados, masapenas registados. A sua apresentação deve ser cuidada, clara e objectiva.7. Discussão dos ResultadosEste parâmetro consiste, no fundo, na interpretação dos resultadosexperimentais obtidos à luz dos conceitos enunciados na introdução. Podem incluir-se, quando oportuno, comentários sobre possíveis erros técnicos realizados naexecução das experiências e sugestões sobre o modo de os eliminar.8. ConclusãoDa interpretação dos resultados resultam conclusões que devem ser anotadas.9- BibliografiaA bibliografia consiste na indicação dos manuais e outras leituras de apoio quepermitiram auxiliar a realização do relatório. A apresentação de uma bibliografiaobedece a normas específicas. Assim, a título de exemplo, o teu manual de Ciênciasdeveria surgir na bibliografia do seguinte modo:MATIAS, Osório; MARTINS, Pedro (2007), Biologia 10/11 – Biologia eGeologia 10/11, Areal Editores.Assim, surgem em primeiro lugar o nome dos autores, colocando primeiro oúltimo nome (apelido), em letras maiúsculas, seguido de vírgula e do nome próprio.
  • 4. Seguem-se, por ordem de aparecimento, a data da edição, o nome do livro (em itálicoou sublinhado), a edição, a editora e por fim o local de emissão do manual.Supõe agora que tinhas consultado, por exemplo, dois manuais. Nesse caso, nabibliografia estes manuais devem aparecer por ordem alfabética.Por exemplo:Repara que, no caso do segundo manual, participam na sua elaboração umgrande número de autores. Assim, para facilitar a apresentação de uma bibliografia,admite-se a possibilidade de indicar apenas o primeiro nome e substituir os restantespela designação “et al.”.Deste modo, o manual “Planeta Vivo” seria mais fácil de incluir nabibliografia, passando a apresentar-se do seguinte modo:Caso consultes páginas da Internet, deves fazer a referência às páginasconsultadas do seguinte modo:WikiLivros, http://pt.wikibooks.org/wiki/Biologia_celular/Membranas, consultado em 16-03-2008.Assim, deves indicar o nome da página consultada, depois o endereço dapágina e por último a data de consulta da página. Também podes indicar o autor dapágina caso o artigo ou texto consultado esteja assinado.-------- // -- // --------

×