Your SlideShare is downloading. ×
0
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
1. Siga a sua paixão e não desista. 
O se...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
2. O dinheiro é rei. 
Gerir um negócio é ...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
3. Contrate de forma inteligente. 
A cont...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
4. Comunique com parceiros. 
Os parceiros...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
5. Proteja-se do inesperado. 
Pense em bl...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
6. O dinheiro para-o, mas... 
Não precisa...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
Ter o seu próprio negócio é uma das avent...
6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito 
Quando Comecei a Minha Empresa 
Faça o Favor de Ser Feliz 
Blog.lmlparato...
Upcoming SlideShare
Loading in...5
×

6 coisas que gostava que alguém me tivesse dito quando comecei a minha empresa

194

Published on

Ter o seu próprio negócio é uma das aventuras mais emocionantes e desafiadores em que pode embarcar. Tenha atenção e cuide de si mesmo, ao mesmo tempo que define o tom e a cultura do seu negócio em crescimento. Proteja-se para garantir que o negócio vai sobreviver aos altos e baixos. O seu negócio pode ser divertido com um pouco de planeamento e com processos pensados para fazer as coisas correrem bem. Tenha tempo para o configurar bem de forma que possa voltar a fazer o que o apaixona. Eu estou a torcer por si!

0 Comments
1 Like
Statistics
Notes
  • Be the first to comment

No Downloads
Views
Total Views
194
On Slideshare
0
From Embeds
0
Number of Embeds
0
Actions
Shares
0
Downloads
4
Comments
0
Likes
1
Embeds 0
No embeds

No notes for slide

Transcript of "6 coisas que gostava que alguém me tivesse dito quando comecei a minha empresa"

  1. 1. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa
  2. 2. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa 1. Siga a sua paixão e não desista. O seu negócio provavelmente começou por alguma coisa porque é apaixonado ou por uma oportunidade gritante, mas ao longo do tempo, o dia a dia do negócio torna difícil manter essa paixão viva. Acenda-a todos os dias lembrando-se porque é que começou o seu negócio. Certifique-se de que se apaixona com um problema, não com uma solução. Se a sua primeira solução não funcionar, volte para a sua paixão para resolver esse problema e encontrar outra resposta para o seu cliente.
  3. 3. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa 2. O dinheiro é rei. Gerir um negócio é uma arte e uma ciência. A arte é a sua paixão. A ciência é o seu modelo de negócio. Certifique-se de que entende o seu próprio modelo de negócio. Não é nada que possa ser abdicado ou delegado para outra pessoa. Noções básicas sobre dinheiro, que entra e dinheiro que sai, são críticas para o sucesso empresarial. A ignorância não dá felicidade. Se sabe como vai o seu negócio a cada momento, pode comemorar o seu sucesso ou plano de como conseguir mais dinheiro.
  4. 4. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa 3. Contrate de forma inteligente. A contratação duma equipa é emocionante, mas também assustador. Demora algum tempo para contratar as pessoas certas para o trabalho certo. E demita-os rapidamente se a coisa não correr bem. Como proprietário duma PME, pode fazer tudo e não pode fazer nada! Contrate pessoas que gostam de fazer o que odeia fazer, assim pode concentrar-se no seu sonho e evangelizar a sua paixão.
  5. 5. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa 4. Comunique com parceiros. Os parceiros podem ser uma óptima maneira de trazer talentos complementares para fazer crescer o seu negócio, mas, como num casamento, é fundamental comunicar valores e expectativas. Crie um negócio "pré-nupcial" para definir as expectativas com o parceiro. Como todos os bons casamentos, não se esqueça dos compromissos e lembre-se porque entrou em negócios com o parceiro, em primeiro lugar. Também pode usar isto como uma boa oportunidade para debater novas ideias ou falar dos problemas num espaço menos stressante
  6. 6. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa 5. Proteja-se do inesperado. Pense em bloqueios que pode encontrar ao longo do caminho. Espere sempre o melhor, mas prepare-se para os soluços inesperados. Acontecem coisas que não pode controlar. Faça o que puder para se proteger. Defina até sistemas e processos no seu negócio para que possa tirar umas férias ou cuidar duma criança doente. Certifique-se de que as coisas não se vão desmoronar se ficar afastado por um momento. Respeite-se o suficiente para garantir que pode cuidar de si mesmo fora do seu negócio.
  7. 7. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa 6. O dinheiro para-o, mas... Não precisa de ficar sozinho! Como proprietário duma PME, o caminho pode ser solitário para tomar todas as decisões. Peça ajuda. Nem todas as pessoas têm a coragem para iniciar um negócio, mas a maioria das pessoas vai quer ajudá-lo e apoiá-lo. Encontre outros empreendedores para aprender. Alguém com mais alguns anos de negócio pela frente pode-lhe fornecer conselhos inestimáveis. Alguém que está a começar pode trazer energia e ideias criativas. O melhor conselho que recebi veio de outros empreendedores. É preciso viver numa aldeia.
  8. 8. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa Ter o seu próprio negócio é uma das aventuras mais emocionantes e desafiadores em que pode embarcar. Tenha atenção e cuide de si mesmo, ao mesmo tempo que define o tom e a cultura do seu negócio em crescimento. Proteja-se para garantir que o negócio vai sobreviver aos altos e baixos. O seu negócio pode ser divertido com um pouco de planeamento e com processos pensados para fazer as coisas correrem bem. Tenha tempo para o configurar bem de forma que possa voltar a fazer o que o apaixona. Eu estou a torcer por si!
  9. 9. 6 Coisas Que Gostava Que Alguém Me Tivesse Dito Quando Comecei a Minha Empresa Faça o Favor de Ser Feliz Blog.lmlparatotos.com
  1. A particular slide catching your eye?

    Clipping is a handy way to collect important slides you want to go back to later.

×