Pesquisar

746 views
702 views

Published on

Apresentação sobre como, onde e porquê pesquisar

Published in: Education
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
746
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
1
Actions
Shares
0
Downloads
0
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Pesquisar

  1. 3. Pesquisar = indagar, investigar, procurar com diligência BAPTISTA, Geilsa. A pesquisa como método de ensino na área de ciências biológicas. A Página da Educação [em linha]. 118 (2002). [Consultado em 7 Mar. 2011]. Disponível em WWW: URL: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=118&doc=9159]&mid=2 .
  2. 4. Pesquisar = indagar, investigar, procurar com diligência <ul><ul><li>Informar-se </li></ul></ul><ul><li>Procurar </li></ul><ul><li>Descobrir </li></ul><ul><li>Averiguar </li></ul>BAPTISTA, Geilsa. A pesquisa como método de ensino na área de ciências biológicas. A Página da Educação [em linha]. 118 (2002). [Consultado em 7 Mar. 2011]. Disponível em WWW: URL: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=118&doc=9159]&mid=2 .
  3. 5. Pesquisar = indagar, investigar, procurar com diligência <ul><ul><li>Informar-se </li></ul></ul><ul><li>Procurar </li></ul><ul><li>Descobrir </li></ul><ul><li>Averiguar </li></ul>Pesquisar implica um exame cuidadoso para descobrir novas informações , ampliar e verificar o conhecimento existente sobre determinado assunto/tema. BAPTISTA, Geilsa. A pesquisa como método de ensino na área de ciências biológicas. A Página da Educação [em linha]. 118 (2002). [Consultado em 7 Mar. 2011]. Disponível em WWW: URL: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=118&doc=9159]&mid=2 .
  4. 6. Pesquisar = indagar, investigar, procurar com diligência <ul><ul><li>Informar-se </li></ul></ul><ul><li>Procurar </li></ul><ul><li>Descobrir </li></ul><ul><li>Averiguar </li></ul>Pesquisar consiste em ir à busca do saber já existente ou por descobrir. Pesquisar implica um exame cuidadoso para descobrir novas informações , ampliar e verificar o conhecimento existente sobre determinado assunto/tema. BAPTISTA, Geilsa. A pesquisa como método de ensino na área de ciências biológicas. A Página da Educação [em linha]. 118 (2002). [Consultado em 7 Mar. 2011]. Disponível em WWW: URL: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=118&doc=9159]&mid=2 .
  5. 7. Pesquisar = indagar, investigar, procurar com diligência <ul><ul><li>Informar-se </li></ul></ul><ul><li>Procurar </li></ul><ul><li>Descobrir </li></ul><ul><li>Averiguar </li></ul>Pesquisar consiste em ir à busca do saber já existente ou por descobrir. Pesquisar implica um exame cuidadoso para descobrir novas informações , ampliar e verificar o conhecimento existente sobre determinado assunto/tema. BAPTISTA, Geilsa. A pesquisa como método de ensino na área de ciências biológicas. A Página da Educação [em linha]. 118 (2002). [Consultado em 7 Mar. 2011]. Disponível em WWW: URL: http://www.apagina.pt/?aba=7&cat=118&doc=9159]&mid=2 . Pesquisa-se para construção de conhecimento , de acordo com certas exigências científicas mas tendo em conta o indivíduo.
  6. 9. <ul><li>Procurar </li></ul><ul><ul><li>nas bibliotecas; </li></ul></ul><ul><ul><li>em arquivos; </li></ul></ul><ul><ul><li>na internet. </li></ul></ul>
  7. 10. <ul><li>Procurar </li></ul><ul><ul><li>nas bibliotecas; </li></ul></ul><ul><ul><li>em arquivos; </li></ul></ul><ul><ul><li>na internet. </li></ul></ul><ul><li>Procurar as fontes de informação, sobretudo recorrendo a bibliografia complementar, não ficando limitado aos manuais escolares. </li></ul><ul><li>Exemplos: </li></ul><ul><ul><li>Enciclopédias </li></ul></ul><ul><ul><li>Livros temáticos </li></ul></ul><ul><ul><li>Revistas científicas </li></ul></ul><ul><ul><li>Sites específicos </li></ul></ul><ul><ul><li>Entrevistas </li></ul></ul><ul><ul><li>Inquéritos </li></ul></ul><ul><ul><li>… </li></ul></ul>
  8. 12. Começar por listar ordenadamente as questões a investigar.
  9. 13. Começar por listar ordenadamente as questões a investigar. Recolher a informação lendo, visionando, ouvindo as fontes de informação e tomando notas.
  10. 14. Começar por listar ordenadamente as questões a investigar. Recolher a informação lendo, visionando, ouvindo as fontes de informação e tomando notas. A informação deve ser cuidadosamente seleccionada e organizada para que, aquando da elaboração do trabalho, não haja repetições. Do material recolhido serão aproveitadas apenas as informações necessárias para o tratamento do tema.
  11. 15. Começar por listar ordenadamente as questões a investigar. Recolher a informação lendo, visionando, ouvindo as fontes de informação e tomando notas. A informação deve ser cuidadosamente seleccionada e organizada para que, aquando da elaboração do trabalho, não haja repetições. Do material recolhido serão aproveitadas apenas as informações necessárias para o tratamento do tema. Não esquecer de ir registando as fontes bibliográficas consultadas.

×