Como manter-se informado à distância de um "click"

379 views
316 views

Published on

Descrevem-se as formas de utilização de RSS disponíveis no catálogo da Biblioteca de Arte da Fundação Calouste Gulbenkian. Ao subscrever qualquer um dos canais, o utilizador será avisado automaticamente das novidades bibliográficas (livros, revistas, etc.) que todos os dias chegam à Biblioteca.

Published in: Technology
0 Comments
0 Likes
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

  • Be the first to like this

No Downloads
Views
Total views
379
On SlideShare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
41
Actions
Shares
0
Downloads
3
Comments
0
Likes
0
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Como manter-se informado à distância de um "click"

  1. 1. Como manter-se informado à distância deum “click”Utilização de RSS no catálogo da Biblioteca de ArteBiblioteca de Arte I Maio I 2012
  2. 2. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 2012Sumário1. RSS: o que é e para que serve?2. Canais de RSS no catálogo da Biblioteca de Arte3. Subscrever canais de RSS no catálogo daBiblioteca
  3. 3. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20121. RSS: o que é e para que serve?1.1. RSS: o que é?O RSS (Really Simply Sindication) é um formato de distribuiçãode informação facilmente utilizável por qualquer indivíduo.A existência de canais de informação com base em RSS estácada vez mais presente nos sítios Web e é normalmentereconhecida pela existência do símbolo
  4. 4. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20121. RSS: o que é e para que serve?1.2. RSS: para que serve?Os canais de RSS permitem que qualquer subscritor semantenha informado sobre as atualizações da informação nosítio web onde esse canal existe.Em catálogos de bibliotecas, como no caso da Biblioteca deArte, isto permite que qualquer utilizador possa ser avisadoautomaticamente sobre as novidades bibliográficas (livros,revistas e outros materiais) que todos os dias chegam àBiblioteca. Assim, em vez de repetir várias vezes as mesmaspesquisas à procura de novidades, o utilizador recebe ainformação sem qualquer esforço.
  5. 5. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de ArteA BA disponibiliza no seu catálogo vários canais de informaçãocom base em RSS que podem ser subscritos por qualquerutilizador.a) Aquisições RecentesEste canal encontra-se disponível na Opção “AquisiçõesRecentes”.
  6. 6. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de ArteAtravés do RSS , o utilizador será automaticamente informadode todos os novos livros adquiridos pela Biblioteca,independentemente do assunto.
  7. 7. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de Arteb) Canais para RevistasConjunto de canais de Publicações Periódicas assinadas pelaBA, organizados tematicamente e disponíveis na Opção “RSS”.Através de cada um destes canais o utilizador será avisado detodos os novos fascículos das revistas que integram o tema docanal.
  8. 8. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de ArteAssim, por exemplo, se o utilizador subscrever o canal “PublicaçõesPeriódicas sobre Arquitectura” será automaticamente informadosempre que existir um novo fascículo de cada uma das 21 Revistasque a BA assina sobre este tema.
  9. 9. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de Artec) Canais segundo o interesse de cada utilizador.Se é utilizador inscrito na BA, estará recordado que, aoinscrever-se, indicou quais eram os seus interesses. A partir decada um desses interesses, a BA gera automaticamente umcanal de informação.
  10. 10. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de ArtePode aceder a estes canais através do Catálogo (na Opção “MeuRegisto”) identificando-se com o código de barras e o “pin” doseu cartão de leitor.
  11. 11. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122. Canais de RSS no Catálogo da Biblioteca de Arted) Canais em resultado de uma pesquisaQuando realizar uma pesquisa e a lista dos resultados mostrarno canto superior esquerdo o símbolo isto significa quepode subscrever um canal para o resultado da sua pesquisa.Ao subscrever este canal, será avisado automaticamentesempre que exista um novo livro que corresponda ao tema quepesquisou.
  12. 12. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20123. Subscrever canais RSS no Catálogo da BibliotecaPara que possa ser avisado automaticamente das novidadesnos vários canais referidos necessita de subscrever cada umdesses canais.Explicamos-lhe agora como pode realizar essa operação.3.1. Subscrever canais no Navegador de InternetO navegador de Internet que utiliza no seu computador (InternetExplorer, Firefox ou outro) permite-lhe subscrever qualquercanal de RSS.Observe, passo a passo, como pode, a título de exemplo,subscrever um canal de RSS no Internet Explorer.
  13. 13. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20121º Passo:“Clicar” no ícone do canal que quer subscrever.Ao fazer isto aparece-lhe automaticamente uma nova páginaNo fim do texto queencabeça a página,encontra a opção“Subscrever este feed”.Clique nesta opção.
  14. 14. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20122º Passo:Ao clicar na opção anterior aparece-lhe uma caixa no ecrã:Clique em “Subscrever”e já está! O canal de informação foiguardado no seu navegador.
  15. 15. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20123º Passo: Personalizar e Organizar os seus canaisNesta janela de subscrição pode, antes de clicar em“Subscrever”:a) Mudar o nome do canal que aparece por defeito no campo“Nome”. Isto permite-lhe atribuir um novo nome, maissignificativo para si.b) Criar uma (ou mais) pastas para organizar os canais quesubscrever.
  16. 16. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20124º Passo: Aceder aos seus canais e verificar as NovidadesPara aceder aos canais que subscreveu e verificar se existemnovidades, selecione no seu Navegador a opção “Favoritos”. Aíencontra uma outra opção designada por “Feeds”.
  17. 17. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20124º Passo: Aceder aos seus canais e verificar as NovidadesSempre que o título de um dos canais seja mostrado a negrito ounuma cor específica, isto significa que o canal contém novidades.Basta clicar sobre o título e ver essas novidades.
  18. 18. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20123.2. Subscrever canais de RSS em agregadoresComo verificou, a subscrição de canais de RSS no seu navegadoré uma operação simples, mas apresenta dois inconvenientesprincipais:a) Só tem acesso aos canais se tiver o seu computador;b) As opções para organizar os seus canais são muito diminutas (pode apenas criar pastas para guardar conjuntos de canais).Para ultrapassar estes inconvenientes, existem na Web, a custozero, sítios que desempenham a função de agregadores de canaisde RSS.
  19. 19. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 20123.2. Subscrever canais de RSS em agregadoresSe optar por utilizar um destes Agregadores pode subscreverquantos canais desejar, organizá-los de várias formas e aceder-lhes a partir de qualquer computador (precisa apenas, é claro!, deligação à Internet).Exemplos de agregadores que pode utilizar:- NETVIBES - http://www.netvibes.com/- iGoogle - http://www.google.com/ig?hl=pt-PT
  20. 20. RSS no Catálogo da Biblioteca de Arte I Maio I 2012 FIMPara qualquer dúvida ou esclarecimento contacte-nos através doendereço: artlib@gulbenkian.pt

×