1
Guião de utilização do Catwin (Porbase)
Importação de registos a partir da Biblioteca Nacional
Na página da Porbase - Bi...
2
Se pesquisar, por exemplo, em palavras em título iremos encontrar os livros que existem na Biblioteca
Nacional. Caso não...
3
Colar o ISBN e seleccionar Acrescentar.
No campo seguinte, fazer a pesquisa.
Aparecerá um ecrã com o resultado de pesqui...
4
Na caixa do relatório, confirmar com OK.
Poderá verificar-se se foi realizada a importação seleccionando o último regist...
5
Para a cota, selecciona-se a CDU (pode retirar-se o auxiliar de tempo, neste caso, “19”), acrescenta-se as 3
primeiras l...
6
No menu (Etqr) – etiqueta – procede-se ao preenchimento da forma de descrição.
Para indexar o livro, altera-se no campo ...
7
Caso não seja a mesma edição, far-se-á as alterações no campo 200 (edição, data de publicação, colecção
e outros element...
8
Poderá ser feita a pesquisa no Pacwin a partir do Catwin.
Seleccionar Pesquisa Avançada. Habitualmente, pesquisa-se por ...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

Importacao directa no catwin

698

Published on

0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total Views
698
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
15
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "Importacao directa no catwin"

  1. 1. 1 Guião de utilização do Catwin (Porbase) Importação de registos a partir da Biblioteca Nacional Na página da Porbase - Biblioteca Nacional de Portugal (http://porbase.bnportugal.pt/), selecciona-se “Todas as bibliotecas”. São vários os descritores que podem ser utilizados para a pesquisa. Poderá utilizar-se o ISBN, palavras- chave, palavras em título, entre outros.
  2. 2. 2 Se pesquisar, por exemplo, em palavras em título iremos encontrar os livros que existem na Biblioteca Nacional. Caso não encontremos a edição/data do livro, escolhe-se a edição mais próxima da que pretendemos. Poderemos seleccionar o ISBN para colar no Catwin. No menu Registo, seleccionar Importação Directa.
  3. 3. 3 Colar o ISBN e seleccionar Acrescentar. No campo seguinte, fazer a pesquisa. Aparecerá um ecrã com o resultado de pesquisa. Poderá alterar-se a visualização para ISBD. Depois de confirmar o registo, seleccionar Importar.
  4. 4. 4 Na caixa do relatório, confirmar com OK. Poderá verificar-se se foi realizada a importação seleccionando o último registo. Seguidamente, procede-se ao preenchimento da cota no campo (9xx), em 930 e 966.
  5. 5. 5 Para a cota, selecciona-se a CDU (pode retirar-se o auxiliar de tempo, neste caso, “19”), acrescenta-se as 3 primeiras letras do apelido do autor e a primeira letra do título (no exemplo, 821.111(73)-31 ZIM-U). Preenche-se também a sigla da biblioteca, o número de registo, a localização e a cota. Se houver mais do que um exemplar da mesma edição, faz-se essa indicação no campo da cota (966), conforme exemplo abaixo.
  6. 6. 6 No menu (Etqr) – etiqueta – procede-se ao preenchimento da forma de descrição. Para indexar o livro, altera-se no campo 6xx (606). Preenche-se o elemento de entrada, a subdivisão assunto e, eventualmente, a subdivisão cronológica.
  7. 7. 7 Caso não seja a mesma edição, far-se-á as alterações no campo 200 (edição, data de publicação, colecção e outros elementos que se considere importante alterar). Para apagar um campo, utiliza-se o botão do rato do lado direito, colocando-o em cima do campo que se pretende cancelar. No final das alterações, deverá ser feita a gravação (símbolo da disquete).
  8. 8. 8 Poderá ser feita a pesquisa no Pacwin a partir do Catwin. Seleccionar Pesquisa Avançada. Habitualmente, pesquisa-se por Autor, Título, Assunto (neste caso, utilizamos a indexação).

×