Uploaded on

 

More in: Travel , Technology
  • Full Name Full Name Comment goes here.
    Are you sure you want to
    Your message goes here
    Be the first to comment
    Be the first to like this
No Downloads

Views

Total Views
133
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0

Actions

Shares
Downloads
1
Comments
0
Likes
0

Embeds 0

No embeds

Report content

Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
    No notes for slide

Transcript

  • 1. Uma Aventura na Biblioteca Florbela Espanca Era uma vez... … um o lobo mau que convidou o gato das botas para irem ao baile da Cinderela … Sherlock Holmes encontrou Darwin e Terá Romeu encontra- foram até às Ilhas de Cabo Verde fazer do a Fada Oriana e parapente foram acordar Julieta para irem à Dinamarca visitar o Cavaleiro? Acho que vi o Homem que sabia contar, a contar Contos Exemplares! E o Mestre Gil Vicente estará a falar de Tea- tro com Almeida Gar- rett? Ali está Einstein a dicutir proble- mas de Física com Galileu. Isto é que vai Olhem, e não querem ver que Alberto aqui um baile! Caeiro também se meteu pelo meio?! “Meus senhores, o meu olhar é límpi- do como um girassol e não preciso de um prisma para ver o arco-íris!” Vamos ver?
  • 2. Página 2 Uma Aventura na Biblioteca Volume 1, Edição 1 O QUE NOS DIZEM OS AUTORES Uma coisa é saber ler, de forma mecânica, outra coisa é meter-se uma pessoa dentro de um livro. Para tal, é preciso curiosidade, é preciso paixão. José Saramago O tempo para ler, assim como o tempo para amar, aumenta o tempo de viver. Daniel Pennac Porque eu posso ser um homem sem saber retórica, o que eu não posso é ser verdadeira- mente um homem sem saber ler.” João de Deus No Egipto, chamavam às bibliotecas o tesouro dos remédios da alma. Efectivamente, nelas curava-se a ignorância, a mais perigosa de todas as doenças. Bossuet Se ao lado da biblioteca houver um jardim, nada faltará. Cícero Deixa aqui a tuas frase sobre os livros, a biblioteca….
  • 3. Uma Aventura na Biblioteca Volume 1, Edição 1 Página 2 VAMOS DESCOBRIR! Escolhe :  Um livro de literatura: _____________________________________________  Um livro de uma disciplina específica: __________________________________ _____________________________________________________________  Preenche a ficha de requisição para cada um deles.  Indica a cor associada a cada um desses livros. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________  Descobre a que área corresponde a cor vermelha e a cor amarela. _____________________________________________________________ _____________________________________________________________  Procura um filme ou um CD- áudio e preenche a respectiva ficha. Informa-te sobre:  O horário da biblioteca; _____________________________________________________________  As regras para um bom funcionamento de uma biblioteca - (indica três que aches mais importantes) _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ _____________________________________________________________ Já agora, anota também o nome das funcionárias. __________________________________________________________ __________________________________________________________
  • 4. A biblioteca é uma casa há-de encontrar a foz, onde os livros moram porque é sina dos leitores, como uma família feliz, sendo livres como livros, embora seja muito diverso, nunca ficarem sós. seja em prosa, seja em verso, aquilo que cada um diz. A biblioteca é a pepita escondida e o diamante guardado A biblioteca é o tecto que dentro de um livro do afecto e do amor da leitura, levamos para todo o lado saboreada devagar, sem nunca sentirmos medo cada página uma aventura, do gozo que ele nos dá como quem tece o fio ou mesmo do desassossego do novelo da ternura. que nele se encontrará, mistério irrevelado A biblioteca é o lugar das perguntas de um capítulo inacabado. que às vezes ficam sem resposta, e é disso que ela mais gosta, (…) por entender que as certezas não são a melhor aposta A biblioteca tem ecos de sinfonia e que as dúvidas, e conversa com a prima por serem aquilo que são, que mora em Alexandria acabam, tarde ou cedo, e que já viu as coisas más por iluminar o coração. de que o homem se não lê acaba por ser capaz, A biblioteca é o livro e o jornal, só por temer que a leitura, o vídeo e a internet, iluminando a cidade, o sítio que nos promete escreva por dentro de nós essa festa sem igual a palavra liberdade, da descoberta de um autor, como se com ternas letras que se faz caso de amor, quisesse chegar mais longe com a ideia original e desenhar na lombada de que nada é banal o nome da felicidade. se for um acto criador. A biblioteca é a viagem A biblioteca é a casa do nosso encantamento, mais doce e mais terna entre o fio do silêncio que podemos desejar e a voz do pensamento, quando partimos em busca é o novelo dos dias de um livro ou de um poema levando de estante em estante que nos pode transformar, romances e poesias, se for o ouro do que somos a vogal e a consoante, que nós queremos encontrar. inventos e fantasias e a aventura galante, A biblioteca é a arca fazendo de cada leitor do tesouro mais secreto um eterno viajante. que pode caber, sem o saber, no casulo do afecto, A biblioteca é a casa arca branca da magia desse eterno leitor aprendiz que habita o território que lendo e relendo, onde mora a poesia. vai descobrindo e esquecendo, assim como quem diz: (…) «Cada livro que descubro é apenas mais um passo A biblioteca é um livro aberto para me sentir feliz». com janelas que nos mostram o oceano ou o deserto José Jorge Letria e nos ensina que é em nós que o rio do que sabemos Estaremos sempre de braços abertos para vos receber. Apareçam!