• Like
  • Save
O Desmatamento
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×
 

O Desmatamento

on

  • 8,624 views

slide sobre desmatamento no brasil (TECBIO)

slide sobre desmatamento no brasil (TECBIO)

Statistics

Views

Total Views
8,624
Views on SlideShare
8,624
Embed Views
0

Actions

Likes
1
Downloads
231
Comments
4

0 Embeds 0

No embeds

Accessibility

Categories

Upload Details

Uploaded via as Microsoft PowerPoint

Usage Rights

© All Rights Reserved

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel

14 of 4 Post a comment

  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • kkkkkk
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • Floreta é top
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • o slide foi muito proveitoso para a apresentação do trabalho.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
  • espero que gostem!!
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Processing…
Post Comment
Edit your comment

    O Desmatamento O Desmatamento Presentation Transcript

    • O Desmatamento no Brasil Bruno, Deise e Karina
    • História do desmatamento no Brasil O desmatamento, também chamado dedesflorestamento, nas florestas brasileiras começoudesflorestamentono instante da chegada dos portugueses ao nossopaís, no ano de 1500. Interessados no lucro com avenda do pau-brasil na Europa, os portuguesesiniciaram a exploração da Mata Atlântica. As Atlânticacaravelas portuguesas partiam do litoral brasileirocarregadas de toras de pau-brasil para seremvendidas no mercado europeu. Enquanto a madeiraera utilizada para a confecção de móveis einstrumentos musicais, a seiva avermelhada do pau-brasil era usada para tingir tecidos.
    • Divisão dos Biomas no Brasil em 2011
    • Desmatamento no Brasil
    • Desmatamento da Floreta Amazônica Desde então, o desmatamento em nosso país foiuma constante. Depois da Mata Atlântica, foi a vez daFloresta Amazônica sofrer as conseqüências daderrubada ilegal de árvores. Em busca de madeiras delei como o mogno, por exemplo, empresas madeireirasinstalaram-se na região amazônica para fazer aexploração ilegal.Um relatório divulgado pela WWF ( ONG dedicada aomeio ambiente ) no ano de 2000, apontou que odesmatamento na Amazônia já atinge 13% dacobertura original. Hoje esse número aumentou para17% da cobertura total do Bioma Amazônico.
    • Desmatamento da Floreta Amazônica Segundo o IBGE, 17% da área de vegetaçãoprimária na Amazônia Legal já havia sofrido algumtipo de modificação pela ação do homem a partir doséculo XVI. Ainda que o homem não tenha chegadona região apenas depois de 1500, os pesquisadoresnão levam em consideração as alterações feitas pelospovos indígenas, por entender que o nível dedevastação praticado por eles era irrelevante. Levando em consideração que a área totalestimada do Bioma Amazônia no Brasil correspondea 3,3 milhões de KM² , já foram devastados 600 milKM², sendo 132 mil KM² só nos últimos 10 anos.Estima-se que a taxa de desmatamento na floretaamazônica é de aproximadamente 6.450 km² ao ano.
    • Desmatamento da Floreta Amazônica até 2010/2011
    • Desmatamento da Floreta Amazônica Embora os casos da Floresta Amazônica e daMata Atlântica sejam os mais problemáticos, odesmatamento ocorre nos quatro cantos do país.Além da derrubada predatória para fins econômicos,outras formas de atuação do ser humano temprovocado o desmatamento.A derrubada de matas tem ocorrido também naschamada frentes agrícolas. Para aumentar aquantidade de áreas para a agricultura, muitosfazendeiros derrubam quilômetros de árvores para oplantio.
    • Desmatamento da Floreta Amazônica O Brasil é o segundo país com a maiorcobertura vegetal do mundo, ficando atrás apenasda Rússia. Entretanto, o desmatamento estáreduzindo de forma significativa a coberturavegetal no território brasileiro. Sãoaproximadamente 20 mil quilômetros quadradosde vegetação nativa desmatada por ano emconseqüência de derrubadas e incêndios.Esse processo acarreta vários fatores negativos aomeio ambiente, entre eles se destacam: perda dabiodiversidade, empobrecimento do solo, emissãode gás carbônico na atmosfera, alteraçõesclimáticas, erosões, entre outros.
    • Desmatamento da Floresta Amazônica O desmatamento no Brasil ocorreprincipalmente para a prática da atividadeagropecuária. Porém, a construção de estradas,hidrelétricas, mineração e o processo intensivo deurbanização contribuem significativamente naredução das matas.Conforme cálculos do Instituto Nacional de PesquisaEspacial, a área desmatada na Amazônia até o ano de2002 era superior ao tamanho do território francês.De acordo com pesquisas do Ministério do MeioAmbiente, foi constatado que 80% da extração damadeira na Amazônia ocorrem de forma ilegal.
    • Desmatamento da Mata AtlânticaA Mata Atlântica perdeu aproximadamente 93% da suacobertura vegetal, restando apenas 7%. Do territóriobrasileiro, 15% era ocupado pela a Mata Atlântica. Hojeé considerada a quinta área mais ameaçada do planeta.
    • Desmatamento da Mata Atlântica até 2002
    • Desmatamento do Cerrado Por não apresentar a exuberância da FlorestaAmazônica ou da Mata Atlântica, a qual estamosacostumados a ver e que "enche os nossos olhos", oCerrado brasileiro veio sendo constantementedesprezado até a década de 60 como se fosse apenasum grande descampado com espargidas árvoresretorcidas, no centro do país. Não despertava, por isso,a merecida atenção como área potencial para odesenvolvimento econômico e muito menos como umverdadeiro ecossistema, digno de preocupaçõesconservacionistas.Nas últimas três décadas, este cenário começou a sealterar.
    • Desmatamento do Cerrado Na década de 70, houve um enormedesenvolvimento da região com a expansão rodoviária,populacional, imobiliária e agropecuária. Atualmente,42% da soja e 32% do milho nacionais são produzidosno Cerrado, enquanto que 40% do rebanho bovino dopaís é criado por lá.Todo esse desenvolvimento e expansão provocou, comonão poderia deixar de ser, já que se assemelha muito àexpansão das áreas urbanas, industrias e agropecuáriaseuropéias e norte-americanas nos séculos passados, adegradação ambiental e a correspondente, porém tardia,inquietação dos ambientalistas.
    • Desmatamento do Cerrado Um recente estudo do Instituto Nacional dePesquisas Espaciais (Inpe) revelou que, da área originalde Cerrado correspondente a 23% do território nacionalou à soma de dez países da Europa, apenas um terçopermanece intacto.Além do diagnóstico por satélite, o foco dosambientalistas sobre o Cerrado originou estudos inéditossobre sua biodiversidade. Por ser uma vegetação aberta,sempre se acreditou que o ecossistema da região nãoapresentasse espécies importantes. O resultado dapesquisa, no entanto, mostrou que a realidade écompletamente diferente. O Cerrado é rico emdiversidade animal e vegetal. O fato de ainda nãoconhecermos a totalidade de sua biodiversidade aumentamuito a importância de evitar a destruição desta região.
    • A Biodiversidade do Cerrado Das 1.622 espécies de aves brasileiras, mais de 550vivem no Cerrado. A região é habitada também porgrande parte dos maiores, mais bonitos e também maisameaçados mamíferos de nossa fauna, como a onça-pintada, a onça parda, o lobo guará, a lontra, a ariranha,o quati e o cervo pantaneiro. Apenas na região do DistritoFederal foram cadastradas mais de 1.000 espécies deborboletas, 30 de morcegos e 550 de abelhas.
    • Desmatamento no Cerrado até 2011
    • Desmatamento da Caatinga A Caatinga teve sua vegetação reduzida pela metade devido ao desmatamento. São aproximadamente 500 mil hectares devastados por ano.O ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc destacou que o desmatamento da caatinga é pulverizado, o que significa que não se concentra em uma determinada área, o que torna mais difícil combatê-lo. Entre as principais causas do desmatamento da caatinga estão o uso da mata nativa para lenha e carvão e o avanço de pólos agrícolas e pecuários. Segundo o ministério, a emissão média anual de dióxido de carbono (CO2) durante esse período, devido ao desmatamento da caatinga, foi de 25 milhões de toneladas.
    • Desmatamento da Caatinga até 2011
    • Desmatamento no Pantanal O bioma Pantanal é uma extensão, sazonalmenteinundada do Cerrado. O efeito ecológico dasinundações é tão significante, que se justifica adenominação do bioma.O pantanal ocupa a parte sul do estado do MatoGrosso e o noroeste do Mato Grosso do Sul. Essas sãoas regiões brasileiras do bioma, que somam cerca de137 mil km2. Além da fronteira, ele continua pelonorte do Paraguai e o leste da Bolívia.
    • Desmatamento no Pantanal Embora seja um dos ecossistemas maisconservados do Brasil, segundo o último levantamentoefetuado pelo do Ministério do Meio Ambiente, poisainda contém 88% do habitat original, o Pantanal éafetado por problemas como o fogo e desmatamentoque levam a descaracterização do habitat.O Pantanal é considerado uma das vias maisimportante para aves migratórias dos hemisférios Nortee Sul. Segundo dados da WWF de 1999, o pantanalpossui 650 espécies de aves, 80 de mamíferos, 260 depeixes e 50 de répteis.
    • Desmatamento no Pantanal até 2011
    • Desmatamento no Pampa Bioma Pampa, também conhecido como camposdo sul, ocorre no estado no Rio Grande do Sul e seestende pelo Uruguai e Argentina. A vegetaçãodominante é de gramíneas entremeadas por florestasmesófilas, florestas subtropicais (especialmentefloresta com araucária) e florestas estacionais.Caracteriza-se pela grande riqueza de espéciesherbáceas e várias tipologias campestres, compondoem algumas regiões, ambientes integrados com afloresta de araucária. Atualmente, este bioma sofreforte pressão sobre seus ecossistemas, comintrodução de espécies forrageiras e com a atividadepecuária.
    • Desmatamento no Pampa Segundo pesquisa inédita do Ministério doMeio Ambiente, até 2008 o desmatamento já haviaconsumido 54% do bioma.O levantamento do ministério registra umadevastação, de 2002 a 2008, de 2.183 KM².
    • Desmatamento no Pampa até 2008
    • Desmatamento no Brasil A busca por um desenvolvimento econômicoimediatista é o principal responsável pelosdesmatamentos no Brasil, desprezando um possíveldesenvolvimento social e ecológico.O que futuramente acarretará problemas em grandesproporções.
    • No mundo   Este problema não é exclusivo do nossopaís. No mundo inteiro o desmatamento ocorreu eainda está ocorrendo.Nos países em desenvolvimento, principalmenteasiáticos como a China, quase toda a cobertura Chinavegetal foi explorada. Estados Unidos e Rússiatambém destruíram suas florestas com o passardo tempo.
    • As ações contra o desmatamento Embora todos estes problemas ambientaisestejam ainda ocorrendo, verifica-se uma diminuiçãosignificativa em comparação ao passado. A consciênciaambiental das pessoas está alertando para anecessidade de uma preservação ambiental. Governosde diversos países e ONGs de meio ambiente tematuado no sentido de criar legislações mais rígidas euma fiscalização mais atuante para combater o crimeecológico. As matas e florestas são de extremaimportância para o equilíbrio ecológico do planetaTerra e para o bom funcionamento climático. climático
    • As ações contra o desmatamentoEspera-se que, no início deste novo século, o homemtome consciência destes problemas e comece aperceber que antes do dinheiro está a vida de nossoplaneta e o futuro das gerações futuras. Nossos filhostêm o direito de viverem num mundo melhor.
    • Para Refletir...E ai... o que quer dizer a imagem acima,pense e discuta!!
    • Curso TECBIO Fundação CECIERJ/Consórcio CEDERJ MODELO Plano de aula1. Descrição geral da aula proposta.Nível escolar: Fundamental e MédioSérie: 6º ao 9º ano do ensino fundamental e 1º ao 4º ano do ensino médioTema abordado na aula: Meio Ambiente / Desmatamento no BrasilOBS: O tema abordado deve ser na área de Biologia ou Ciências.2. Busca por recursos na web.Busque pelo menos 5 recursos na web que podem ser materiais didáticos,sites, etc, que estejam relacionados ao tema proposto por você para essa aulae descreva-os na tabela abaixo:
    • Nº Descrição/Nome Localização (URL) Observação Matéria sobre Muito interessante1 http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.htm desmatamento e informativo. Jogos sobre As crianças podem2 http://www.jogosdivertidos.org/jogos/DESMATAMENTO.asp desmatamento jogar e aprender. Imagens que demonstram a3 Banco de imagens http://www.imapress.com.br/imapress.php?cat=14 situação atual do país Tv pela internet TV meio ambiente onde esta4 http://tvmeioambiente.com.br/ pela internet passando tudo sobre a Rio+20 Vídeo mostrando o Video sobre5 http://www.youtube.com/watch?v=uttMB5q8344 desmatamento em desmatamento vários locais.
    • 3. Seleção e análise de 2 objetos de aprendizagem para sua aula.Dentre os 5 objetos descritos acima, selecione somente dois e descreva em nomáximo 200 palavras a justificativa para que estes recursos sejamconsiderados “objetos de aprendizagem” de acordo com os textos da aula 3.1º objeto (100 palavras) – imagem do banco de imagens, pode ser consideradoum objeto de aprendizagem porque mostra neste caso o desmatamento emvarias regiões,então, qualquer recurso que possa ser utilizado e reutilizado paradar suporte ao aprendizado pode ser considerado um objeto de aprendizagem,dessa forma o aluno assimila o conteúdo através da imagem.2º objeto (100 palavras) – vídeo sobre desmatamento, esse objeto possuiacessibilidade e interoperabilidade, sendo de fácil acesso esse vídeo facilita oaprendizado com cenas e palavras e também pode ser reutilizado quando fornecessário, pois não entra profundamente em detalhes podendo ser usado emdiferentes tipos de aulas como meio ambiente, sustentabilidade, desmatamento,consciência ambiental dentre outras... Sendo assim esse objeto também éclassificado como objeto de aprendizagem.
    • 4. Fazendo o de plano de aula.Descreva em no máximo 200 palavras um plano de aula usando os dois objetosde aprendizagem selecionados por você. Esta aula pode ser presencial ou àdistância. Para idéias sobre planos de aula com recursos digitais acesse:http://portaldoprofessor.mec.gov.br As imagens do banco de imagens eu posso imprimir varias e levar para sala deaula, pedir para que os alunos coloquem suas carteiras em circulo e dar umaimagem para cada aluno, com isso pediria aos alunos que me dissessem queimagem era e comentar sobre ela. Por exemplo uma imagem cheia de arvoresmortas, então o aluno deveria comentar o porque daquelas arvores estaremmortas e o que causa a possível morte delas e assim discutiremos as possíveiscausas e depois passaria o vídeo sobre o desmatamento para que os alunosvissem as verdadeiras causas do desmatamento e o quanto isso é prejudicialpara a vida na terra, após o vídeo voltamos a discutir ideias e meios de sepreservar o meio ambiente.
    • 5. Descreva os princípios e paradigmas que vão nortear a sua práticapedagógica.Baseado nos textos da disciplina até agora cite e justifique em 100 palavrasquais os princípios e paradigmas você está usando para a construção dessaaula.Estarei usando a tecnologia educacional através do vídeo assim os alunos irãoassimilar melhor o conteúdo, estarei realizando uma metodologia ativa quandoao pedir que os alunos digam o que sabem sobre a imagem, permitir aidentificação do que os estudantes não sabem eoportunizar novas situações de aprendizagem e permitir também a reflexãoapós estes assistirem ao vídeo. A interatividade entre professor e alunotambém será feita ao discutirmos o tema, assim a probabilidade do processode ensino-aprendizagem dar certo é muito maior do que aquele velhoparadigma tradicional em que o aluno só ouve de forma passiva e nãocoparticipativa.
    • Bibliografia• http://mundoeducacao.uol.com.br/geografia/desmatamento-no-brasil.html http://www.suapesquisa.com/desmatamento/ http://www.colegioweb.com.br/aquecimento/as-consequencias-do-desmatamento.html http://www.brasilescola.com/geografia/o-desmatamento.html http://www.ibge.gov.br/home/presidencia/noticias/noticia_visualiza.php?id_noticia=169 http://noticias.uol.com.br/ultnot/cienciaesaude/ultimas-noticias/2011/06/01/quase-um-terco-da-area-desmatada-na-amazonia-legal-fica-abandonada-revela-ibge.jhtm http://www.institutoaqualung.com.br/info_desmatamento29.html http://zerohora.clicrbs.com.br/zerohora/jsp/default.jsp?uf=1&local=1&section=Geral&newsID=a2980213.xml http://www.projetoararaazul.org.br/arara/Home/OProjeto/%C3%81readeestudodoProjeto/OPantanal/tabid/97/Default.aspx