Your SlideShare is downloading. ×
Plano Nacional De Leitura Orientações - Prof. Cristina Dias
Plano Nacional De Leitura Orientações - Prof. Cristina Dias
Plano Nacional De Leitura Orientações - Prof. Cristina Dias
Plano Nacional De Leitura Orientações - Prof. Cristina Dias
Plano Nacional De Leitura Orientações - Prof. Cristina Dias
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Thanks for flagging this SlideShare!

Oops! An error has occurred.

×
Saving this for later? Get the SlideShare app to save on your phone or tablet. Read anywhere, anytime – even offline.
Text the download link to your phone
Standard text messaging rates apply

Plano Nacional De Leitura Orientações - Prof. Cristina Dias

1,082

Published on

Concurso Nacional de Leitura na BE da ESLA - 2010/2011.

Concurso Nacional de Leitura na BE da ESLA - 2010/2011.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
1,082
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
6
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

Report content
Flagged as inappropriate Flag as inappropriate
Flag as inappropriate

Select your reason for flagging this presentation as inappropriate.

Cancel
No notes for slide

Transcript

  • 1. PLANO NACIONAL DE LEITURA CONCURSO 1ª FASE ESCOLAA 1ª Fase do Concurso Nacional de Leitura decorre de forma autónoma nas escolasinscritas. A escola escolherá um máximo de três vencedores, em cada uma das categorias– 3º ciclo do Ensino Básico e Ensino Secundário – que estarão presentes na respectivafase distrital.A inscrição tem de ser feita em formulário próprio, entre 25 de Outubro de 2010 e 14 deJaneiro de 2011 impreterivelmente.Os candidatos seleccionados para as Finais Distritais ou para a Final Nacional, menoresde 16 anos não poderão participar sem a autorização expressa dos Encarregados deEducação.Na 1ª Fase os alunos terão de ler até um máximo de 3 obras, a escolher entre as definidaspara o 3º Ciclo do Ensino Básico ou para o Ensino Secundário.No Agrupamento de Escolas Dra. Laura Ayres seleccionaram-se as obras: Fanny Owen,de Agustina Bessa Luís e Mar Me Quer, de Mia Couto. Estas obras integram o conjuntodefinido para o Ensino Secundário, uma vez que os concorrentes, são apenas de turmasde Ensino Secundário.Estruturação do Concurso a nível de Escola 1. Inscrição dos concorrentes. 2. Os concorrentes e as obras serão apresentados no próximo dia 3 de Dezembro. 3. Os concorrentes procederão à leitura das obras definidas; 4. Durante o mês de Janeiro, impreterivelmente até dia 14, decorrerá o concurso a nível de escola. 5. O concurso será realizado num só dia, com tempo definido (45 minutos), dividido por tês provas: Prova 1 - Leitura expressiva de um excerto da obra Fanny Owen, de Agustina Bessa Luís., a efectuar por cada um dos concorrentes; Prova 2 – Exercício de Escolha Múltipla; Prova 3 – Apresentação resumida e criativa de uma das obras lidas (Fanny Owen, de Agustina Bessa Luís e Mar Me Quer, de Mia Couto), à escolha dos concorrentes.
  • 2. PROVA 1 LEITURA EXPRESSIVA Excerto da obra Fanny Owen de Agustina Bessa Luís A presença de Camilo em casa dos Owen não era motivo detranquilidade para José Augusto. Deixou passar dois dias e depois apareceu nasua pequena casa pintada de verde, ao gosto dos peixeiros, e que estavacercada por uma horta onde secava a raia. A dona, uma mulher nutrida e comum forte buço, vivia nas traseiras; sofria duma moléstia causada pelo salitre daágua do mar, ou pelo menos ela assim explicava o ter as pernas inchadas,cobertas com uma escama esbranquiçada. José Augusto pensou que era lepra edesviou os olhos com repugnância. - Onde diabo te vieste meter – disse, com reprovação, a Camilo. – Nemsequer trouxeste livros… Isto é o refúgio de um conspirador. - Quando saí de Coimbra, sabes o que eu disse? - Sei, eu estava lá. Disseste exactamente assim: «Vou-me emboraporque aqui os homens cheiram mal…» - Foi isso. Agora acho que esse fedor satânico que eles têm é o que mechama para o pé deles. - Olha que a literatura deve mais ao diabo do que aos santos. O diabo émagnífico se o encararmos pelo lado bom – disse José Augusto, com umarisadinha abafada. - Mas o diabo não existe. Agustina Bessa Luís, Fanny Owen, p. 94 (excerto)
  • 3. Nesta prova serão verificados os seguintes parâmetros: - Colocação de voz; - Expressividade; - Ritmo; - Dicção; - Pontuação.Nº/Tª Nome Colocação Expressividade Ritmo Dicção Sinais de Total de voz Pontuação8/10ºE Débora Filipa Mestre Cabo3/10ºD Ana Rocheta2/11ºA Ana Cláudia Calheiros dos SantosLegenda: A pontuação a atribuir a cada um dos parâmetros confinar-se-á entre 0 a 5pontos.
  • 4. PROVA 2 EXERCÍCIO DE ESCOLHA MÚLTIPLA 1. Mar Me Quer foi escrito por a) José Eduardo Agualusa. b) Pepetela. c) Mia Couto. 2. Quantos capítulos tem o livro Mar Me Quer? a) 4 b) 6 c) 83. O livro Mar Me Quer inicia com a expressão «Sou feliz só por…»a) vontade.b) preguiça.c) desleixo.4. Dona Luarmina tinha por nome verdadeiroa) Albertina do Carmo Melistopolous.b) Albertina da Conceição Melistopolous.c) Albertina da Cruz Melistopolous.5. Algumas personagens de Mar Me Quer dedicavam-se à actividade aa) dança.b) pesca.c) caça.6. O autor de Fanny Owen foia) António Alçada Baptista.b) José Saramago.c) Agustina Bessa Luís. 7. A obra Fanny Owen apresenta como temática principal a) o amor. b) a inveja. c) o ciúme.8. Que escritor português, do século XIX, surge como personagem da obra Fanny Owena) Eça de Queirós.b) Almeida Garrett.c) Camilo Castelo Branco.9. O nome verdadeiro de Fanny era a) Felícia. b) Francisca. c) Florbela10. Fanny Owen termina de formaa) dramática.b) alegre.c) tragicómica.
  • 5. PROVA 3Os concorrentes irão apresentar de forma breve e criativa o livro que preferiram,entre os dois seleccionados, Mar Me Quer, de Mia Couto e Fanny Owen, deAgustina Bessa Luís. Têm 1 minuto e 50 segundos para esse efeito. Responsável pela Organização do Concurso Plano Nacional de Leitura a nível de escola. Professora Cristina Dias

×